terça-feira, 27 de maio de 2014

O encontro de Jesus com dois discípulos no caminho de Emaús - Lc 24.13-33

                                      

INTRODUÇÃO

1.              Algumas mulheres foram ao sepulcro ungir o corpo de Jesus. v1
2.              Jesus havia ressucitado e dois anjos apareceram para elas. v4
3.              Os anjos afirmaram que Jesus havia ressucitado v6
4.              Elas então se lembraram das palavras de Jesus v8
5.              Ao voltarem para Jerusalém contaram aos outros discípulos o que aconteceu v10
6.              Eles não acreditaram pq as palavras pareciam loucura para eles v11
7.              Pedro então vai ao sepulcro e o encontra vazio e volta admirado v.12
(não crendo ainda)

MAIS TARDE JESUS APARECE NOVAMENTE, AGORA JUNTO A DOIS DISCÍPULOS QUE IAM PARA UMA CIDADE CHAMADA EMAÚS

EMAUS: Foi uma cidade antiga localizada a aproximadamente 7 km ao noroeste da                                                          moderna Jerusalém

I.                 O ENCONTRO DE JESUS COM OS DISCÍPULOS QUE IAM PARA EMAÚS

1.     No caminho de Emaús encontramos discípulos entristecidos e frustrados. Quando Jesus se coloca a caminho na estrada com os discípulos, logo os interroga: "Que é isso que os preocupa e de o que vocês estão falando a medida que caminham?" Então, lemos: "Eles pararam entristecidos" (v. 17). A primeira observação a fazer é que Emaús é um lugar de tristeza. E esta tristeza revela a frustração daqueles homens: "Ora, nós esperávamos que fosse Ele quem havia de redimir a Israel". O judeus estavam subjugados pelos romanos e havia uma uma grande expectativa que Jesus os libertasse. Mas Ele morreu! Parece que Deus falhou. Nada mudou! Ainda continuavam sob o domínio de Roma. Sim, Emaús é um caminho de tristeza e decepção. Quem de nós já não trilhou pelo Caminho de Emaús? Que de nós já não viveu a dor de uma frustração ou de uma  decepção? Nem sempre as coisas saem do jeito que planejamos ou sonhamos. E, assim, a tristeza nos invade e somos tomados pelo desânimo. E, isto não poucas vezes vezes provoca em nós mágoas e até uma revolta. Por que Deus permite isso? Por que não mudou a minha sorte? Em momentos como estes a presença de Jesus nos encontrando no caminho fará toda a difrença.

2.     No caminho de Emaús encontramos discípulos com uma visão errada de Cristo e até já tomados pela incredulidade. Interrogados por Jesus sobre quais fatos ocorreram nos últimos dias, os discípulos responderam: "O que aconteceu a Jesus, Nazareno, que era varão profeta". Jesus viveu por três anos ensinando e mostrando quem Ele era: O Filho de Deus encarnado. O Messias vindo  de deus. O próprio deus entre seus filhos. João nos diz que Jesus fez muitos sinais para que pudessem crer que Jesus é o Filho de Deus e recebessem a vida eterna (João 20.30,31). No entanto, os discípulos de Emaús O viram apenas como varão profeta. Jesus não é um simples profeta, é Emanuel, é Deus conosco! Eles estavam equivocados a respeito de Jesus, o Messias. Erraram por não compreenderem as Escrituras! E uma visão errada acerca de sua pessoa os leva a uma visão errada de sua obra. Esperavam um libertador político. Não assim também em nossos dias? Muitos O vêem como alguém que resolve os nossos problemas, ajuda-nos a superar nos dificuldades e curar nossas enfermidades. Não O vêm como é, O Salvador, O Senhor, O Deus encarnado, Aquele que morreu na cruz para religar o pecador com o Seu Criador, para dar-nos o perdão! E por desconhecerem as Escrituras não acreditam nos fatos da ressurreição (v. 25). A "fé" que não está fundamentada na verdade de Deus é incredulidade, leva-nos a tristeza e decepção. Jesus nos encontra no Caminho de Emaús para nos renovar a fé, para nos reerguer e para nos restaurar a crença em quem Ele é!

3.     No caminho de Emaús encontramos o Cristo ressuscitado. Somos informados que enquanto caminhavam, discutindo a respeito de todas as coisas sucedidas "o próprio Jesus se aproximou e ia com eles". Apesar da tristeza, frustração e da incredulidade dos discípulos, Jesus chega e caminha com eles, O Cristo ressuscitado se faz presente, transformando a tristeza em alegria, a decepção em vitória! A Sua presença aponta-nos para a veracidade das Escrituras pois tudo o que os profetas falaram sobre o Messias se cumpriu. Jesus venceu a morte! "Onde está, ó morte, a tua vitória?" A vida está em Jesus e Ele nos dá graciosamente. Ele mesmo afirmou: "Eu vim para que tenham vida". Não há motivo para pranto, dor e frustração, Cristo já ressuscitou! Ao parftir o pão e desaparecer, Jesus deixou bem claro para seus discípulos que ele era o cristo ressurreto e se ele vive queridos, podemos crer no amanhã!

CONCLUSÃO
1.     A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia a crer no que está escrito acerca de Jesus.
2.     A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia a proclamar o significado profundo que o túmulo vazio tem.
3.     A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia a viver coerente com a doutrina da ressurreição, que nos enche de vida e esperança.
4.     A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia a uma nova vida, onde sua presença é sempre real.

5.     A realidade do Cristo ressurreto no caminho de Emaús nos desafia a termos uma mente transformada, vivendo segundo o poder desta ressurreição!