sábado, 26 de maio de 2012

As 21 irrefutáveis leis da liderança - Jonh Maxwel (Dica de Leitura)

                                      As 21 irrefutáveis leis da liderança

Você se considera um verdadeiro líder? Como os seus liderados o vêem?Essas duas perguntas são vitais para o exercício da liderança no mundo em que vivemos. Não basta o conhecimento teórico. Existem determinadas normas cuja prática é fundamental para o êxito de qualquer líder e de todo aquele que pretende exercer uma função de liderança. O autor best-seller John Maxwell aplicou tudo que aprendeu e está descrito em As 21 irrefutáveis leis da liderança, tornando-se assim a maior autoridade nessa área nos Estados Unidos. Este livro vai auxiliar o leitor a desenvolver suas técnicas e práticas de liderança, além de ser uma ferramenta única para a formação de novos líderes. O livro demonstra como essas leis de liderança são realmente irrefutáveis. Ele faz a ponte entre as teorias de liderança e sua aplicação no mundo real.

Não nascemos prontos - Cortela (Dica de Leitura)


                                              

Nunca estaremos...
"Estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento." (página 12)

O filósofo e educador Cortella nos presenteia com 31 pensatas sobre temas diversos: satisfação, felicidade, tempo, esperança, tristeza, resignação, nostalgia, tecnologia, sabedoria, destino, entre outros.

O objetivo não é chegar a uma conclusão, mas questionar o que se pensa. É indagar os porquês. É fazer com que cada um perceba que a vida se faz a cada dia, que ninguém está pronto.

"Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo."
Enquanto estamos vivos, que tal cuidar das coisas que verdadeiramente são importantes?
"E se fosse isso perder a vida: fazermos a nós próprios as perguntas essencias um pouco tarde demais?" Gilbert Cesbron

" O tempo não é só passagem; é, também, esgotamento, restando para muitos apenas alguns horizontes de perplexidade tardia."

Mas podemos gastar o tempo com o ócio?

"Ócio não é falta do que fazer, mas possibilidade de, nas condições apresentadas, fazer a escolha lúdica do que se deseja sem constrangimento ou compulsoriedade."

Ao discorrer sobre a amizade, ele separa as que ocorrem por força das circunstâncias e as reais:
"...poucas são as relações interpessoais que fogem ao utilitarismo das afetividades simuladas. Cada vez mais temos amizades fugazes, com data de validade restrita."
"a felicidade de um amigo deleita-nos, enriquece-nos, não nos tira nada. Caso a amizade sofra com isso, é porque não existe." Jean Cocteau

Mas, e a felicidade, é possível ser feliz? 
Ao citar Beda, ele diz: "...o sucesso está na generosidade mental (ensinar o que se sabe), na honestidade moral (praticar o que se ensina), na humildade inteligente (perguntar o que se ignora)."

Dica: se você acha que no dia que conquistar seus sonhos será feliz e estará satisfeito, nem leia esse livro. A acomodação não combina com a busca ininterrupta do procurar saber mais, sonhar mais, viver mais.

Viver é buscar, com esperança.

"Esperançar é se levantar, é ir atrás, é construir, é não desistir, é levar adiante, é juntar-se com outros para fazer de outro modo."