quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Pecado e a humanidade




O PECADO E SUA ORIGEM

(Fonte: Apostila Teologia Sistemática II - Davi Alencar Santana)


O ser humano tem uma tendência “natural” de fazer o que é errado? Sua natureza carrega uma possibilidade enorme de agir de forma contrária ao bem moral, ao que é justo, íntegro e bom? Esta tendência de agir errado, quebrar princípios morais, éticos e até ensina-los a outros teve sua origem onde? Quando a humanidade começou agir contra seu próprio bem estar? Será que sempre foi assim? Será que o homem que faz escolhas erradas ou arbitrárias ao bom senso, faz isso por livre e espontânea vontade? Será que é possível viver uma vida com mais acertos do que erros? Será que isto é apenas um desvio natural de conduta ou existe uma lei em cada ser humano que o incita ao imoral, ao ilegal, ao desumano? Será que o pecado tão enfaticamente citado, pregado, apontado e reprimido pelas religiões é real? Qual a sua origem? Qual será o seu fim? Teremos um dia libertação total e plena de sua presença maldita? Como você responderia estas questões? Pecado é originado na mente nervosa dos religiosos medievais? Pecado é consequência de uma “Queda” a milhares de anos? Mito? Verdade? Crendice popular? Como você responderia essas indagações? 

Quando olhamos para as escrituras sagradas e para seus textos cheios de vida e revelação, podemos encontrar as respostas para estas e muitas outras perguntas. A melhor forma é compreendendo alguns princípios:


I. NÃO FOI DEUS QUEM CRIOU O PECADO

Deus é santo, puro e nele não existe mal algum. Tentar sobre ele a culpa do pecado é uma blasfêmia contra seu caráter extremamente perfeito e amoroso. Sendo Deus onisciente carrega em seu ser o atributo de saber tudo antes de acontecer, porém ao permitir a queda do homem e a sua separação espiritual ele apenas deixou bem claro que não queria de seu lado um autômato, um robô, uma máquina para fazer sua vontade ainda que contrariado, mas queria e quer ter perto de si um ser livre que opta por ele por livre e espontânea vontade. 


“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo a ninguém tenta.”                                  (Tg 1.13) 

II. O Deus das escrituras sagradas odeia o pecado, mas ama o pecador:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.                     (Jo 3.16) 


III. ONDE O PECADO TEVE ORIGEM

O pecado não se originou no Jardim do Éden, como algumas pessoas prematuramente deduzem. Sua origem é mais antiga e começou em outro lugar. O pecado se iniciou em um coração não humano, em um coração angelical, no coração de um dos anjos de Deus, no coração de um querubim ungido, no coração daquele que viria a ser chamado de Diabo, Satanás, Serpente, Inimigo de Deus e da humanidade, mas que um dia já foi um anjo dos mais próximos de Deus. Este se ensoberbeceu e a partir de então caiu em estado de condenação, se afastando eternamente do reino da luz pra viver nas trevas morais e espirituais.Deus criou os anjos como seres dotados de relativa perfeição; porem, Lúcifer e legiões deles se rebelaram contra Deus, pelo que caíram em terrível condenação. O tempo exato dessa rebelião e queda não é dado a conhecer na Bíblia, porem, em Jo 8.44, Jesus fala do diabo como aquele que é homicida desde o principio; e 1 João 3.8 diz que o diabo peca desde o principio. Bem pouco se diz a respeito do pecado que ocasionou a queda dos anjos; porém, quando Paulo adverte a Timóteo para que nenhum neófito seja designado como bispo ele diz:

“Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo”. (1 Tm 3.6)


IV. QUANDO O PECADO ALCANÇOU OS HOMENS?

No livro de Gênesis no capítulo 3 tem um relato que nos orienta como foi a entrada do pecado no reino dos homens:

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 
E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim. 
E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? 
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. 
E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? 
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 
E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 
Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. 
E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 
E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. 
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. 
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. 
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. 
E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes. 
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. 
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, 
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. 
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. 
(Gênesis 3:1-24) 


V. LIÇÕES QUE O TEXTO QUE GN 3 NOS ENSINA SOBRE O PRIMEIRO PECADO HUMANO


1. O pecado foi fruto de uma tentação do diabo.


2. O pecado foi um ato voluntário do primeiro casal.


3. O ato foi uma desobediência ao que Deus falara.


4. O erro do primeiro casal teve consequências para eles e para a humanidade toda.


5. O pecado de Adão trouxe morte física, espiritual e eterna para toda a humanidade.


6. O pecado afastou o homem do paraíso e da comunhão com Deus.


7. O pecado do homem não invalidou o amor incondicional de Deus.


8. O pecado do homem provou que ele tinha e tem liberdade real.


“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.” (Rm 5.12,18,19.)


VI. O PECADO DO SER HUMANO SE INICIA NO CORAÇÃO

Quando dizemos isto não estamos nos referindo ao órgão que palpita, pulsando, dentro do peito do ser humano para enviar sangue por todo o nosso corpo, pra nos manter vivos. Eu me refiro à sede do intelecto, da vontade e das emoções humanas, que nos distingue de todos os demais seres terrestres e terrenos. É dentro deste coração que se origina o mal e a maldade para com o próximo, é ali que se maquina as traições, as trapaças e os projetos que culminam com a destruição moral tanto de seu agente como de suas vítimas.

O sábio deu um conselho para nós acerca disto:

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

Jesus também alertou seus ouvintes dizendo:

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem, mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. (Mateus 15:19-20) 


VII. O PECADO É PRIMEIRAMENTE CONTRA DEUS

O Criador das leis universais que regem o universo moral dos comportamentos humanos é Deus. Quando o homem pecou e a bíblia diz que este morreria, ela falava da separação entre este e seu criador. Quando o ser humano peca, se coloca em rebeldia contra Deus. O pecado pode ser definido de diversas formas, como fracasso, erro, iniquidade, transgressão, contraversão, carência da lei e injustiça. A característica principal do pecado em todos os seus aspectos, é que ele está sempre orientado contra Deus, conforme mostram os seguintes textos do salmista e de Paulo:

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista,                 (Salmos 51:4)

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.  (Rm 8.7)


VIII. O PECADO ORIGINAL: A QUEDA E A NATUREZA HUMANA

Na teologia, chamamos de “pecado original” a condição em que nasce o ser humano, trazendo em sua natureza a “marca do pecado”, a índole que arrasta o ser humano para dar preferências para aquilo, que mesmo sabendo que não é bom e que é errado praticar, age como uma “lei mais forte” que seduz o homem ou a mulher e já é notado desde a mais tenra idade na vida das crianças. 

O apóstolo Paulo trata deste assunto na epístola aos Romanos:

Porque o que faço não o aprovo pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. (Romanos 7.15-23) 


Esta natureza, este pecado original, é proveniente da nossa identificação com Adão como primeiro homem, assim revela as escrituras pela pena de Paulo:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.   (Romanos 5:12)

Em “Doutrinas Bíblicas”, Oliveira trata do assunto com as seguintes palavras:

“A palavra culpa, com relação ao pecado original, expressa a relação que a justiça tem com o pecado, e, como expressavam os teólogos mais antigos, a relação que o pecado tem com pena da lei. É assim que a culpa do pecado de Adão, como cabeça da raça humana, é imputada a todos os seus descendentes”. (1999, p.98)


IX. O PECADO PRATICADO: AÇÕES DO COTIDIANO

O grande diferencial deste pecado não está na sua natureza, visto que ambos são transgressões contra a vontade boa, perfeita e agradável de Deus para seua filhos. A diferença consiste que “os pecados praticados” são atos enquanto o pecado original é um estado que em Adão deu origem a todos os demais “pecados praticados” até hoje e em nós consiste nesta “tendência”, que “sugere” o erro a cada ação humana. “Pecados praticados” são os atos externos que se executam por meio do corpo. São também todos os maus pensamentos conscientes. São os pecados individuais de fato. “O pecado original é um só, enquanto que o pecado praticado desdobra-se em diferentes classes, incluindo atos e atitudes”. (Oliveira,1999). 


O apóstolo João tratando deste tema em especial lança luz para compreendermos melhor o assunto:

“Se dissermos que não temos PECADO, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos PECADOS, Ele é fiel e justo, par nos perdoar os pecados, e nos purificar de total injustiça” (1 Jo 1.8,9).


PECADO: Significa Natureza Caída – Pecado Original

PECADOS: Significa Pecado Praticado – Ações do Cotidiano


X. COMO O CRENTE DEVE LIDAR COM O PECADO

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. 
Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado. 
E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido; 
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos. 
Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos? (Hebreus 12:1-9) 

Todo cristão deve compreender que o alvo maior de Deus é torna-lo cada dia mais parecidos com Cristo:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.                                     (Romanos 8:28-30) 



Para que nós possamos viver a vida que Deus planejou para nós, precisamos pelo seu Espírito (Gl 6.16 e Ef 5.18) vencer a cada dia a nós mesmos. Esta vitória só é possível quando no dia a dia conseguimos vencer o pecado pela vitória de Cristo em nós e por nós (Rm 8.1). O significado e a gravidade do pecado são melhor compreendido pelo crente do que por qualquer outra pessoa. Ao longo de toda a narrativa bíblica, o crente é advertido contra o pecado, pois este é o único divisor entre Deus e o homem:


· Nada pode separar o cristão de Deus. (Rm 8.35-39)


· Somente a prática do pecado. (Is 59. 1-2)


XII. AS PRINCIPAIS RAZÕES QUE LEVAM O CRISTÃO A PECAR


· A natureza pecaminosa (Rm 7.21-25)


· O sistema mundial que esta sob o domínio de satanás (1 Jo 2.15-17)


· Falta de oração e de cuidadoso estudo das Escrituras (Ef 6.10-18)


O cristão deve tomar muito cuidado porque Jesus disse que: “a quem mais é confiado mais será requerido”, O Novo Testamento determina a gravidade do pecado de acordo com o grau de conhecimento que se tenha a respeito dele e de Deus e seu evangelho. Os gentios, que estão no seu pecado, são culpados aos olhos de Deus; porem, aqueles que gozam do favor do evangelho e tem a revelação de Deus, são muito mais culpados quando caem

(Mt 10.15; Lc 12.47,48; Jo 19.11; Rm 1.32; 2.12; 1 Tm 1.13,15,16).


Todo mundo perde quando peca, porém para o cristão a perda é maior, observe o que acontece:


· A perda de comunhão com Deus (1 Jo 1.5,6; Sl 51,11)


· Os inimigos encontram oportunidades de blasfemar de Deus (2 Sm 12.14)


· Perda do galardão (1 Co 3.13-15)


· Possível morte prematura (At 5.1-11 e 1 Co 11.30)


· Maus exemplos (1 Co 8.9,10)


· Destruição da fé e consequente morte espiritual (Rm 6.16; 1 Jo 5.16,17)



XIII. ATITUDES QUE DEVEMOS TOMAR PARA COM O PECADO


Não deveríamos pecar. Mas como somos humanos e sujeitos a falhas e deslizes pecamos, porém o pecado na vida do cristão deve ser um acidente e não uma prática voluntária e premeditada. Pecamos de diversas formas, as mais comuns são:

· Pensamentos


· Palavras


· Ações 


· Reações 


· Omissões


Contudo quando isto acontecer aprenda com seus erros e pecados e crie algumas estratégias para vencer o pecado. Veja algumas delas e os exemplos bíblicos nos deixados:

· Reconhecer o pecado (Sl 51.3) – Ex. Davi e a repreensão de Natã.


· Evitar o pecado (1 Tm 5.22) – Ex. José e a tentação da esposa de Potifar.


· Detestar o pecado (Jd v. 23) – Ex. Moisés e o episódio do bezerro de ouro


· Resistir o pecado com confiança em Deus (Tg 4.7,8) – Ex. Jesus e a tentação do deserto.


· Confessar os pecados (1 Jo 1,9) – Ex. Zaqueu e seu comportamento diante de Jesus.


· Abandonar os pecados (Pv 28.13) – Ex. Pedro depois do encontro com Cristo.


“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”.
“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1.8,9)


CONCLUSÃO

“Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.” (1 Jo 2.1)

REFERÊNCIAS:

BÍLIA DE ESTUDOS PENTECOSTAL
DOUTRINAS BÍBLICAS, RAIMUNDO FERREIRA DE OLIVEIRA
A BÍBLIA ATRAVÉS DOS SÉCULOS, ANTÔNIO GILBERTO
TEOLOGIA ELEMENTAR, BANCROFT
PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA , ORLANDO BOYER