quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pr. Josué Gonçalves. Tema:Tirando o Veneno da Língua, Conhecimento Profu...


Como ser curado da tríade do mal: Inveja – Ganância e Egoísmo?- Mateus 20

                                  


Onde nós encontrarmos um destes sentimentos o outro está por perto.
Sempre que o egoísmo aparece suas duas irmãs: inveja e ganância estão por ali.
Em nome desta tríade diabólica famílias já foram diluídas, casamentos desfeitos, filhos saíram chorando com o coração estilhaçado.
Quando um homem se tranca dentro de um quarto com uma mulher que não é a sua, ignorando a sua consciência que o acusa direto, gritando dentro dele que o que ele está prestes a fazer é errado, o egoísmo está presente.
Este ser humano não está pensando na dor que poderá infringir ao coração de sua amada, ele está sendo egoísta, ele só está pensando nele. Porém outras coisas estão acontecendo, ele também está sendo invejoso por desejar para si alguém que não lhe pertence. Ele também está sendo ganancioso, pois a ganância se caracteriza por se desejar aquilo que é proibido, mais do que me é devido, e carrega em si o desprezo pelos outros, ou seja, a pessoa gananciosa não se importa com o outro, na busca de atingir os seus objetivos.
Jesus neste capítulo em três circunstâncias está ensinando os seus discípulos a vencerem estas três tendências arraigadas dentro da alma do homem e da mulher. Podemos detectar três problemas nestes textos e aprender como resolve-los dentro de nossos corações.
Este capítulo começa com Jesus contando uma parábola sobre um dono de terras (no texto um “propietário”) que saiu pela manhã a contratar pessoas para trabalharem para ele. Ele contratou estas pessoas para trabalharem a partir da hora que ele os encontrou: bem cedo, depois as 9h, 12h, 15h, 16h e 17h.
No versículo 2 está escrito que ele combinou de pagar para os primeiros 1 denário – valor de um dia de trabalho na cultura judaica da época– os demais versículos dizem que ele repetiu a sua atitude cinco vezes.
Ao cair da tarde ele os chamou para pagar – provavelmente por volta das 18h.  Vamos ler o que aconteceu:

Vs. 8-16 Ao cair da tarde, o dono da vinha disse a seu administrador: Chame os trabalhadores e pague-lhes o salário, começando com os últimos contratados e terminando nos primeiros.  Vieram os trabalhadores contratados por volta das cinco horas da tarde, e cada um recebeu um denário. Quando vieram os que tinham sido contratados primeiro, esperavam receber mais. Mas cada um deles também recebeu um denário. Quando o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha, dizendo-lhe: Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia. Mas ele respondeu a um deles: Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário? Receba o que é seu e vá. Eu quero dar ao que foi contratado por último o mesmo que lhe dei. Não tenho o direito de fazer o que quero com o meu dinheiro? Ou você está com inveja porque sou generoso? ’ – "Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos".

 1º PROBLEMA: A INVEJA

Inveja é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem.

Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem que pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser.

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

1.     CUDADO COM A INVEJA, ELA COSTUMA VIR DISFARÇADA DE JUSTIÇA

·       Estes homens contratados por último trabalharam apenas uma hora, e o senhor os igualou a nós, que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia v.12

2.     CUIDADO COM A INVEJA ELA NÃO NOS LANÇA PARA FRENTE E SIM PARA TRÁZ

·       Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. v. 16

3.     CUIDADO COM A INVEJA ELA NOS LEVA A ACREEDITAR QUE DEUS SÓ É GENEROSO COM OS OUTROS E NUNCA COM A GENTE

·       Ou você está com inveja porque sou generoso? v.15

·       Deus tem sido generoso com a gente também.

·       Coloque seu foco no que Deus já fez e não naquilo que ele ainda não fez!

4.     COMO SER CURADO DA INVEJA?

·       Seja grato a Deus pelo que você já tem – Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. (Sl 126:3)

·       Aprenda sobre o CONTENTAMENTO - Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Fp 4:11-13

5.     PLANEJE CRESCER, PORÉM SEM QUERER O QUE É DO OUTRO – PRATIQUE A JUSTIÇA

2º PROBLEMA: GANÂNCIA - BUSCA EXAGERADA DE FAMA – POSIÇÃO – PODER

Na segunda parte do texto o problema tratado é outro. Os irmãos Tiago e João, vão junto com sua mãe até Jesus para lhe pedir que em seu Reino ele os colocasse em posição privilegiada com relação aos demais. Eles pensavam em um Reino de Deus como os reinos de sua época e não como uma realidade moral e espiritual a ser implantada no coração e na vida das pessoas. Isto nos ensina que percepções erradas acerca das coisas de Deus, nos levam a conclusões e decisões erradas também. Portanto com seu pedido, eles demonstram que desejam ser, os que governariam com Jesus. Eles queriam ser as pessoas que dariam a ordens logo depois dele no escalão do Reino. O pior é que quando os outros 10 apóstolos souberam disto também se indignaram, porque era justamente o que eles também queriam. Eles aqui demonstravam um comportamento ganancioso, a ponto de brigarem por isso, Jesus então tratou de lhes dar as devidas orientações referente ao posicionamento de quem quer subir na vida. Ele disse que quem quisesse ser grande teria que se tornar escravo de todos e citou o seu exemplo.

O que é ganância? Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir para si próprio tudo o que admira. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. É a vontade de se conseguir algo sem medir as consequências sejam elas morais, éticas ou espirituais.

Vamos falar sério, quem não quer ser reconhecido pelo que faz e pelo que é? Quem não quer uma boa posição na sociedade e em seu grupo social? Quem não almeja ser mais prospero financeiramente? Nada disto em si é ruim ou mal, pelo contrário, é do nosso progresso como pessoa, progresso profissional, social e financeiro, que advém o progresso da sociedade, que em si não carrega nenhum mal. Onde está o problema detectado por Jesus? Na necessidade de crescer não com o objetivo de servir ao outro, mas em ambicionar o crescimento como um fim então como um meio de ajudar outras pessoas. Por exemplo, uma pessoa que ser um empresário. Para que seus negócios sejam feitos com ética ele deve visar oferecer o melhor que está à seu alcance sem desrespeitar o seu cliente ou consumidor. Quando seu objetivo visa só o lucro financeiro ele cometerá vários deslizes na busca de seu objetivo, como até tentar enganar o consumidor com “pesos e medidas” erradas, para se beneficiar.

Como ser curado deste problema? Vs 25-28

1.     Jesus deu a receita dizendo que nosso objetivo deve ser o “servir” o próximo em primeiro lugar e não desejar o “lucro” em primeira instância. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo. V.26

2.     Jesus ensinou que devemos viver na contramão do regime aceito pelos desonestos que ambicionam o sucesso: - os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês.v.25

3.     Jesus ensinou que a cura para a ganância é o serviço pautado nas escolhas e decisões que ele deixou como exemplo: ...como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.v.28

Também não sejamos demagogos, ninguém faz negócio na vida para sair perdendo o problema é: Como irei fazer para ter lucro? Andarei pelo caminho certo, bom, ético ou vou me enveredar pelo caminho até mais curto, mas que é desonesto, desumano, criminoso e acima de tudo anti-bíblico?

3º PROBLEMA: Egoísmo – desejo de exclusividade VS 29-33

Jesus sempre caminhou no meio do povo. Jesus sempre os socorreu em suas necessidades. Talvez até por isso, ele vivia cercado de gente. Aqui neste episódio ele passava e dois cegos ao saber disso começaram a clamar por cura. A multidão que estava sendo atendida mandou os cegos e calarem. Eles não queriam que Jesus os atendesse. Não queriam que ele parasse para atender os dois necessitados. Aqui vemos um caso clássico de egoísmo. De preocupação exagerada com o eu. Quanto tempo será que Jesus demoraria para curar os dois cegos? 2, 3, 5 minutos. Porém o egoísta é assim mesmo: Tudo pra mim e nada para o outro.

Um sujeito egoísta é aquele que se coloca no centro do seu universo. O egoísta na verdade é uma pessoa que se valoriza mais a cima dos terceiros, a ponto de despreza-los.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, ele é mais importante do que os demais seres e se para alcançar seus objetivos tiver que prejudicar o outro, não pensará duas vezes.

Como ser curado deste mal?

1º Reconheça que todos nós temos esta forte tendência. Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque. Ec 7:20

2º Não seja grosseiro com quem pede ajuda, ainda que você não consiga ajuda-lo. Vs 29-31. Ao saírem de Jericó, uma grande multidão seguiu a Jesus. Dois cegos estavam sentados à beira do caminho e, quando ouviram falar que Jesus estava passando, puseram-se a gritar: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós! A multidão os repreendeu para que ficassem quietos...

3º Siga o exemplo de Jesus, por mais atarefado que você esteja, aprenda a parar para ajudar outros. Vs. 32-33. Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: O que vocês querem que eu lhes faça? Responderam eles: "Senhor, queremos que se abram os nossos olhos.

Conclusão:

1. A semelhança dos dois cegos nós precisamos recuperar a visão perdida

v. 34 Jesus teve compaixão deles e tocou nos olhos deles. Imediatamente eles recuperaram a visão e o seguiram.

2. Jesus nos cura da cegueira do egoísmo, da ganância e da inveja, conforme aplicamos os seus ensinamentos a nossa vida.

Vamos orar e pedir isto para ele?