sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Discipulado Cristão

                         

Para a vida cristã o discipulado é algo de grande valia, tanto que o Senhor Jesus mandou que seus discípulos fizessem outros discípulos, “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”. (Mt 28.19) O discipulado não é algo que se deve ser feito de qualquer maneira, pela sua grande importância.  É através dele que os novos convertidos têm seu primeiro contato com as doutrinas bíblicas, trazendo o conhecimento real de Deus e mostrando para a pessoa quais são as suas responsabilidades como uma nova criatura e como ser um novo discipulador.

Em muitas igrejas o discipulado se restringe em uma classe de escola dominical ou em outro dia qualquer.  Mas ele não deve estar restrito só a classe de novos convertidos, e sim voltado para todos os crentes já que nunca teremos o conhecimento completo de tudo o que foi escrito na palavra de Deus de forma total e perfeita.  Todas as vezes que estudamos a palavra de Deus sempre vamos aprender algo novo e poderemos repassar para as outras pessoas. Como um discípulo temos o alvo de ser como o nosso mestre Jesus Cristo e para isso temos que ser muito bem instruídos, só assim poderemos chegar a ser parecidos com o nosso instrutor. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre”. (Lc 6:40).

O discipulado é ininterrupto, todos independente de quanto tempo de conversão tenham, precisam estar continuamente dentro de um discipulado. A vida cristã é uma vida de eterno aprendizado. O discipulado cristão é a condição para alguém aprender a ser discípulo de Jesus. É a capacidade dada por Deus para apreendermos o padrão da vida crista e transmitirmos todo esse aprendizado a outras pessoas. O amor é o elemento principal para que andemos em obediência e a bíblia é a principal ferramenta de trabalho.
Há um vínculo de fidelidade entre mestre e discípulo, alias não poderia ser diferente. A lealdade a Jesus Cristo é um pressuposto ao discipulado cristão. Não se pode dizer que se segue a Cristo, sem ser leal aos seus ensinos, e a sua pessoa. A aprendizagem e o discipulado será conduzida pelo Espírito de Deus, que após a volta de Cristo aos céus, veio nos ensinar todas as coisas, Ele é nosso ensinador e Mestre principal, mas Deus também usa os que tem mais maturidade do que a gente para nos aconselhar e aperfeiçoar a nossa vida relacional com Ele. Jesus Cristo continua sua ação discipuladora através do Espirito Santo. O preço do discipulado é alto. Todos os que quiserem seguir a Cristo, terão que estar dispostos a pagar o preço, caso contrário, jamais serão verdadeiros discípulos. Não há lugar no Reino de Deus, para aqueles que não assumem um compromisso de confessar a Cristo diante dos homens.

Discípulo, não é tão somente aquele que aprende; mas também o que assume um compromisso com o seu Mestre. O discipulado é amor pelos outros crentes e os não crentes, pois o Pai não nos deu o direito de identificar os não salvos. Não se entende discípulo de Cristo sem o amor fraternal. A prática do discipulado se estende a todas as áreas da nossa vida, seja religiosa ou secular. Nesta disciplina o aluno perceberá a importância de seguir a ordem de Jesus de ser um discípulo e um discipuldor. Para que a nossa tarefa de compartilhar o Reino de Deus se torne cada vez mais eficáz, precisamos transmitir a vida de Cristo, através do discipulado cristão.
  DISCIPULADO, UMA ORIENTAÇÃO DE JESUS
No final do evangelho segundo escreveu Mateus está escrito: E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. (Mt 28: 18-20) Ide e fazei discípulos de todas as nações é o mandamento do Senhor para nós. Todos no corpo de Cristo, são chamados a participarem dessa  tarefa, que não é um dom especial para uma minoria privilegiada, e sim um mandamento, e todos os que creem em Cristo não tem outra opção, senão obedecer.  

O QUE É O DISCIPULADO?
O discipulado é o relacionamento entre um mestre e um aluno baseado no modelo que é Jesus Cristo. Onde o mestre reproduz no aluno a plenitude da vida que há em Cristo, capacitando o aluno a treinar outros para que também ensinem novos discípulos Este relacionamento liga a pessoa à cadeia de autoridade existente na Igreja. Assim o discípulo é acompanhado em seu processo de crescimento e ajudado a conformar sua vida com o propósito de Deus, como também a se encaixar na vida da Igreja.  Discipular é transmitir a vida de Jesus para aqueles que estão sendo ensinados e encorajados a estreitar a cada dia o seu relacionamento com o Pai. É reproduzir essa vida em outras pessoas, ensinando-as a guardar tudo que Ele ordenou.

O QUE É UM DISCÍPULO?
            É aquele que crê no que Cristo disse na sua palavra e se dedica a fazer tudo o que Cristo mandou. É aquele que aprende, que está vivendo o que aprende e que busca comunicar aos outros aquilo que aprendeu. O discípulo de Cristo deve tomar algumas atitudes importantes, como:

·         Amar a Jesus sobre todas as coisas ( Lc14:26-27)
·         Renunciar a tudo que possui por amor a Cristo que possam atrapalhar a sua caminhada de fé ( Lc14:33)
·         Ser um praticante da palavra (Jo8:31)
·         Dedicar-se a amar o seu próximo (Jo13:34-35)
·         Buscar trabalhar na obra de Deus, para gerar frutos (Jo15:8)
·         Cultivar o fruto do Espírito Santo (Gl 5.21-22)

PORQUE FAZER DISCÍPULOS?
 Por que Jesus fez assim e mandou que fizéssemos também. Ele concentrou seus esforços em 12 homens. Ministrou em suas vidas durante três anos, de dia e de noite, nos dando o exemplo de como devemos fazer. Esta é uma ótima maneira de preparar pessoas para servir o Reino de Deus de forma mais esclarecida e bíblica. Sem submissão não há formação. O discípulo deve ser manso e humilde, estando sujeito aos seus líderes, sem rebeldia e obstinação. O princípio básico para ter autoridade é estar debaixo de autoridade de alguém e se sujeitar a ela, neste item Jesus Cristo é o maior exemplo de obediência e submissão, quando no seu relacionamento com o Pai durante todo o seu ministério terreno, foi obediente até a morte e morte de cruz (Fp 2.8). Ninguém tem autoridade em si mesmo. Nossa autoridade vem de Jesus. Autoridade é diferente de autoritarismo:

Autoridade: é algo que o indivíduo tem por deter conhecimento ou um cargo  específico e as responsabilidades  que  vem junto com estes conhecimentos  ou cargo, seja autoridade  executiva, legislativa, judiciária, ou eclesiástica. Autoridade tem a ver com liderança, comando, postura, respeito. Deve ser moderada  e  deve permitir que outros  tenham voz e possam crescer. No momento em que esta liderança passa a desconsiderar opinião, ou a pessoa do outro, passa a ser autoritarismo. Isso é terrível, nocivo ao bem estar do ser humano. Quando o homem tem autoridade o povo admira, ama, respeita.
Autoritarismo: é a imposição pela força, na marra, pelo grito: “eu sou”, “eu faço”, “eu mando e acabou”, sem ouvir ninguém.  Suas decisões estão sempre em primeiro lugar. Não dá tempo para que seus subordinados mostrem seus talentos e dons. Na verdade sufoca os que estão ao seu lado. Não por medo de perder seu lugar, mas por sentir-se superior nos conhecimentos, muitas vezes usando as palavras “eu fui isso”, “eu fui aquilo”, ou “eu tenho poder!”

Você se lembra do tempo de colégio onde professores que não levantavam a voz em momento nenhum quando se aborreciam com a gente? Eles apenas lançavam um olhar e nós já sabiamos que  era para baixar a bola ou calar a boca. Eles tinham autoridade. Já outros professores gritavam como loucos dentro da sala e só conseguiam  com que a turma se acalmasse  sobre ameaça de provas surpresas ou tirar pontos, expulsão, etc.  Esses eram os autoritários.
Precisamos aprender a ter autoridade e não ser um autoritário, pois, por não ouvir as pessoas que estamos discipulando, podemos estar deixando de descobrir um talento maravilhoso na vida daquela pessoa. O discipulador precisa entender que ele esta ali para servir o discípulo e não para ser o dono dele. Devemos ensinar como o apóstolo Paulo aos seus discípulos da igreja de Éfeso, todo o “conselho de Deus” (At 20.27) e não os nossos gostos e preferências pessoais, precisamos entender que muito antes de ser um discípulo nosso o irmão ou a irmã na fé, que estamos orientando é um discípulo de Cristo, mas para isso o discipulador deve ter claro para si e deixar bem claro para o discípulo, três situações distintas:

 Os princípios da palavra de Deus: Quando estiver ministrando a um discípulo é importante deixar bem claro que os princípios de Deus são ordens bíblicas para serem obedecidas e a estes o discípulo deve ter uma submissão absoluta. Quando damos a palavra de Deus a um discípulo e ele não a recebe ele está sendo rebelde. Nesse caso devemos seguir as orientações dadas por Jesus em Mt 18.15-20, ou seja a pessoa poderá até ser disciplinada. Todos no Corpo de Cristo, e não apenas o discipulador, têm autoridade para corrigir e repreender outro irmão dentro do ensino da palavra de Deus. Deve-se observar, antes, o ensino de Paulo aos gálatas em Gl 6.1-6 e o de Jesus aos seus discípulos em Mt 7.1-5. A Palavra de Deus deixa claro alguns assuntos e a estes devemos também mostrar para quem está sendo discipulado a sua clareza, por exemplo: o novo convertido está tendo relações sexuais com sua namorada, a bíblia mostra claramente que isto é fornicação, cabe ao discipulador mostrar isto para o discípulo na bíblia e mostrar objetivamente que tal conduta entristece a Deus e ao seu Espírito. (Gl 5.19, Ap 2.21 e 1Ts 4.3)

Os nossos conselhos: Referente a conselhos a submissão aqui é relativa, por exemplo: quando dizemos a um discípulo que ele não pode casar com uma moça incrédula, estamos dando a palavra do Senhor (2 Co 6.14). Isso é absoluto. Mas quando falamos que não é bom que ele se case com a “irmã fulana”, estamos dando um conselho. Pode ser que o conselho que damos seja baseado no conhecimento que temos da palavra de Deus, mas mesmo assim não passa de conselho. É relativo. Se o discípulo rejeita um conselho, não é necessariamente um rebelde. Entretanto, aquele que nunca aceita conselhos, é orgulhoso e auto - suficiente dificultando assim o seu processo de maturidade cristã, que é o que se visa no discipulado cristão. (Pv 12.15 e 19.20)
As nossas opiniões: Não é necessário por parte do discípulo, nenhum tipo de submissão às opiniões e gostos pessoais do discipulador. Muitas vezes seremos questionados por quem estamos discipulando, acerca de nossas opiniões sobre diversos assuntos, isto é muito normal, mas não poderemos constranger as pessoas discipuladas a concordarem conosco, neste ponto precisamos deixar o discípulo livre para ter e expressar as suas opiniões ainda que estas não sejam exatamente aquilo que gostaríamos de ouvir.

COMO O DISCÍPULO PODE APRENDER
            Todas as pessoas aprendem de diversas maneiras, no processo de discipulado cristão, não é diferente, o discípulo aprende:

·         Vendo, ouvindo e perguntando. O relacionamento espontâneo e constante entre o discípulo e o discipulador faz surgir oportunidades de ensino, exortação e consolação, em situações do dia-a-dia, sendo assim é importante que tudo o que o discípulo tiver de dúvidas sobre os diversos assuntos, vá sanando com o seu discipulador, que se não tiver uma resposta deve buscar respostas com quem tem mais conhecimento que ele para sanar as dúvidas de seu discípulo.

·         Traçando alvos a serem alcançados. Por exemplo: uma leitura diária de alguns capítulos da bíblia, de preferência começando pelos evangelhos, depois de lidos, discípulo e discipulador devem discutir os temas principais e extrair lições para a vida cotidiana.

·         Aprendendo a manusear a bíblia. Isto por livro, capítulo e versículo. Isto só será alcançado com bastante leitura e pesquisa diária nas escrituras sagradas.

·         Quando se sujeita a autoridade de Cristo e da Igreja. É importantíssimo que o discípulo de Cristo, já no início de sua fé, aprenda a respeitar as autoridades constituídas na Igreja e dar-lhes a devida honra, este novo cristão poderá aprender muito com aqueles a quem respeita. Obedecer, segundo a palavra de Deus as autoridades constituídas, é obedecer ao próprio Cristo. (Rm 13.1 e 5 e Tt 3.1)

·         Quando demonstra compromisso e envolvimento com os irmãos. Nas reuniões e cultos, nas contribuições financeiras, que são os dízimos, ofertas e votos, feitos voluntariamente, nos serviços prestados aos irmãos e a igreja. O bom relacionamento com os demais membros de sua comunidade de fé, lhe darão ótimas oportunidades de aprendizado.

OS DESAFIOS DO DISCÍPULO
Existem diversos desafios a serem enfrentados. O maior deles é com certeza vencer os principais problemas do “velho homem” como vícios, impurezas, rebeldias, mentiras, desonestidade, etc... (Ef 4.20-32) Para conseguir este feito é preciso haver da parte do novo convertido um conhecimento dos fundamentos da fé e uma obediência aos novos paradigmas que este aprende na palavra de Deus. (Rm 12.1-2) Jesus disse: - E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! (Jo 8.32) Ao ir no dia á dia conhecendo melhor as escrituras sagradas e a vontade de Deus para sua vida, a mente do discípulo será aos poucos moldada pelos novos padrões do Reino de Deus e na sua caminhada ao lado de Jesus, com o apoio  da Igreja e de seu discipulador, ele vencerá as características do velho homem. A seguir veremos mais alguns destes desafios.

Manter e aperfeiçoar o que foi alcançado. Um dos grandes problemas das pessoas é regredirem em sua caminhada com Deus. Muitas vezes a pessoa está até indo bem, de repente por causa de problemas pessoais, abandona-se um processo de maturidade que está sendo maravilhoso para ela. É papel do discipulador, encorajar o discípulo a perseverar em sua caminhada com Deus, mantendo sua comunhão com Ele, vivendo o que já aprendeu.
Proclamar e testemunhar sobre Jesus Cristo. Agora que a pessoa conhece a Cristo é muito importante ela saber de sua responsabilidade e se voltar para o evangelismo pessoal, (At 1.8) envolvendo-se no projeto de expandir o Reino de Deus na terra, através da proclamação do evangelho para outras pessoas. O discípulo deve ser orientado a convidar pessoas a irem a igreja e as desafiarem a entregarem os seus caminhos ao Senhor. (Sl 37.5) Ela deve ter a consciência que o processo do discipulado visa prepara-la espiritualmente e biblicamente para compartilhar a sua fé, aonde quer que seja necessário. (1 Pe 3.15 e 2 Tm 2.25)
Manifestar os dons do Espírito Santo. O discípulo deve ser instruído na palavra de Deus, no sentido de ser esclarecido, que Deus tem disponibilizado para a sua igreja, ferramentas espirituais e que este pode e deve buscar para ser utilizadas na obra de Deus. (1 Co 12.1-31 e Rm 12.4-8). Neste momento o papel do discipulador é ajudar o discípulo a descobri os seus talentos naturais e os seus dons espirituais que lhe foram concedidos e que podem ser utilizados a serviço da causa de Cristo.
Caminhar em companheirismo com os irmãos de fé. A vida cristã tem como uma de suas finalidades primordiais a caminhada com Deus. Nesta caminhada é preciso esclarecer o discípulo que ele não está só, mas por mais que ele seja ajudado, ele também terá que fazer da  oração, da busca pelo ensino na palavra e da edificação mútua, um estilo de vida. Ser discipulado não é só se alimentar, mas também alimentar a outros com aquilo que vai sendo recebido. O companheirismo é fundamental, ele deve ser aconselhado a não se isolar de sua comunidade de fé, de sua igreja, antes planejar sempre participar de atividades junto com seus novos irmãos e amigos. Não basta se envolver precisa haver comprometimento, não é preciso abandonar a companhia de sua família, parentes e amigos, até porque como ele poderia leva-los a Cristo se não estiver próximo deles, mas em sua agenda pessoal, ele precisa reservar tempo para aprofundar-se no relacionamento com os membros de sua igreja, que neste compartilhar da vida se alegrarão com suas vitórias e chorarão com ele em suas derrotas (Rm 12.15)

                                                              CONCLUSÃO

A tarefa do discipulador é ensinar o discípulo a observar todas as coisas que Jesus ordenou. A bíblia sagrada está repleta de informações importantes que transformam as vidas das pessoas que são tocadas por elas. Todo cristão é chamado para discipular (Mt28:18-20) 
Todo discípulo deve ser formado para cuidar de outros discípulos. Jesus não era um homem de púlpito. Jesus era um homem de relacionamentos. 

Seus discípulos aprenderam tudo vendo. (1Jo1:1) 

Jesus amava os seus discípulos Um dos fatores mais importantes para que os discípulos aprendam a amar é que sejam amados 

O Espírito Santo nos dá a capacidade de amarmos e de demonstrarmos o amor Os discípulos amarão uns aos outros e  isso vai causar impacto no mundo. 

O amor é a única maneira de conquistarmos uma reação favorável dos homens.

FONTE: 
APOSTILA DA DISCIPLINA: DISCIPULADO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA                                                           KERIGMA