quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A História da Bíblia


                                 

1. COMO DEUS NOS FALA PELA BÍBLIA
Depois de criar Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher da terra, Deus falava com eles face-a-face. Contudo, quando Deus veio visitá-los depois de pecarem, o que o casal fez?
“Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, ESCONDERAM-SE DA PRESENÇA DO SENHOR DEUS entre as árvores do jardim”. Gênesis 3.8 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).
O pecado interrompeu o contato face-a-face com Deus.
Depois que o pecado entrou no nosso mundo, como Deus passou a se comunicar com as pessoas?
“Certamente o Senhor, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas”. Amós 3.7
Deus não nos deixou em trevas sobre a vida e seu significado. Através de seus profetas – pessoas que Deus chamou para falar e escrever Suas mensagens ao Seu povo – Ele tem revelado Suas respostas aos grandes questionamentos da vida.
2. QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?
Os profetas transmitiram as mensagens de Deus através da voz e da pena enquanto viviam. Quando morreram, seus escritos continuaram a influenciar as pessoas. Essas mensagens proféticas foram então reunidas, sob a direção de Deus, no livro que chamamos de Bíblia.
Mas, podemos confiar no que está escrito na Bíblia?
“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. II Pedro 1:20, 21
Os escritores da Bíblia escreveram não por seu próprio desejo ou vontade, mas apenas em momentos que eram movidos ou inspirados pelo Espírito de Deus. A Bíblia é o próprio Livro de Deus!
Na Bíblia, Deus nos fala sobre Si mesmo e revela Seus propósitos para a raça humana. Ela apresenta a visão de Deus do passado e também revela o futuro, nos dizendo como o problema do mal será finalmente resolvido e como a paz virá ao nosso mundo.
Tudo o que a Bíblia contém é mensagem de Deus?
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”. II Timóteo 3:16, 17
A razão pela qual a Santa Bíblia afeta tão profundamente os seres humanos é porque “toda” a Bíblia é um documento inspirado por Deus, é o Livro de Deus. Os profetas relataram o que viram e ouviram em linguagem humana, mas sua mensagem veio diretamente de Deus. Por isso, se você quer saber o sentido da vida, leia as Escrituras Sagradas. Ler a Bíblia transforma sua vida. Quanto mais dedicada e honestamente você a ler, mais paz mental você vai experimentar.
O mesmo Espírito Santo que inspirou os profetas a escrever a Bíblia, fará com que os ensinos bíblicos, o evangelho, sejam eficientes para transformar sua vida se você pedir o acompanhamento do Espírito de Deus durante a leitura da Bíblia.
3. A UNIDADE DA BÍBLIA
A Bíblia na verdade é uma biblioteca constituída de 66 livros. Os 39 livros do Velho Testamento foram escritos no período que vai de 1450 a 400 A.C. Já os 27 livros do Novo Testamento foram compostos entre 50 e 100 A.D.
O profeta Moisés começou a escrever os primeiros cinco livros da Bíblia um pouco antes de 1400 A.C. O apóstolo João escreveu o último livro da Bíblia, Apocalipse, por volta de 95 A.D. Durante os 1500 anos entre a época que foi escrito o primeiro e o último livro da Bíblia, pelo menos outros 38 escritores inspirados por Deus deram sua contribuição. Alguns eram homens de negócio, outros pastores de ovelha, pescadores, soldados, médicos, pregadores, reis – seres humanos de todas as classes sociais. Além disso, em geral, todos viviam em contrastantes culturas e filosofias.
Mas aqui está a grande maravilha: Quando os 66 livros da Bíblia, com seus 1.189 capítulos, divididos em 31.173 versos, são reunidos, encontramos unidade e harmonia perfeitas na mensagem que apresentam.
Imaginemos que um homem bate à sua porta e, quando convidado a entrar, coloca um pedaço de mármore de determinado formato no chão da sua sala de estar, e então sai sem dizer uma palavra. Outros visitantes aparecem em seguida. No total, cerca de 40 indivíduos aparecem, e cada um coloca um pedaço de mármore numa posição específica.
Quando o último se vai, para sua surpresa você vê que uma maravilhosa estátua está à sua frente. Além disso, você descobre que a maioria dos “escultores” nunca se encontrou, pois eram provenientes de locais da América do Sul, da China, Rússia, África, e outras partes do mundo. O que você concluiria? Que alguém tinha planejado a estátua e tinha enviado a cada homem instruções detalhadas e específicas do que fazer com seu pedaço de mármore.
A Bíblia como um todo comunica uma mensagem coerente – como se fosse uma estátua perfeita de mármore. Uma mente estava por trás de tudo, a mente de Deus. A incrível unidade das Escrituras evidencia que apesar de os pensamentos terem sido escritos por seres humanos, eles foram inspirados por Deus.
4. VOCÊ PODE CONFIAR NA BÍBLIA
(1) A forma como foi preservada a Bíblia é impressionante. Todos os primeiros manuscritos bíblicos foram copiados à mão muito antes de haver grandes impressoras. Os escribas faziam cópias dos manuscritos originais e os distribuíam. Milhares de cópias de tais manuscritos ou de porções dos mesmos ainda existem.
Manuscritos hebreus do Velho Testamento que são datados de 150 a 200 anos antes de Cristo foram encontrados perto do Mar Morto, em 1947. É maravilhoso saber que estes rolos de dois mil anos de idade continham exatamente as mesmas verdades que encontramos no Velho Testamento das Bíblias impressas atualmente. Essa é uma evidência poderosa de quão confiável é a palavra de Deus.
Os apóstolos primeiramente escreveram o Novo Testamento em forma de cartas que foram enviadas para as igrejas cristãs estabelecidas depois da morte e ressurreição de Cristo. Mais de 4.500 manuscritos completos ou de partes do Novo Testamento estão em exposição nos grandes museus e bibliotecas da Europa e América. Alguns deles são datados do segundo século. Comparando-os com as Bíblias de hoje, podemos facilmente ver que o Novo Testamento também permaneceu essencialmente inalterado desde que foi primeiramente escrito.
Atualmente, a Bíblia, ou porções dela, tem sido traduzida para mais de 2.060 línguas e dialetos. Ela é o livro mais vendido do mundo: mais de 150 milhões de Bíblias e porções bíblicas são vendidas a cada ano.
(2) A precisão histórica da Bíblia é impressionante. Muitas descobertas arqueológicas têm confirmado drasticamente a precisão da Bíblia. Os historiadores têm descoberto tabletes de argila e monumentos de pedra que têm trazido luz a nomes, lugares e eventos conhecidos previamente apenas na Bíblia.
Por exemplo, de acordo com Gênesis 11:31, Abraão e sua família “juntos partiram de Ur dos Caldeus para [ir à terra de] Canaã”. Por estar citada apenas na Bíblia, os escolásticos afirmavam que a cidade de Ur nunca existira. Então, os arqueólogos descobriram uma torre de um templo no sul do Iraque com um cilindro em sua base todo coberto com escrita cuneiforme. Ali estava contido o nome da cidade de Ur. Mais tarde, descobertas revelaram que Ur era uma metrópole bem sucedida de uma civilização altamente desenvolvida. Essa identidade da cidade havia sido esquecida, apenas a Bíblia preservara seu nome, até que a pá dos arqueólogos confirmou sua autenticidade. E Ur é apenas um dos muitos exemplos em que a arqueologia confirma a precisão da Bíblia.
(3) A precisão do cumprimento das predições bíblicas mostra que você pode confiar na Bíblia. A Escritura contém muitas predições impressionantes sobre eventos futuros, que agora estão se cumprindo diante de nossos olhos. Examinaremos algumas dessas profecias entusiasmantes nas lições futuras.
5. COMO ENTENDER A BÍBLIA
Ao explorar a Palavra de Deus, mantenha esses princípios em mente:
(1) Estude a Bíblia com um coração aberto. Se você meditar nas Escrituras com o coração e a mente abertas através da oração, o estudo se torna um contato pessoal com Jesus (João 16:13, 14).
(2) Leia a Bíblia diariamente. O estudo diário da Bíblia é a chave para o poder em nossa vida, um encontro com a mente de Deus (Romanos 1:16).
(3) Ao lê-la, deixe que a Bíblia fale por si mesmo. Pergunte: o que o escritor bíblico queria dizer? Ao meditar sobre o que um texto significa, você poderá aplicá-lo de maneira inteligente à sua vida hoje.
(4) Estude a Bíblia por assunto. Compare texto com texto. Jesus usou este método para provar que Ele era o Messias:
“E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras”. Lucas 24:27
Ao colocar em seqüência tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre um determinado assunto, ganhamos uma perspectiva equilibrada.
(5) Estude a Bíblia para receber o poder para viver por Cristo. A Palavra de Deus é descrita em Hebreus 4:12 como uma espada afiada de dois gumes. Ela tem mais do que palavras numa página, ela é uma arma viva em nossas mãos para lutar contra as tentações do pecado.
(6) Ouça enquanto Deus fala com você através de Sua Palavra. Se uma pessoa deseja conhecer a verdade bíblica sobre determinado assunto, ele ou ela precisa estar desejoso de seguir o que as Escrituras ensinam (João 7:17), não o que alguém pensa ou o que é ensinado por alguma igreja.
6. A BÍBLIA PODE MUDAR SUA VIDA
“A explicação das Tuas [de Deus] palavras ilumina e dá discernimento aos inexperientes”. Salmo 119:130
Estudar a Bíblia irá fortalecer seu “discernimento”, irá fortalecer você para superar os hábitos destrutivos, e irá capacitar você a se desenvolver física, mental, moral e espiritualmente.
A Bíblia fala ao coração. Ela lida com experiências da humanidade – nascimento, amor, casamento, paternidade e morte. Ela cura as feridas mais profundas da natureza humana, o pecado e a miséria que resulta dele.
A Palavra de Deus não é um livro sobre uma raça, uma era, uma nação ou uma cultura. Apesar de ter sido escrita no Oriente, ela também apela a homens e mulheres no Ocidente. Ela entra em lares de pessoas humildes e em mansões de ricos. Crianças amam suas histórias entusiasmantes. Seus heróis inspiram os jovens. O doente, o solitário e o idoso descobrem nela conforto e esperança para uma vida melhor.
Por Deus atuar através da Bíblia, ela tem grande poder. Ela quebra até mesmo os corações endurecidos contra todas as emoções humanas, amolecendo-os e enchendo-os de amor. Temos visto a Bíblia transformar um bandido e fumante de ópio em um pregador zeloso. Temos visto a Bíblia transformar um mentiroso e enganador num honesto e sincero professor. E temos visto esse Livro agarrar pessoas no limite do suicídio e dar-lhes esperança para recomeçar. A Bíblia produz amor entre inimigos. Ela transforma o orgulhoso em humilde, e o orgulhoso em generoso. A Bíblia nos fortalece em nossas fraquezas, nos anima nos momentos de desânimo, nos conforta no sofrimento, nos guia na incerteza, e nos acalma quando preocupados. Ela nos mostra como viver e morrer sem medo.
“Mas estes [verdades bíblicas] foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em Seu nome”. João 20:31
A maior razão pela qual deveríamos nos tornar familiarizados com as Santas Escrituras é que ela está cheia de imagens que nos revelam Jesus Cristo e que nos asseguram a vida eterna. Ao olhar para Cristo através da Bíblia somos transformados e nos tornamos mais semelhantes a Ele. Assim, por que não começar agora a descobrir o poder da Palavra de Deus que pode tornar você mais semelhante a Jesus?

A Bíblia de Mary Jones

                                                             
A determinação de uma menina do País de Gales (Grã-Bretanha), no século 18, que lutou para conseguir um exemplar da Bíblia Sagrada, serviu de inspiração para a fundação da primeira Sociedade Bíblica no mundo. A história de coragem e humildade de Mary Jones fez ainda a entidade adotar como lema: “levar a Palavra de Deus a todos os povos, em uma língua que possam entender e a um preço que possam pagar”.
Em 1792, aos 8 anos de idade, a pequena Mary começou a alimentar um sonho: ter a sua própria Bíblia. Ela tinha o desejo de ler aquelas histórias tão bonitas, que costumava ouvir na igreja, no conforto do seu lar. Satisfazer essa vontade da menina, no entanto, parecia algo impossível de ser feito.
Naquele tempo, as Bíblias ou quaisquer outros livros eram muito raros e caros. Apenas pessoas privilegiadas possuíam exemplares das Escrituras Sagradas.
A menina morava em uma pequena vila chamada Alan, e pela falta de estrutura local ainda não sabia ler, pois não havia escolas nas redondezas. Mesmo pertencendo a uma família humilde, ela fez uma promessa a si mesma: um dia, ela teria a sua própria Bíblia.
Aprendendo a ler
Aos 10 anos de idade, Mary teve a oportunidade de aprender a ler. Seu pai passou a vender tecidos numa vila próxima, chamada Aber, e soube que lá seria aberta uma escola primária.
Assim que a escola começou a funcionar, a garota foi uma das primeiras crianças a se matricular. Sempre motivada, ela logo se tornou uma das primeiras alunas de sua classe, aprendendo a ler em pouquíssimo tempo.
O propósito dela de conseguir uma Bíblia continuava firme. O empecilho de não saber ler já não existia mais, mas a grande dificuldade ainda era conseguir o valor necessário para comprá-la.
Trabalhando pelo sonho
Durante muito tempo, ela fez pequenos trabalhos, com os quais ganhava alguns trocados que ia juntando. Pegava lenha na mata para pessoas idosas, cuidava de crianças e comprou algumas galinhas, com a intenção de ganhar um pouco mais, passando a vender ovos.
Depois de economizar durante um ano, Mary abriu o cofre para conferir o quanto havia guardado. Porém, teve uma grande decepção: conseguiu economizar apenas uma pequena parte do que precisava para comprar a sua Bíblia.
Durante mais doze meses, ela continuou perseverando. Aprendeu a costurar e, com isso, levantou um valor um pouco maior, mas que não foi o suficiente para concretizar o seu sonho.
Imprevisto no meio do caminho
Um imprevisto no decorrer do terceiro ano de trabalho da menina atrapalhou ainda mais o seu objetivo. O pai dela ficou doente e deixou de trabalhar, o que a obrigou a usar tudo o que havia economizado no sustento de sua casa, sem poder guardar nada no cofre durante esse período.
Finalmente, ao final de quatro anos de trabalho, Mary conseguiu completar a quantia necessária para aquisição da sua tão sonhada Bíblia Sagrada. Nessa época, ela tinha 15 anos de idade.
Mesmo com o dinheiro em mãos, as dificuldades para concretizar o sonho da menina continuavam. Dessa vez, o problema era onde encontrar um exemplar para aquisição. Ela foi informada pelo pastor de sua igreja que não era possível comprar Bíblias em Alan, nem nas vilas vizinhas, mas somente cidade de Bala, que ficava a 40 quilômetros dali.
Animada com a notícia, ela foi correndo para casa e pediu a seus pais que a deixassem ir até o local. Inicialmente, eles não queriam que ela fosse sozinha, mas a mocinha insistiu tanto, até que os pais acabaram concordando.
Longa caminhada, de pés descalços
A longa e cansativa viagem de Mary Jones foi feita a pé. Para poupar seus sapatos na dura caminhada, ela resolveu ir descalça. Após andar um dia inteiro, ela chegou à casa do Reverendo Thomas Charles, onde era possível comprar exemplares da Bíblia.
Todavia, uma nova dificuldade surpreendeu Mary: o Reverendo havia vendido todas as suas Bíblias e os poucos exemplares existentes ali já estavam todos encomendados.
Diante da noticia, a menina caiu em prantos. Após se acalmar, contou toda sua longa história ao dono da loja. Comovido, ele dirigiu-se até um armário, retirou de lá uma das Bíblias vendidas e ofereceu a Mary.
Nascimento das Sociedades Bíblicas
Impressionado com a história da garotinha, o reverendo resolveu contar o que tinha ouvido a uma entidade Cristã local, os diretores da Sociedade de Folhetos Religiosos. Muito tocados com a luta de Mary Jones para conseguir seu exemplar da Bíblia, eles chegaram à conclusão de que experiências como a dela não deveriam mais se repetir.
Foi aí que os diretores decidiram, então, fazer alguma coisa para tornar a palavra de Deus acessível a todos. Após muitos estudos e oração, resolveram organizar uma nova sociedade, com a finalidade de traduzir, imprimir e distribuir a Bíblia.
Dessa forma, no dia 7 de dezembro de 1802, foi fundada a primeira sociedade Bíblica, que recebeu o nome de Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira.
Fonte: SBB - Sociedade Biblica do Brasil, http://www.sbb.org.br/



Acesse para assistir o video: www.youtube.com/watch?v=pIo36Fr2ZLg

Curiosidades bíblicas

                             

As Divisões da Bíblia
A palavra "Bíblia" vem do grego bíblia, plural de bíblion, "livros". 
Desta forma podemos entender que a Bíblia realmente é uma coleção de muitos livros.
Esses livros estão divididos em duas seções: 
O Antigo e o Novo Testamento. 
Divisão da Bíblia
ANTIGO TESTAMENTO 
O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a fé do povo no Deus de Israel e descreve a vida religiosa dos israelitas como povo de Deus. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo e obedecer-lhe em resposta a seu amor. O quadro seguinte ensina graficamente como estão agrupados os livros que formam o Antigo Testamento.
A Lei/Livros Históricos: 
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Históricos, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
Poéticos E De Sabedoria:
Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares. 
Profetas Maiores:
Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores:
Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. 

NOVO TESTAMENTO 
Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus.
O quadro que segue mostra os diferentes grupos de livros que compõem o Novo Testamento. Embora os eruditos divirjam em suas opiniões, tradicionalmente se diz que o apóstolo Paulo escreveu as cartas a ele atribuídas.
Evangelhos: 
Mateus, Marcos, Lucas, João.
Cartas Paulinas: 
Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom.
Cartas Gerais: 
Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas. 
Histórico: 
Atos dos Apóstolos 
Profético: Apocalipse 
Conteúdo da Bíblia
Nesta seção você vai encontrar resumos de cada livro da Bíblia. É evidente que, por sua brevidade, não são descrições completas. No entanto, podem ser úteis como uma referência adequada ao conteúdo da Bíblia. 
ANTIGO TESTAMENTO
GÊNESIS: Este livro, que mostra como era "no princípio", faz uma narrativa da criação, da relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes. 
ÊXODO: O nome Êxodo significa "saída". Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida. 
LEVíTICO: O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.
NÚMEROS: Os israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de entrar em Canaã, "a terra prometida". O nome do livro se deriva dos censos promovidos durante esse tempo no deserto. 
DEUTERONÔMIO: Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas. O nome do livro expressa essa "recapitulação" ou "segunda lei".
JOSUÉ: Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel. 
JUíZES: Os israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão. 
RUTE: O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema deste livro.
1SAMUEL: Samuel foi o líder de Israel no período compreendido entre os Juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei. 
2SAMUEL: Sob o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu. No entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito. 
1REIS: Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em conseqüência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.
2REIS: Israel foi conquistada pela Assíria em 721 a.C. Judá, pela Babilônia, em 586 a.C. Estes acontecimentos foram considerados como um castigo ao povo pela desobediência às leis de Deus. 
1CRÔNICAS: Este livro inicia com as genealogias de Adão até Davi e, em seguida, conta os acontecimentos do reinado de Davi. 
2CRÔNICAS: Este livro abrange o mesmo período que 2Reis, mas com ênfase em Judá, o reino do Sul, e seus governantes. 
ESDRAS: Depois de estar cativo na Babilônia por algumas décadas, o povo de Deus retornou a Jerusalém. Um de seus líderes era Esdras. Este livro contém a admoestação que Esdras fez ao povo para que este seguisse e honrasse a lei de Deus.
NEEMIAS: Depois do templo, também foi reconstruída a muralha de Jerusalém. Neemias foi quem dirigiu esse empreendimento. Ele também colaborou com Esdras para restaurar o fervor religioso do povo. 
ESTER: Este livro relata a história de uma rainha judia da Pérsia, que denunciou um complô que visava destruir seus compatriotas. Com isso ela evitou que todos fossem aniquilados. 
JÓ: A pergunta "Por que sofrem os inocentes?" é tratada nesta história bíblica.
SALMOS: Estas 150 orações foram usadas pelos hebreus para expressar sua relação com Deus. Abrangem todo o campo das emoções humanas, desde a alegria até o ódio, da esperança ao desespero. 
PROVÉRBIOS: Este é um livro de máximas de sabedoria, de ensinamentos éticos e de senso comum acerca de como viver uma vida reta. 
ECLESIASTES: Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como "filósofo" ou "pregador", faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea. 
CANTARES DE SALOMÃO: Este poema descreve o gozo e o êxtase do amor. Simbolicamente tem sido aplicado ao amor de Deus por Israel e ao amor de Cristo pela Igreja. 
ISAIAS: O profeta Isaías trouxe a mensagem do juízo de Deus às nações, anunciou um rei futuro, à semelhança de Davi, e prometeu uma era de paz e tranquilidade. 
JEREMIAS: Muito antes da destruição de Judá pela Babilônia, Jeremias predisse o justo juízo de Deus. Embora sua mensagem seja majoritariamente de destruição, Jeremias também falou do novo pacto com Deus. 
LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS: Tal qual Jeremias havia predito, Jerusalém caiu cativa da Babilônia. Este livro registra cinco "lamentos" pela cidade caída.
EZEQUIEL: A mensagem de Ezequiel foi dada aos judeus cativos na Babilônia. Ezequiel usou histórias e parábolas para falar do juízo, da esperança e da restauração de Israel. 
DANIEL: Daniel se manteve fiel a Deus, mesmo enfrentando muitas pressões quando cativo na Babilônia. Este livro inclui as visões proféticas de Daniel.
OSÉIAS: Oséias se vale de sua experiência conjugal, em que ele era dedicado à sua esposa, mesmo sabendo que ela lhe era infiel, para ilustrar o adultério que Israel tinha cometido contra Deus e para mostrar como o fiel amor de Deus pelo seu povo nunca muda. 
JOEL: Depois de uma praga de gafanhotos, Joel admoesta o povo para que se arrependa.
AMÓS: Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação. 
OBADIAS: Obadias profetizou o juízo sobre Edom, um país vizinho de Israel.
JONAS: Jonas não queria pregar para a gente de Nínive, que era inimiga de seu próprio país. Quando, finalmente, levou a mensagem enviada por Deus, seus habitantes se arrependeram.
MIQUÉIAS: A mensagem de Miquéias para Judá era de juízo, em vez de perdão, esperança e restauração. Especialmente notável é um versículo em que resume o que Deus requer de nós (6.8). 
NAUM: Naum anunciou que Deus destruiria o povo de Nínive por sua crueldade na guerra.
HABACUQUE: Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento. 
SOFONIAS: Este profeta anunciou o Dia do Senhor, que traria juízo a Judá e às nações vizinhas. Esse dia, que haveria de vir, seria de destruição para muitos, mas um pequeno remanescente, sempre fiel a Deus, sobreviveria para abençoar o mundo inteiro.
AGEU: Depois que o povo voltou do exílio, Ageu o admoestou para que dessem prioridade a Deus e reconstruíssem em primeiro lugar o templo, mesmo antes de reconstruírem suas casas. 
ZACARIAS: Como Ageu, Zacarias instou o povo a reconstruir o templo, assegurando-lhes a ajuda e bênçãos de Deus. Suas visões apontavam para um futuro brilhante. 
MALAQUIAS: Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do "Dia do Senhor". 

NOVO TESTAMENTO 
MATEUS: Este Evangelho cita muitos textos do Velho Testamento. Ele se destinava primordialmente ao público judeu, para o qual apresentava Jesus como o Messias prometido nas Escrituras do Velho Testamento. Mateus narra a história de Jesus desde seu nascimento até sua ressurreição e põe ênfase especial nos ensinamentos do Mestre. 
MARCOS: Marcos escreveu um Evangelho curto, conciso e cheio de ação. Seu objetivo era aprofundar a fé e a dedicação da comunidade para a qual ele escrevia.
LUCAS: Neste Evangelho é enfatizado como a salvação em Jesus está ao alcance de todos. O evangelista mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade. 
JOÃO: O Evangelho de João, pela sua forma, se coloca à parte dos outros três. João organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. Seu estilo literário é reflexivo e cheio de imagens e figuras. 
ATOS DOS APÓSTOLOS: Quando Jesus deixou os seus discípulos, o Espírito Santo veio habitar com eles. Este livro foi escrito por Lucas para ser um complemento ao seu Evangelho. Ele relata eventos da história e da ação da igreja cristã primitiva, mostrando como a fé se propagou no mundo mediterrâneo de então. 
ROMANOS: Nesta importante carta, Paulo escreve aos romanos sobre a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que crêem em Cristo. O apóstolo reafirma a grande bondade de Deus e declara que, através de Jesus Cristo, Deus nos aceita e nos liberta de nossos pecados. 
1CORíNTIOS: Esta carta trata especificamente dos problemas que a igreja de Corinto estava enfrentando: dissensão, imoralidade, problemas quanto à forma da adoração pública e confusão sobre os dons do Espírito.
2CORíNTIOS: Nesta carta o apóstolo Paulo escreve sobre seu relacionamento com a igreja de Corinto e as dificuldades que alguns falsos profetas haviam trazido ao seu ministério.
GÁLATAS: Esta carta expõe a liberdade da pessoa que crê em Cristo com respeito à lei. Paulo declara que é somente pela fé que as pessoas são reconciliadas com Deus. 
EFÉSIOS: O tema central desta carta é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.
FILIPENSES: A ênfase desta carta está no gozo que o crente em Cristo encontra em todas as circunstâncias da vida. O apóstolo Paulo a escreveu quando estava encarcerado. 
COLOSSENSES: Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida.
1TESSALONICENSES: O apóstolo Paulo dá orientações aos cristãos de Tessalônica a respeito da volta de Jesus ao mundo. 
2TESSALONICENSES: Como em sua primeira carta, o apóstolo Paulo fala do retorno de Jesus ao mundo. Também trata de preparar os cristãos para a vinda do Senhor. 
1TIMÓTEO: Esta carta serve de orientação a Timóteo, um jovem líder da igreja primitiva. O apóstolo Paulo lhe dá conselhos sobre a adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja. 
2TIMÓTEO: Esta é a última carta escrita pelo apóstolo Paulo. Nela lança um último desafio a seus companheiros de trabalho. 
TITO: Tito era ministro em Creta. Nesta carta o apóstolo Paulo o orienta sobre como ajudar os novos cristãos.
FILEMOM: Filemom é instado a perdoar seu escravo, Onésimo, que havia fugido. Filemom deveria aceitá-lo de volta como a um amigo em Cristo.
HEBREUS: Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos.
TIAGO: Tiago aconselha os cristãos a viverem na prática sua fé e, além disso, oferece ideias sobre como isso pode ser feito. 
1PEDRO: Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja primitiva que estavam sendo perseguidos por causa de sua fé.
2PEDRO: Nesta carta o apóstolo Pedro adverte os cristãos sobre os falsos mestres e os estimula a continuarem leais a Deus. 
1JOÃO: Esta carta explica verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de amarem uns aos outros. 
2JOÃO: Esta carta, dirigida à "senhora eleita e aos seus filhos", adverte os cristãos quanto aos falsos profetas. 
3JOÃO: Em contraste com sua Segunda Carta, esta fala da necessidade de receber os que pregam a Cristo. 
JUDAS: Judas adverte seus leitores sobre a má influência de pessoas alheias à irmandade dos cristãos. 
APOCALIPSE: Este livro foi escrito para encorajar os cristãos que estavam sendo perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles. Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.
Fonte: iLúmina - A Bíblia do século XXI