O discurso registrado pelo
apóstolo Mateus no capítulo cinco de seu livro, é conhecido entre os estudiosos
da bíblia como a Carta Magna do Reino de Deus, que Jesus Cristo veio implantar.
Ela é a Constituição que
regerá todas as demais leis, estatutos e princípios éticos, que estarão sendo
elaborados pelos apóstolos e pela igreja primitiva, quando estes pregarem,
ensinarem e viverem, o que Jesus veio compartilhar com a humanidade.
Jesus no decorrer de seu
ministério, fez desta pauta inicial, sua marca maior, quando através de
parábolas e atos concretos, demonstrou que O Reino de Deus possuía uma dinâmica
muito diferente de tudo o que os judeus e todos os outros povos, estavam acostumados
a verem e ouvirem.
Ao longo dos anos após a partida
de Jesus, a igreja tem se esforçado no intuito de viver e ensinar este código
de ética que supera qualquer tipo de lei soberana de qualquer nação, povo ou
raça.
O grande diferencial desta
ética do reino, é que ela se alicerça em um valor que está cada vez mais
escasso, na vida da sociedade, que é a graça ou gratuidade. A graça se baseia
em atitudes unilaterais e incondicionais, onde o fruto é objeto da bondade do
sujeito, mesmo que este não mereça e não tenha como retribuir, aliás é ai que a
graça se manifesta, quando aquilo que é feito, não pode ser pago, só deve ser
reconhecido por parte de quem a recebe em forma de atitudes do sujeito que age
graciosamente.
A maior prova de graça é o
próprio Deus, que nos acolhe em amor e nos trata com bondade, mesmo que sejamos
pecadores e estejamos afastados dele devido a nossas maldades arraigadas em
nosso coração. O discurso e a prática de Jesus sempre buscou enfatizar isto, ou
seja, Deus ama de forma incondicional. (Mt 5.44-45) Seu amor se estende de
geração em geração, através da Natureza, através de sua palavra escrita a
bíblia sagrada e através da sua revelação maior, seu Filho entregue por nós cruz
do Calvário para redenção de nossas culpas e iniquidades, visando nos perdoar,
purificar e nos dar uma nova vida.
A maior mensagem do
ministério de Jesus sempre foi esta: “compartilhem com os outros o que Deus
está fazendo por vocês”, isto significa que se Deus nos amou a ponto de não
levar em conta os nossos pecados nos perdoando, perdoe também teu próximo, mesmo
que este não mereça como nós também não merecemos (Mt 5.42-44).
Jesus afirmou que amar quem
nos ama e fazer o bem a quem nos quer bem é uma atitude normal e que não exige
nada de mais de nós, mas o evangelho é superior a qualquer código ético que se
empenha sempre em vingar o mal feito, aqui a lei é perdoe e não considere a
ofensa. (Mt 5.46-47)
A dinâmica do Reino atua de
uma forma especial e diferente por vários motivos, entre eles:
1º O Reino de Deus age a
partir de uma transformação interior do ser humano, pois entende que toda
mudança para o bem o upara o mal, começa no coração. (Mt 5. 27-28)
2º O Reino de Deus age
transformando não só a essência, mas também a aparência, ele não nos fornece
apenas uma filosofia de vida teórica, mas totalmente prática. (Mt 5.13-16)
3º O Reino de Deus age
transformando a sociedade a partir do exemplo de Jesus, ele se tornou o maior
referencial para ser seguido e isto seria muitas vezes incompreendido e
chegaria a gerar perseguições para quem desejasse viver por estes novos
paradigmas. (Mt 5.11-12)
4º O Reino de Deus age
transformando a sociedade, não de cima para baixo como se estava acostumado a
ver, mas debaixo para cima. A transformação não começa com os grandes líderes
políticos, sociais e eclesiásticos, mas começa com gente bem-aventurada, muitas
vezes totalmente desconhecida pela humanidade. (Mt 5.1-10),
·
Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus –
Isto fala de gente humilde, de coração quebrantado e que entende a dor alheia.
·
Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados – isto fala de
gente que chora, mas não só pelas suas demandas diárias, mas também pelo
sofrimento alheio e se compraz em ajudar.
·
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança –
isto fala do espaço que alcança aquele luta por justiça, ele tem Deus como seu
aliado, terra aqui fala tanto de espaço para o triunfo como da promessa
escatológica, quando o Reino de deus encherá a terra.
·
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão
satisfeitos – isto fala de gente cujo coração se revolta pela corrupção, seja esta
na esfera política, social ou religiosa, como pessoa deste caráter ela tem o
apoio divino e a força que de Deus vem para implementar mudanças na vida daqueles
que estão ao seu redor, isto gera satisfação na alma.
·
Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia – isto fala
de gente que olha a dor alheia não como um castigo divino, mas como uma
oportunidade de servir e de ser benção e de ser um abençoador de alguém, este
tem o tempo todo, a misericórdia de Deus sobre si.
·
Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus – isto nos fala
que o Reino antes de se manifestar fora de nós ele altera valores em nosso
interior.
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Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus –
isto fala do ministério que Deus confiou aos homens que o da Reconciliação,
nosso papel é reconciliar o homem com Deus, consigo e com o outro através do
ensino da ética do Reino.
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Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o
Reino dos céus – isto fala que todo aquele que quiser abraçar o Reino de Deus
este lhe pertencerá, todavia o preço é a rejeição e a perseguição por parte dos
que são anti - Reino de Deus.