quinta-feira, 17 de julho de 2014

Características de Jesus que todo discípulo do Reino de Deus precisa aprender a desenvolver - Mateus 21


                              


Vs. 1-3 Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: Vão ao povoado que está adiante de vocês; logo encontrarão uma jumenta amarrada, com um jumentinho ao lado. Desamarrem-nos e tragam-nos para mim. Se alguém lhes perguntar algo, digam-lhe que o Senhor precisa deles e logo os enviará de volta.
1º Jesus tinha habilidade de obedecer e dar ordens. Obedecia ao Pai, mas delegava tarefas também.  Dava ordens para seus discípulos.
·       Aprenda a obedecer, mas também aprenda a delegar, a orientar a dar ordens, a dirigir pessoas.
·       Todos temos potencial para liderar em alguma área da vida.
Vs. 4-5. Isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta: Digam à cidade de Sião: Eis que o seu rei vem a você, humilde e montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta.
2º Jesus era humilde de coração. Ele poderia entrar na cidade em qualquer animal que escolhesse ele preferiu um jumentinho.
Humildade é a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros. Ninguém é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade
Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas  agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausência de orgulho.
Jesus disse:  Quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado.
·       Aprenda a não ostentar. Querer parecer melhor ou maior do que você realmente é.
·       Aprenda a ser simples. Faça tudo com amor, dedicação, porém sem a vaidade de querer ser superior aos outros.
Vs. 6-11 Os discípulos foram e fizeram o que Jesus tinha ordenado. Trouxeram a jumenta e o jumentinho, colocaram sobre eles os seus mantos, e sobre estes Jesus montou. Uma grande multidão estendeu seus mantos pelo caminho, outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. A multidão que ia adiante dele e os que o seguiam gritavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!  Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: Quem é este? A multidão respondia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia
3º Jesus era profeta. Profeta é aquele que fala no lugar de Deus. Nós fomos chamados para isto. Aonde você for leve uma mensagem profética.
·       De mudança de vida para as pessoas.
·       De mudança de comportamento para as pessoas.
·       De mudança de posição das pessoas com relação à Deus.
·       De mudança de posição das pessoas com relação ao próximo.
Vs. 12-13 Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas, e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".
4º Jesus era zeloso. Ele zelava pelos seus discípulos, pela sua integridade em todos os sentidos.
Zelo significa cuidar de algo ou alguém, ter consideração pela coisa ou pela pessoa. Um indivíduo que tem muito zelo por outra pessoa é chamado de zeloso, e é alguém que sente uma grande afeição por pessoas queridas. Com origem no termo grego zélos, a palavra zelo expressa interesse, desvelo, diligência, afeição íntima. Uma pessoa zelosa procura estar sempre atenta e presente no que ocorre com a pessoa querida, ela não se preocupa apenas em dar atenção, e sim em cuidar, ter certeza que a pessoa está bem, é um sentimento que vai muito além de afeição e carinho. Por exemplo, os pais sempre estão zelando pela educação de seus filhos. Geralmente, são conhecidos como zelosos os pais, que estão sempre preocupados com seus filhos, os professores que procuram ser zelosos com seus alunos, os profissionais que devem ser zelosos em seu trabalho e em suas tarefas, etc. Alguns profissionais devem ser mais zelosos que outros, principalmente os que estão envolvidos na área da saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, pois lidam diariamente com vidas e doenças, e devem ter um cuidado extremo em ajudar as pessoas, acima de tudo.
Nós devemos ter dois tipos de zelo como Jesus demonstrou ao longo de sua vida:
·       Zeloso pela causa de Deus. Aqui isto significa o que fazemos para Deus e para as pessoas que estão envolvidas neste sentido na nossa vida.
·       Zeloso pela casa de Deus. Aqui significa o cuidado para com tudo que envolve as instalações da igreja que comunmente chamamos de templo. Envolve também aquilo que ali é feito. Jesus ficou extremamente irado quando observou vendedores usando o espaço do templo para cobrar exorbitantes valores dos viajantes, em animais que seriam sacrificados e devido a viajem longa as pessoas não podiam trazer. Para que não deixassem de sacrificar a Deus, elas compravam animais para as ofertas e sacrifícios, por preços que era um verdadeiro crime. Contra isto Jesus protestou.  
Vs. 14-16 Os cegos e os mancos aproximaram-se dele no templo, e ele os curou. Mas quando os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei viram as coisas maravilhosas que Jesus fazia e as crianças gritando no templo: "Hosana ao Filho de Davi", ficaram indignados, e lhe perguntaram: Não estás ouvindo o que estas crianças estão dizendo? Respondeu Jesus: Sim, vocês nunca leram: dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor’?
A palavra Hosana significa salva - nos e era um tipo de oração dirigida a Deus. Por isso que os chefes dos sacerdotes ouviram isto e ficaram irritados, por não reconhecerem Jesus como Filho de Deus nem como Messias. Jesus retrucou usando Sl 8.2-3.
5º Jesus era conhecedor da palavra de Deus. Diversas vezes Jesus usou textos do Antigo Testamento para rebater, responder ou até afirmar coisas sobre Deus e sobre si mesmo. “Pregaçãozinhas” formar “crentinhos”. “Leiturinhas” da bíblia formam “discipulozinhos”
·       Temos que nos aplicar a leitura, estudo, pesquisa dentro da palavra de Deus.
·       Muitas das aberrações vistas nas igrejas chamadas cristãs hoje é fruto de desapego à palavra de Deus.
·       As pessoas tem tempo para tudo menos para se aplicarem a conhecer as escrituras sagradas.
·       Jesus disse:
Ø  Errais por não conhecer as escrituras e o poder de Deus.
Ø  Examinais as escrituras por que cuidais ter nela a vida eterna e são elas que de mim testificam.
Vs. 17-18 E, deixando-os, saiu da cidade para Betânia, onde passou a noite. De manhã cedo, quando voltava para a cidade, Jesus teve fome.
6º Jesus como homem teve limitações e as reconheceu. Todo homem ou mulher que serve a Deus deve conhecer suas limitações:
·       Físicas
·       Emocionais
·       Espirituais
·       Intelectuais
·       Cuidado com o ativismo religioso!
Vs. 19-22 Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos! " Imediatamente a árvore secou. Ao verem isso, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: "Como a figueira secou tão depressa? Jesus respondeu: Eu lhes asseguro que, se vocês tiverem fé e não duvidarem, poderão fazer não somente o que foi feito à figueira, mas também dizer a este monte: Levante-se e atire-se no mar’, e assim será feito. E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.
7º Jesus era educador. O tempo todo ele estava ensinado lições explicitas (abertas) implícitas (por parábolas)
Duas lições:
·       Implícita: Israel estava simbolizada naquela figueira sem frutos e por isso iria secar. Isto falava da destruição que ocorreu em Jerusalém em 70 dC.E depois do processo que viveu Israel até 1948, quando ressurgiu como estado. A figueira secou. Foi uma lição de cunho profético preditivo de Jesus.
·       Explícita: Ele disse que a fé tem poder para mudar as mais diversas situações que a gente pode imaginar
Vs. 23-27 Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade? Respondeu Jesus: Eu também lhes farei uma pergunta. Se vocês me responderem, eu lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas. De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? Eles discutiam entre si, dizendo: Se dissermos: do céu’ ele perguntará: Então por que vocês não creram nele? Mas se dissermos: dos homens, temos medo do povo, pois todos consideram João um profeta. Eles responderam a Jesus: Não sabemos". E ele lhes disse: Tampouco lhes direi com que autoridade estou fazendo estas coisas.
8º Jesus era cheio de sabedoria. A lição que aprendemos aqui sobre a sabedoria de Jesus é que não devemos responder tudo o que nos indagam.
·       Não responda qualquer pergunta.
·       Não fique dando satisfação de sua vida para qualquer um.
·       Aprenda a selecionar os assuntos que você emitirá ou não a sua opinião.
Vs. 28-32 O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha. E este respondeu: ‘Não quero! Mas depois mudou de ideia e foi. O pai chegou ao outro filho e disse a mesma coisa. Ele respondeu: Sim, senhor! Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? O primeiro, responderam eles. Jesus lhes disse: Digo-lhes a verdade: Os publicanos e as prostitutas estão entrando antes de vocês no Reino de Deus. Porque João veio para lhes mostrar o caminho da justiça, e vocês não creram nele, mas os publicanos e as prostitutas creram. E, mesmo depois de verem isso, vocês não se arrependeram nem creram nele.
9º Jesus era objetivo e agia com propósito. Ele começou contando uma história aparentemente sem sentido e terminou dando uma grande lição sobre o Reino de Deus.
·       Não deixe a vida te levar.
·       Planeje as suas ações a curto – médio e longo prazo.
·       Estude.
·       Aja e fale com objetivo e propósito. Jesus nos ensinou que não deve sair de nossa boca nenhuma palavra torpe, mas apenas aquelas que produzem edificação
Vs. 33-43 Ouçam outra parábola: Havia um proprietário de terras que plantou uma vinha. Colocou uma cerca ao redor dela, cavou um tanque para prensar as uvas e construiu uma torre. Depois arrendou a vinha a alguns lavradores e foi fazer uma viagem. Aproximando-se a época da colheita, enviou seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe pertenciam. Os lavradores agarraram seus servos; a um espancaram, a outro mataram e apedrejaram o terceiro. Então enviou-lhes outros servos em maior número, e os lavradores os trataram da mesma forma. Por último, enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho respeitarão. Mas quando os lavradores viram o filho, disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Venham, vamos matá-lo e tomar a sua herança. Assim eles o agarraram, lançaram-no para fora da vinha e o mataram. Portanto, quando vier o dono da vinha, o que fará àqueles lavradores? Responderam eles: atará de modo horrível esses perversos e arrendará a vinha a outros lavradores, que lhe dêem a sua parte no tempo da colheita.  Jesus lhes disse: Vocês nunca leram nas Escrituras? A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós. Portanto eu lhes digo que o Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino.
Jesus quando contou esta parábola, estava ilustrando a sua própria vida e o que seria feito com ele.
10º Jesus sabia qual era a sua missão de vida.  Todos nós temos missões na vida. Cuidar do cônjuge. Educar os filhos. Contribuir para o bem comum da sociedade. Satisfazer as expectativas de quem nos contratou para um cargo ou função em uma determinada empresa. Cumprir com nossas obrigações com um determinado ministério da igreja. Porém todos temos uma missão a cumprir diante de Deus, que se divide em três colocações que aqui eu repasso para vocês:
·       Pregar o evangelho para fazermos discípulos.
·       Discipular aqueles que nos foram confiados ou que ganhamos para Cristo.
·       Leva-los a se tornarem discipuladores também, através do ensino teórico e prático.
Vs. 44-46.  Aquele que cair sobre esta pedra será despedaçado, e aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Quando os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas de Jesus, compreenderam que ele falava a respeito deles. E procuravam um meio de prendê-lo; mas tinham medo das multidões, pois elas o consideravam profeta.
Conclusão:
Jesus era respeitado por alguns e rejeitado por outros. Não sei o segredo do sucesso, mas sei o segredo do fracasso: “Tentar agradar a todos!”
·       Nós como seguidores de Cristo, temos que ter isso em mente para diminuir a nossa ansiedade, tensão e expectativa.
·       Por mais bem feito que você faça, nem todos te apoiarão.
·       Muitos rejeitarão seu método. Sua mensagem e até a sua pessoa.
·       Mas a semelhança de Jesus, que a multidão o via como profeta, muita gente te verá como uma pessoa de Deus.
·       Use isto para te motivar, encorajar e te manter no caminho certo.
·       Tem muita gente que depende de você e de seu testemunho, amor e dedicação. Vamos em frente?