segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Os relacionamentos são muito importantes!


                                     



 "São os relacionamentos que nos ferem.

Mas são os relacionamentos que Deus usa para nos curar".

 


Como vai seu relacionamento conjugal? Continua alegre, leve e comunicativo ou se tornou tedioso, cansativo e monótono? Como vai sua comunicação com seus filhos? Aberta, informal, fluente e descontraída ou se tornou tensa, cheia de gritos e palavrões? Como vai seu relacionamento com os amigos? Tem encontrado espaço para desabafar, falar de seus sonhos e desejos, medos e decepções, frustrações e desencontros ou já não tem mais coragem de desabafar com eles porque a confiança acabou? Como vai teu convívio com a sua comunidade de fé? Está emocionante, harmonioso e cheio de desafios, ou ir a igreja se tornou um fardo quase impossível de carregar? Quando você entra no templo qual a sensação que te invade? Alegria? Gratidão? Paz? Ou a tristeza, o desânimo e a desilusão tem sido suas companheiras nos domingos que frequenta a igreja? Como vai sua vida com Deus? Ainda tem tempo para falar com ele revelar seus sentimentos, sonhos e frustrações ou Ele não tem mais espaço em sua agenda repleta de compromissos?

Na vida todos os nossos relacionamentos passam por altos e baixos. Toda relação tem períodos fantásticos e épocas sofríveis. Toda associação, parceria, alianças e pactos, pois é isso que os relacionamentos são, passam por dias tempestuosos e mares bravios.
Se você tem dificuldades em seu relacionamento com cônjuge, filhos, amigos, igreja, emprego e chefes, vizinhos e parentes, Deus, entre outros, bem-vindo ao clube, você não esta só neste barco, tem mais de seis bilhões de seres humanos passando por situações semelhantes.

Com o passar do tempo todo relacionamento, conjugal, fraternal, profissional, eclesiástico, social, seja lá qual for, enfrentará crises e decepções, frustrações e desalentos, esfriamentos e indiferenças. Chamamos isto de "desgastes". É semelhante a uma máquina que trabalha horas a fio e de repente começa a dar sinais de que existe algum problema, é hora de fazer a manutenção. É preciso trocar alguma peça, lubrificar outras, trocar o óleo, fazer reparos técnicos. Geralmente nesta hora algum profissional competente é chamado e faz duas coisas.
Primeiro é feito o diagnóstico, onde aponta possíveis problemas, avarias e causas do mau funcionamento.
Em segundo lugar ele mostra o prognóstico, apontando soluções cabíveis para trazer saúde técnica para a máquina em questão.
Nossos relacionamentos precisam ser observados de perto e frequentemente. É comum o tempo desgastar até mesmo os relacionamentos mais saudáveis que existem.
Semelhante a uma máquina, nossos relacionamentos começam a enviar sinais de problemas que existem ou que se avizinham. Nossa tendência é ignorá-los.
Agimos como se nada estivesse acontecendo e depois nos deparamos com um divórcio, demissão, fim de uma amizade, afastamento da nossa comunidade de fé que é a nossa igreja, as pessoas se afastam de Deus, enfim não atentamos para os sinais que nos chegam diariamente.

TITANIC O AVISO

O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi o maior objeto móvel já construído pelo homem até então. Media cerca de 273 metros (ou seja, quase quatro campos de futebol) por 40 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 150 andares. Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino à Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40 do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX e é até hoje. Jack Philips e Harold Bride eram as pessoas responsáveis de repassar ao comandante do navio mensagens de novidades no mar como de icebergs que poderiam afundar o navio, contudo ignoraram avisos que chegaram e acharam que não eram tão importantes, quando o alerta soou já era tarde demais não dava mais para desviar a grande nau e assim 1.523 pessoas morreram na tragédia”.(1)

Noto que quando um relacionamento está desgastado, não conseguimos mais ver as qualidades do outro, os motivos que uniram as duas partes são esquecidos, o foco já não é mais nas qualidades que unem, mas nos defeitos que separam, os diálogos que são usados para construir desaparecem e quando surgem só servem para colocar mais sal nas feridas. Neste ponto algo tem que ser feito ou então a separação, o fim do relacionamento, o término da aliança, a quebra do vínculo é iminente.
Tudo o que está ruim pode melhorar. Mas tudo o que está bom pode piorar.
É preciso repensar os nossos relacionamentos. Nada sobrevive sem cuidados. Nossos relacionamentos nunca serão saudáveis se descuidarmos e "deixarmos a vida levá-los".
Ter bons relacionamentos na vida não é obra do acaso, mas também não é tarefa impossível. Pois com diligência, esmero e empenho podemos e ter mais qualidade de vida relacional. 

TRÊS TIPOS DE RELACIONAMENTOS

 

Poucos assuntos são tão importantes na vida quanto o dos relacionamentos.

Quando falo de relacionamentos, este tema em minha mente é visto de três ângulos:

 

 Relacionamento com Deus. Acredito piamente que a vida só poderá ser vivida na sua plenitude, se estivermos bem com Deus.

 Durante todas as escrituras sagradas este assunto é redundante:

 Já no Éden, encontramos Deus se relacionando com Adão, colocando este no jardim que Ele criou e dando ao primeiro homem a incumbência de cuidar do paraíso, o lavrando e o guardando.

E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim  do Éden para o lavrar e o guardar.                                                                                                              (Gn 2.15)

 

Relacionamento com as outras pessoas. Ainda no primeiro livro da bíblia, vemos o primeiro relacionamento entre pessoas desenrolar-se. Adão recebe de Deus um presente maravilhoso que foi a sua companheira Eva. Enquanto o primeiro homem dorme um sono profundo, o Criador tira dele uma costela e desta, forma a primeira mulher.

 

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.
Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. (Gn 2. 18-22)                                         

 

Inicia-se assim o primeiro relacionamento familiar e como fruto desta relação conjugal, nascem dois meninos, o primeiro chamado Caim e o segundo Abel.

                                                   
E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.                                                                                                           ( Gn 4.1-2 )

 

Relacionamento com a vida. Chamo assim todas as situações e circunstâncias que a humanidade enfrenta no dia a dia, o trabalho, as enfermidades, os desafios, as oportunidades, as lutas, as alegrias, as frustrações, as vitórias, os fracassos, os sonhos, as desilusões, as perdas materiais, as dores existenciais, as decepções, a morte de entes queridos e até o fim de sua própria existência.

 

São os relacionamentos que nos ferem, contudo são os relacionamentos que Deus usa par nos curar. Esta verdade eu tenho experimentado ao longo de trinta e sete anos. Quando somos feridos, o desejo é de se isolar, se afastar das pessoas, abandonar  relacionamentos, o desejo é remoer a dor, guardar ressentimento, alimentar o desejo de vingança e de justiça.

 

Porém quando fazemos o contrário nos entregando em novas amizades, se aproximando de gente, tentando ser empático, buscando perdoar o ofensor, percebo que Deus começa a transformar o nosso sofrimento em experiências do passado, começa a usar a nossa dor par nós curarmos a dor alheia, compreendendo melhor a ferida no coração dos outros e passamos a ser um

canal de bênçãos nas mãos de Deus para a cura do próximo, e neste processo Deus também nos cura.

 

A minha proposta aqui é que você repense os seus relacionamentos como eu fiz nos últimos meses enquanto escrevia estes textos.

 

Pode ser que seus relacionamentos estejam muito bem ou talvez não.  O que afirmo sem medo de errar é o seguinte: tudo o que está bom pode melhorar. Se você esta vivendo os melhores dias em seus relacionamentos, parabéns,fico feliz por você, todavia se tudo vai mal, deixa eu te dizer uma coisa, ainda resta uma esperança, enquanto estamos vivos é porque a nossa missão ainda não acabou. Deus tem com certeza uma nova fase para sua vida, o melhor de Deus ainda está por vir, nem tudo esta perdido, vire a página da sua vida, Deus sempre tem uma nova oportunidade para nós.

 

Venha comigo nesta viagem, vamos repensar os nossos relacionamentos, com Deus, com as pessoas e com a vida.