segunda-feira, 19 de maio de 2014

The Message: Prejudice, Evangelism - Pr. Paul Hudson

The Message: Dust - Pr. John Glass (+playlist)

Resgatando os valores Familiares Parte 3 - O temor do Senhor na vida da família Js 24.14-21




A Bíblia descreve um estilo de vida cristão bem peculiar. De acordo com Efésios 4:22-32, o cristão deve "despir-se" do antigo estilo de vida que é resultado de "desejos enganosos" e "revestir-se" do novo estilo de vida, que é o de ser "criado para ser semelhante a Deus". Nessa passagem, descobrimos que no novo nascimento, somos "recriados" para sermos um tipo diferente de pessoa em Cristo, que demonstra um estilo de vida diferente; ela revela os segredos de uma vida cristã moldada por Cristo. Ela mostra como você pode ter um forte relacionamento com Cristo, que resultará num estilo de vida cristão bem peculiar

O TEMOR A DEUS. Temer a Deus não é obediência por medo do castigo de Deus; não é medo irracional, mas sentido de responsabilidade e de fidelidade a Deus. Temer a Deus é resultado da redenção que se expressa necessariamente na submissão reverente e piedosa, com coração voluntário e espírito grato; obediência que flui de um coração quebrantado, que reconhece (1) a santidade e soberania de Deus, (2) o pecado humano (3) a redenção que só Cristo dá e (4) obediência por amor na prática de vida por desejo de agradar o coração divino, os que temem a Deus são chamados de amigos de Deus, como Abraão.

1. O TEMOR DO SENHOR PRODUZ CONFIANÇA E OBEDIÊNCIA. Havia temor na igreja primitiva: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”. (At 2. 42 e 43). O temor respeitoso continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos. As duas coisas corriam juntas, quanto mais maravilhas, maior era o temor.

2.VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR. A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Atos 9.31, Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus” tanto no seu evangelho (Lc. 1.50 e 23.40) como em Atos. São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 de Atos. O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28.

3.O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre (Sl 111.10). Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Nos faz lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto.

4.O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O PECADO. O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa eu aborreço diz o Senhor- Pv 8.13. O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos (Pv 16.6).

5.NO TEMOR DO SENHOR HÁ RECOMPENSA. A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida. (Pv 22.4). O homem humilde, que “teme o Senhor” será abençoado por Ele, materialmente e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e honra” (riqueza moral e ética – o bom nome). Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bênçãos. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt. 5.5). Jesus citou aqui que os pobres de Deus são considerados ricos nos bens e honras espirituais (Ap.2.9a).  

6.NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA. No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. (Pv 14.26). O homem que teme ao Senhor tem forte confiança. O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo. Estejamos confiantes que Ele nos ama e se deleita em nosso temor a ele. Os seus olhos estão fixos sobre os que o temem e e o seu coração está voltado para estes. Ele suprirá cada uma de nossas necessidades e nos protegerá e nos defenderá. Basta temermos a ele.

7.NO TEMOR DO SENHOR SE PROLONGA A VIDA. O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada – (Pv 10.27). Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce. Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos uma vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e mais longa.

8.NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA. Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem – (Sl 34.9). Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo, nos salvar nas crises, pôr anjos ao nosso redor, suprir as nossas necessidades, dar-nos vida abundante, ouvir nossas orações, confortar-nos com a sua presença, e livrar nossa alma – mas somente se buscarmos ao Senhor, clamarmos a Ele, guardarmos nossa língua do mal e da mentira, fizermos o bem e proclamarmos a paz, tivermos um coração contrito e formos seus servos.

9.NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus - II Coríntios 7.1. Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus sem uma vida de separação e santidade. Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã, sua proteção divina, resposta às orações e o senso da presença paternal de Deus. Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.

CONCLUSÃO

DEVEMOS ANDAR NO TEMOR DO SENHOR. Concluímos que o fim de tudo é: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o dever essencial para todo homem (Ec 12.13).
1.     Todo o livro de Eclesiastes deve-se interpretar segundo o contexto deste seu penúltimo versículo. Salomão começou com uma avaliação negativista da vida como vaidade, algo irrelevante, mas no fim ele conclui com um sábio conselho, a indicar onde se pode encontrar o sentido da vida. 

      No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais. O temor do Senhor é uma santa reverencia. É à base de toda a sabedoria. É odiar o mal. É o caminho da paz. É andar em segurança. 

       O temor do Senhor é adquirido por níveis, sempre podemos ter mais, e ele tem efeitos profundos em toda a nossa vida. Temer a Deus não é ter medo de Deus.
     
      Devemos ter a atitude de Deus com respeito ao pecado. Devemos ter um respeito profundo e um entendimento da sua santidade. A revelação da santidade de Deus é o maior incentivo para caminharmos com Ele. Pelo temor do Senhor compreendemos que podemos nos afastar do pecado.


·        Então como conseguiremos o temor do Senhor? 
1. Por uma decisão da nossa vontade. Precisamos querer o temor do Senhor. 
                  2. Precisamos confessar ao Senhor nossa falta de temor e clamarmos por misericórdia, reconhecendo que sem a ação de Deus não conseguiremos
                   3. Pelo aprendizado da palavra de Deus, porque ela nos ensina a refrear a língua, não mentir, apartar-se do mal, praticar o bem, procurar a paz e empenhar-se por alcançá-la. 
                  4. A verdadeira sabedoria faz parte integral da santidade. A sabedoria faz parte do temor do Senhor. 
                  Quanto mais temor do Senhor mais sabedoria. Assim saberemos responder 
às pessoas falando a verdade com amor.


1.     

Toma o meu coração - Prisma Brasil