sexta-feira, 30 de maio de 2014

A vida de quem pratica os valores do Reino de Deus é se dedicar aos outros – Mt 8. 1,2,5,8,14, 16,23 e 28


                                      
O que mais me chama atenção na vida de Jesus, de seus fieis discípulos que o sucederam e na vida de todo aquele que entende o que é ser participante do Reno de Deus, é esta disposição de se dedicar aos outros.

O capítulo oito do evangelho, conforme escreveu Mateus, mostra de forma criteriosa, a maneira que Jesus, viveria seu tempo aqui na terra durante seu ministério terreno.

1.     No versículo 1 Jesus é seguido, por uma multidão, de pessoas carentes e necessitadas.


2.     No versículo 2  Jesus é abordado por um homem leproso, que o adora, suplicando por purificação de sua hanseníase. Jesus estendeu a mão e tocou nele, este assim foi purificado da lepra. V3



3.     No versículo 5 Jesus é abordado na entrada da cidade de Cafarnaum, por um comandante de 100 soldados romanos, que o procura com o objetivo de buscar socorro para seu escravo que está paralítico e sofrendo muito. Jesus manifesta a vontade e a disponibilidade de ir a casa do centurião, que diz para Jesus não ser necessário, e no diálogo que tem com o mestre deixa claro que apenas com uma palavra ele pode curar seu escravo. Jesus se admira da fé do homem e ordena a cura e o escravo é curado.


4.     No versículo 14 Jesus vai a casa de um de seus primeiros discípulos, chamado Pedro e encontra a sogra dele com uma infecção e por isso com febres, acamada. Jesus também ministra cura na vida dela, esta com certeza, como sinal de gratidão, ao ser curada passa a servir uma refeição para Jesus e para seus discípulos.



5.     No versículo 16, a noite já está se aproximando, mas Jesus não para de fazer o bem, ele continua usando de misericórdia para com as pessoas, pois chega um grande número de pessoas oprimidas por demônios (endemoninhadas) e outras com enfermidades e ele com uma palavra os liberta e cura.


6.     Nos versículos 23-26 Mateus relata Jesus saindo de Cafarnaum. Ele vai para uma cidade chamada Gadara e este trajeto ele faz de barco. No meio da viagem, ele adormece, afinal o dia foi de muito trabalho. Ao dormir, inicia-se uma grande tempestade. Jesus então é acordado pelos seus discípulos, que já conhecendo o seu poder, pedem socorro. Ele mais uma vez ajuda as pessoas, ordenando que a tempestade se acalme.


7.     No versículo 28, Mateus fala da chegada de Jesus a cidade de Gadara. Ao entrar na cidade dois homens cheios de demônios, vem ao seu encontro. A violência física, era a marca registrada daquelas entidades, o que até impedia as pessoas de passarem perto deles, por que com certeza elas seriam agredidas. Jesus se aproxima deles e os cura.


Neste breve relato deste capítulo, deve ter ficado claro para você a marca principal do ministério de Jesus não é?

1.     Em Atos 10.38, Lucas, um outro biógrafo de Jesus, afirmou que Jesus andou por toda a parte, fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.


2.     O evangelista Marcos no capítulo 10.45 afirma que Jesus disse não ter vindo a terra para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.


3.     Nós como herdeiros dos privilégios e dos deveres do Reino, olhando para o ministério de Jesus, para seu exemplo, qual deve ser a nossa atitude?


4.     A filosofia pós moderna, tem cada vez mais ilhado as pessoas, onde cada um esta cada vez mais preocupado com seus problemas


5.     Estes dias eu ouvia o pastor Paulo Mazzoni (Pr da Igreja Batista Central de Belo Horizonte, em Minas Gerais). Ele pregava e ilustrava isto da seguinte maneira: se um pai ouve alguém gritar por socorro de madrugada e ele tem filhos e está com dúvidas se eles estão em casa, a primeira coisa que ele faz é se levantar e verificar se seus filhos estão todos em casa e bem. Se estiverem ele volta para a cama e diz no pensamento, vou voltar a dormir, meus filhos estão bem. Isto não é problema meu! Ele não dá um telefonema para a PM. Ele não procura saber o que houve! O medo ou a indiferença tem sido a marca nos relacionamentos de muitos nesta época pós - moderna.


6.     Mas voltando para a gente. Será que estamos agindo diferente ou exatamente igual, sem perceber. Quero minha bemção. Quero meu milagre. Quero emprego para minha família. Quero saúde para mim e para quem amo. E o outro? Será que eu não posso ajudar?




O que podemos aprender com Jesus neste texto?


1º O Reino de Deus é um chamado para olharmos para aquele que precisa de nós, e está em nosso alcance ajuda-lo, das formas mais distintas:

·       Jesus ajudou um leproso

·       Jesus ajudou uma mulher com infecção

·       Jesus ajudou um escravo

·       Jesus ajudou seus discípulos

·       Jesus ajudou dois endemoninhados

·       Jesus socorreu uma multidão



2º o Reino de Deus é um chamado a olharmos para aquele que está próximo de nós, e nos questionarmos, qual a necessidade dele ou dela e como podemos ajuda-lo:

·       Cada pessoa que se aproximou de Jesus tinha uma necessidade diferente (lepra, febre, demônio, amigo doente, parente doente, medo da tempestade e outras doenças, etc...)

·       O nosso problema é que a gente acha que as pessoas só precisam de comer, vestir, pagar contas, remédio, etc... e se eu não tenho muito dinheiro para dar, muita roupa e alimento para doar, eu não posso ajudar.

·       Queridos ao nosso redor existe muitas pessoas, cuja necessidade delas é praticamente nada para nós, mas para ela que está vivendo  o problema, a sua necessidade é enorme.

·       Ilustração: unha encravada, dente doendo, dor de ouvido, disenteria, tomar fora da namorada, discussão de casal, dor de uma decepção profissional, estas são coisas que parecem não ser nada, para quem não está vivendo isto no momento, porque quando chega a nossa vez, meu amigo tudo muda, nosso mundo se desestabiliza, nossa alma chora e nosso coração sofre.

·       Olhe para o outro e pense: Em que eu posso ajuda-lo?

Ø  Uma visita

Ø  Um par de sapatos

Ø   Um bate – papo despretensioso

Ø  Um apoio na hora de uma perda – acompanha um velório

Ø  Um telefonema – um email – uma mensagem no fave – wad zap

Ø  Uma palavra de encorajamento

Ø  Uma visita no hospital

Ø  Um kilo de alimento não perecível para fazer uma cesta básica

São muitas coisas simples que podem mudar a vida das pessoas e que não depende de quase nada, apenas amor e boa vontade.


3º O Reino de Deus é um chamado para olharmos para as pessoas e suas necessidades, acima dos nossos preconceitos.

·       Jesus tocou no leproso – leprosos viviam isolados da sociedade – não podiam ser tocados – risco de contágio – Aprenda a correr riscos por amor ao Reino.


·       Jesus parou para ouvir um centurião romano – judeu religioso fazia de tudo para não se comunicar com gentios (gente que não era judeu) soldado romano então nem pensar – são nossos opressores – se precisar da gente vai morrer a míngua, podia imaginar muitos deles – Jesus parou – ouviu – conversou e ajudou – Aprenda a parar para ouvir gente que você “não gosta e não vai com a cara dela”- Você está perdendo muitas oportunidades



·       Jesus foi ao encontro de dois homens cheios de demônios – a fama deles era que eles eram violentos e ninguém podia se aproximar – Aprenda a se aproximar de pessoas cuja fama não é tão boa, Deus pode usa-lo para implantar o seu Reino no coração deles.


·       Alguns preconceitos dos brasileiros, inclusive dos evangélicos, dos quais faço parte:



Ø  Todo político é ladrão – você é filho, esposa, pai de algum político? Como você se sentiria se falassem isto de seu ente querido?


Ø  Bandido, preso, sentenciado por crimes contra a sociedade tem que morrer E se fosse seu filho? Seu pai? Sua mãe? Você também pensaria assim? Você teria a mesma atitude?


Devemos ter o devido cuidado para não fazer generalizações. Generalizar é julgar todos os componentes de uma classe de indivíduos, da mesma forma e da mesma maneira. Toda vez que a gente generaliza corremos o sério risco de cometer injustiças contra as pessoas. A bíblia fala disto, por exemplo:

·       José no Egito foi político e governador, e no entanto não era corrupto, pelo contrário era solidário e bondoso.

·       José de Arimatéia era senador judeu, se converteu a Cristo e até cedeu o túmulo para Jesus ser sepultado.

CONCLUSÃO


Cuidemos de nossa espiritualidade, pois se a prática da minha fé não for direcionada a Deus e neste relacionamento com Ele eu não passar a olhar o outro com olhos de bondade e misericórdia, a minha fé está carente de obras, ela é pobre, medíocre e em vez de gerar vida pode estar gerando morte, rancor, egoísmo e se desassociando do cristianismo bíblico.

Encerro chamando a sua atenção para o conselho de Tiago, irmão do Senhor Jesus:

Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.
Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés", não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado? Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei. Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo! De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia e um de vocês lhe disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?
Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. (Tiago 2:1-18)