segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O Novo Nascimento


É o tema mais importante do Evangelho, é a esperança de toda a raça humana. Todos os temas bíblicos são edificados em torno dele.

Mas, antes de falarmos sobre o novo nascimento e seus benefícios para o homem, é preciso entender o plano original de Deus em sua criação, como este plano foi interrompido, e como foi resgatado na pessoa de Jesus Cristo.

O plano original de Deus
1. O homem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança

Gn 1.27 - “Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou”.
Gn 2.7 - “Então formou o Senhor Deus do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente”.

2. Ao criar o homem Deus assumiu o compromisso de abençoá-lo
Gn 1.28 - “E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céus, e sobre todo animal que rasteja sobre a terra”.

3. Ao criar o homem Deus lhe deu uma tarefa: cultivar e guardar o jardim.
Gn 2.15 - “Tomou, pois o Senhor Deus o homem e o colocou no Jardim do Éden para cultivar e o guardar”.

4. Ao criar o homem Deus lhe deu uma ordem: não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal
Gn 2.16, 17 - “E lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente , mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porquê no dia em que deles comeres , certamente morrerás.

5. O homem foi criado com o Livre Arbítrio

Livre arbítrio é a capacidade concedida por Deus ao homem de conscientemente fazer suas próprias escolhas. A Bíblia nos mostra claramente que ao criar o homem, Deus fez ele diferente de todos os demais seres viventes, com inteligência e capacidade de tomar decisões. Isto se evidencia pelo fato de Deus ter dado a ele a liberdade de obedecer ou não a sua ordem quanto à prática do pecado. A seguir veremos que o homem pecou por uma decisão consciente:

Gn 2.17 - “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás ; porque no dia em que dela comeres certamente morrerás”.

Gn 3.6 - “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu”.

O homem no estado de pecado
Livre para escolher entre a obediência e a desobediência a Deus, o homem, incitado pela serpente (Satanás), tomou a decisão errada: desobedeceu, comendo do fruto que Deus havia proibido. Começou, assim no mundo, o pecado com todas as suas terríveis consequências (Gn 3.1-7).
A palavra “pecar” significa “errar o alvo”. Por causa do pecado de Adão e Eva, o plano inicial de Deus foi interrompido, e toda humanidade foi afetada. A Bíblia declara que em Adão:
1. Todos nós nos tornamos pecadores: Rm 3.23 - “Pois todos pecaram e destituídos estão da Gloria de Deus”.
2. Todos nós ficamos espiritualmente mortos: Rm 6.23 - “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor”.
3. Todos nós ficamos separados de Deus: Is 59.2 - “Mas os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”.
4. Todos nós recebemos uma herança maldita: Sl 51.5 -“Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe”, Rm 8.7 - Por isso a inclinação na carne é inimizade contra Deus.                                              
5. O homem era incapaz de redimir-se pelo seu próprio esforço: Rm 3.20 - “Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado”; Gl 2.16 - “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei e sim mediante a fé em Cristo Jesus...”.



O que é o “NOVO NASCIMENTO”?

É o princípio da nova vida espiritual que Deus dá a quem estava espiritualmente morto, por causa do pecado. É a experiência mais marcante na vida  de uma  pessoa e acontece mediante a identificação com o sacrifício expiatório de Jesus na cruz do Calvário. Note o que o próprio Jesus declara sobre o novo nascimento:

Jo 3.1-7 - “Havia entre os fariseus, um homem, chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não estiver com ele. A isto respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus . Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Disse Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne, é carne: e o que é nascido do Espírito é espírito.”

Jesus estava dizendo que o nosso espírito, morto por causa do pecado lá no Jardim do Éden, deve nascer de novo, para que Deus, que é Espírito, possa reinar em nossas vidas; estava dizendo também que a alma deve se sujeitar com todos os seus anseios ao domínio do Senhor e que a carne deve ser crucificada com todos os seus desejos e valores. 

O Novo Nascimento é descrito nas Escrituras através de diferentes termos

Transformação – mudar a condição, natureza e caráter de algo: Rm 12.2 - “E não vos conformeis com esse século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Justificação – É o ato pelo qual um pecador é liberto pela fé, da pena do pecado e é aceito por Deus como justo e digno de ser salvo (Rm 5.1).
Conversão – Fazer mudar de parecer, de modo de vida; mudar a natureza de; substituir; tornar-se diferente.
Regeneração – Construir ou trazer à existência novamente; renovação espiritual (1 Pe 1.23).
Remissão Compensação, pagamento; perdão, alívio, consolo, etc. (Rm 3.23 e 24).
Reconciliação – É a restauração ao estado original: cura completa do relacionamento, reunindo as partes que estavam em desacordo (Rm 5.10).

Salvação Libertação, que alguém ou algo necessita ser salvo.

O desejo de Deus é salvar todas as pessoas
Diversas passagens nas Escrituras descrevem que o desejo de Deus não foi salvar apenas algumas pessoas, mas o seu desejo foi “redimir toda a humanidade”.
           Ex: Atos 17.30 – Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora porém notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam
          1 Tm 2.4 – “ o qual deseja que todos  os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”

Como pode então o homem nascer de novo?

O plano de Deus engloba dois aspectos importantes:

1º Aspecto: diz respeito à Graça de Deus. Deus é totalmente Santo e Justo. Isto em seu caráter e em todos seus desígnios. Por isso, após a queda do homem sua ira se acendeu contra este, já que a sua natureza não poderia conviver com o seu pecado. O pecado teria que ser julgado para que, então, o homem pudesse voltar a aproximar-se e relacionar-se com Deus. A única forma de aplacar essa ira santa de um Deus Santo seria através de um substituto, alguém que pudesse levar sobre si todo o pecado da humanidade, e sobre o qual Deus pudesse “colocar” toda a “carga de iniquidade” da humanidade.

Foi então que a bondade e a misericórdia de Deus moveram o seu coração, fazendo enviar o seu próprio filho, também puro e santo, que voluntariamente assumiu sobre si todo o pecado da humanidade. Este ato de bondade e misericórdia de Deus nada mais foi que a manifestação da graça de Deus ao homem, revelada a nós através do seu Filho Jesus Cristo.

Mas o que é a Graça de Deus? Poderíamos definir a Graça como sendo um “favor imerecido”. Ela inclui a longanimidade e paciência de Deus para com todos os pecadores indistintamente. Ela é também, o poder sobrenatural de Deus repartido ao homem para que este, não viva mais preso pelo pecado, mas passe a fazer, com a ajuda do Espírito Santo, aquilo que é correto aos olhos de Deus.

Exemplos de passagens bíblicas que falam sobre a Graça de Deus:

            Rm 11.6 - “E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça”.
           Ef 2.8 - “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós é dom de Deus”.

            Tt 2.11 - “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens”.
É importante salientar que Deus fez sua parte enviando seu Filho amado, Jesus Cristo, para dar vida a cada um de nós. Conforme João 3:16. 
Jesus também fez sua parte quando voluntariamente decidiu ,morrer em nosso lugar, pagando assim a dívida pelo nosso pecado.
              Ex: Jo 10.17 e 18 - “Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para reassumi-la. Ninguém a tira de mim: pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandamento recebi do meu Pai”.
              1 Jo 3.16 - “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós...”.

2º Aspecto diz respeito ao homem - Fé, Arrependimento e Confissão: Da mesma forma como o pecado entrou na raça humana por meio de uma decisão             consciente do próprio homem, conforme o seu livre arbítrio, assim também o retorno ao plano original de Deus deve ter sua participação pessoal e voluntária. As três atitudes que são importantíssimas neste processo:

FÉ: É a atitude que as pessoas conscientemente assumem mediante este sacrifício, ou seja, é a resposta espontânea dos homens ao que Deus e Jesus já fizeram, a qual determinará ou anulará a possibilidade de serem salvos. Ex: Mc 16.16 - Quem crer e for batizado será salvo; quem não crê será condenado; Jo 1.12 – Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de sermos feitos filhos de Deus.

● ARREPENDIMENTO: O arrependimento bíblico significa uma mudança plena na velha maneira de viver, uma mudança de atitude (no grego: mudança de mente). O nosso maior problema para com Deus não está nas coisas erradas que fazemos, mas na nossa atitude interior de independência e rebelião para com Deus. Quando mudamos a nossa atitude para com Deus, mudamos também os nossos atos. Quando mudamos somente os nossos atos deixando de fazer algumas coisas que consideramos erradas, mas permanecemos com a mesma atitude interior de independência, logo voltamos a praticar os velhos e conhecidos atos.

Quais os “frutos do arrependimento”?

Tristeza segundo Deus: 2 Co 7.10 - “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação que a ninguém traz pesar, mas a tristeza do mundo produz morte”.
Confissão do pecado: Sl 32.5 - “Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

Renúncia do pecado: Pv 28.13 - “O que encobre suas transgressões, jamais prosperará; mas o que as confessa e as deixa, alcança misericórdia”.

Ódio e repulsa pelo pecado: Ez 36.31 - “Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; terei nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações”.

CONFISSÃO: Confessar vem da palavra grega “homologeo”, que significa concordar. Biblicamente “confessar significa concordar com Deus que nossos pecados são pecados e não apenas erros ou falhas, e que isso ofende a sua santidade e pureza”. Sendo assim quando exercemos fé no sacrifício de Jesus e nos arrependemos da nossa condição de pecadores, precisamos “confessar” ou “declarar” com os nossos próprios lábios que desejamos que Ele se torne o Salvador e o Senhor de nossas vidas. Isso é o que torna o Novo Nascimento uma experiência tão pessoal. Ex: Rm 10.9, 10 e 13 – “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.




O novo nascimento é uma experiência individual, estendida a toda a pessoa indistintamente, obtida através da obra redentora de Jesus Cristo na cruz, bem como através da proclamação verbal e individual de quem Ele é. É através desta experiência que o homem se torna um filho de Deus, livre do pecado, e habilitado para desfrutar, nesta vida e também na vindoura de todos os benefícios resultantes desta decisão.