terça-feira, 29 de março de 2011

Liderança: o bom relacionamento em equipe





A LIDERANÇA DO REI DAVI



“O trabalho em equipe é um princípio básico da liderança eficaz, inclusive na causa do Senhor. Se quisermos ser bem sucedidos na obra de Deus não devemos esquecer este princípio.”


Definições:
1.     Liderar significa levar outras pessoas a cooperar e adotar o teu projeto, como se este fosse um projeto delas.
2.     Liderar significa influenciar outras pessoas a te seguirem sem que para isto seja necessário ameaçar ou forçar submissão.
3.     Liderar significa criar um ambiente de co-responsabilidade, onde cada membro da equipe conhece seu papel e trabalha voluntariamente para o sucesso de todos.

Dentre tantas lições, que Davi tem para nos ensinar, uma das mais patentes é a sua capacidade de liderança.
Desde sua aparição, como pastor de ovelhas, até a sua morte, quando momentos antes de partir para a eternidade ordenou a coroação de Salomão para ser seu sucessor, Davi demonstrou enorme capacidade de liderança, cuidando das ovelhas de seu pai e lhes preservando a vida, enfrentando o gigante, Golias, diante de um experiente exército de soldados de Saul e dos inimigos filisteus, em suas vitórias como capitão do primeiro monarca de Israel, nas inúmeras batalhas contra os inimigos do povo de Deus, liderando um bando de cerca de seiscentos mercenários a serviço de quem melhor pagasse, liderando Judá e Benjamim e depois todo o reino unido das doze tribos dos hebreus.
Davi se destacou pela sua liderança eficaz, cravando definitivamente seu nome na História de Israel, tanto nas esferas, social, militar e política quanto na esfera espiritual.
O período que Davi reinou em Israel foi singular, esta nação nunca foi tão bem sucedida como nos quarenta anos que o “homem segundo o coração de Deus” a liderou.


Davi se destacou como pastor zeloso, guerreiro corajoso, poeta inspirado, estrategista           eficaz, profeta verdadeiro, monarca bondoso e justo, amigo fiel, súdito devoto, político e estadista, enfim líder brilhante.
Davi sempre atribuiu a Deus o seu sucesso e sempre assumiu seus fracassos como sendo conseqüência de seus erros e nunca responsabilizou os outros ou a Deus por eles. Hoje falaremos deste aspecto deste herói da fé, a sua capacidade de liderar.


                 LIDERANÇA:


1.     Líder: indivíduo que dirige ou lidera uma equipe com a participação voluntaria dos seus membros.


2.     Três características inegociáveis para um líder cristão:


Caráter íntegro: esta mais associado a essência do indivíduo do que a sua aparência, fala de retidão e justiça, esta associada também as suas motivações.


1 Sm 16.7 “Mas o Senhor disse: – Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.”


Competência individual: fala- nos a respeito do nível de capacidade da pessoa para desempenhar tarefas específicas a contento de quem o designou ou de quem depende deste líder. Muitas vezes o líder não é incapaz, porém ainda não desenvolveu seu potencial plenamente e por isto esta, momentaneamente inapto para determinada função.


Mt 25.14-15 “Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.”


Vale ressaltar aqui que capacidade é algo que pode e deve ser desenvolvido por quem lidera, observando, estudando e praticando o que aprendeu.


“Se você esta estudando e não esta mudando é sinal que você não esta aprendendo, porque aprender significa mudar”.


Combinação relacional: diz respeito a maneira com que o líder se porta diante de seus líderes e liderados nos relacionamentos. É impossível trabalhar com quem eu não concordo com a maioria de seus ideais e idéias. Nós nunca iremos concordar uns com os outros totalmente porque somos indivíduos diferentes, todavia se faz necessário o máximo de nivelamento possível. Tal combinação é semelhante ao bom funcionamento de um corpo, onde cada membro tem suas funções específicas para o bem de todos que dele dependem.




1 Co 12.12-14  “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e      todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.”


3.     Equipe:  vários dos fracassos assumidos por certos lideres, muitas vezes não são próprios dele, mas se observados mais de perto com “lentes de aumento”, veremos que quem fracassou foi a equipe na incapacidade de comprar a visão mais aguda, larga e experiente de seu líder, porém é muito mais fácil trocar um líder visando o progresso, do que toda a equipe.


4.     A atualidade da liderança davídica: Princípios de liderança sempre serão iguais em todo o mundo porque são verdades universais, a diferença dos que servem a Deus e dos que não o servem é que cada uma das nossas decisões como líderes cristãos devem ter apoio não só no que é popularmente aceito e no que dá resultado, mas também no aferidor maior que é a palavra de Deus


A maneira como Davi liderou a sua vida e suas equipes nos trazem muitas lições tanto positivas como negativas. Davi foi um grande líder, mas não foi um líder perfeito. O que de certo ele fez use para sua inspiração e o que ele fez de errado use para sua advertência, isto para que não venhamos a colher os mesmos frutos amargos que Davi colheu.




CONCLUSÃO:


1.     Nós nunca seremos bem sucedidos no Reino de Deus sem uma equipe para nos auxiliar. Jesus começou chamando doze para o auxiliar, depois chegou  ao número de setenta, no dia de pentecostes já havia cento e vinte que chegou a quase três mil, com a pregação evangelística de Pedro e logo depois a cinco mil discípulos com o segundo sermão deste apóstolo de Jesus Cristo. Hoje somos tantos como a areia da praia e as estrelas do céu, não tente ser melhor que Jesus Cristo querendo fazer tudo sozinho.


2.     Para termos equipes fortes para o avanço do Reino de Deus, precisamos de líderes competentes, íntegros e humildes, dependentes de Deus e que reconhecem o valor das parcerias.


3.     Para ter êxito no Reino de Deus, não basta ter carisma e capacidade tem que ter acima de tudo o caráter cristão de um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.