Adolescentes e Jovens



APOSTILA PARA JOVENS E ADOLESCENTES
AULA 1

COMO VAI A TUA CONSCIÊNCIA

Tg 1:13 a 15

INTRODUÇÃO

1. O adolescente que vive envolvido pelo sentimento de culpa é um adolescente que terá muita dificuldade para se relacionar com o mundo que está à sua volta.

2. Muitos adolescentes vivem escravizados pela ideia obsessiva de culpa gerada quando praticam pecados. Existem adolescentes que vivem tão obcecados em buscarem santidade por si mesmos, que vivem atrás de fórmulas ditas “espirituais”. Isso acaba por levá-los ao esgotamento espiritual, em que, após cada falha, penalizam-se e sentem-se culpados.

I. CULPA REAL OU IMAGINÁRIA

1. O texto de Rm 1:16-17 procura nos ensinar que a vida do justo deve ser baseada na fé, não uma fé na fé, mas fé em Deus, ou seja, creio que só pela graça de Deus é que me torno cada vez mais santo. Sendo assim, a santidade é obra do Espírito Santo em minha vida, e não resultado de meu esforço. Por isso, se depender de mim mesmo, nunca terei uma consciência limpa. Só estarei entendendo e vivendo a obra da cruz na minha vida (Is 53:5).

· Como ter uma consciência limpa, livre da culpa?

· O que está errado?

· Qual a diferença de culpa para sentimento de culpa?

2. O adolescente que vive envolvido pelo sentimento de culpa é um adolescente que terá muita dificuldade para se relacionar com o mundo que está à sua volta, pois tal sentimento se baseia na sensação ou entendimento de que tudo que fazemos envolve o pecado.

3. Já a culpa é algo concreto. Uma pessoa culpada é uma pessoa que fez algo de errado e por isso mesmo é culpada, pois seu ato é digno de reprovação. De acordo com Tg 1:13 a 15, esta diferenciação entre culpa e sentimento de culpa fica clara. No texto, o problema não é ser tentado, e sim aceitar a proposta feita pela tentação. Só se aceitar a proposta é que errarei, pecando e, consequentemente, serei culpado. 

4. O problema é que existem diversos adolescentes que só pelo fato de passarem pela tentação se sentem culpados; eles não pecaram, mas foram tentados. A questão na cabeça de muitos é que tentação e pecado são a mesma coisa. E então, apesar de não terem pecado, se sentem culpados. Pelo fato de não serem culpados, realmente eles vivem o lado psicológico da culpa (sentimento de culpa). Por exemplo, vejamos alguns casos:



· Um adolescente olhando para uma pessoa do sexo oposto que o atrai.

· A reação de um adolescente diante de atitudes que seus pais tomam e que vão contra a sua vontade.



II. O perdão de Deus

Por que alguns adolescentes não se sentem perdoados?

1. O fato é que para haver perdão é preciso haver motivo para ser perdoado. A questão é que Deus só irá me perdoar se eu tiver pecado, ou seja, “se eu tiver culpa no cartório”. Acontece então que muitas pessoas que desenvolvem o sentimento de culpa não se sentem perdoadas e nem podem ser perdoadas, pelo simples fato de não haverem pecado. Mesmo anos e anos pedindo perdão para Deus nunca conseguem ouvir Deus dizendo: “Perdão de quê? Você nem pecou!”. Elas estão aprisionadas num sentimento de culpa que precisa ser sarado ao invés de perdoado, pois não há perdão para algo que não aconteceu de fato.

2. A palavra de Deus, em I Jo 1:9 a 2:2, diz que Deus é fiel para perdoar os nossos pecados, ou seja, as nossas culpas. Simplesmente, João despreza o sentimento de culpa nesse texto porque não há lugar para se perdoar falsas sensações.

3. O perdão divino é a liberação de Deus sobre a vida do pecador. É o olhar de Deus para essa pessoa através da cruz de Cristo, local esse em que, em virtude do sacrifício do Filho de Deus, o homem é perdoado das culpas que tinha, que tem e que virá a ter.



III. O que Deus quer?

Em Filipenses 2:12-16, a palavra de Deus nos chama para sermos santos. De certo modo, a vontade de Deus é que nos tornemos santos, ou melhor ainda, que sejamos seus imitadores (I Coríntios 11:1). Deus não nos perdoa para que continuemos a pecar, mas para que, perdoados, tenhamos livre acesso a Ele, e assim prossigamos para o alvo que nos está proposto em Cristo Jesus: sermos santos como Ele é santo (I Pedro 1:14-16).

No entanto, ao refletirmos juntamente com Paulo em Romanos 7:15-25, vemos que a natureza do homem é corrompida por si só. Apesar de sabermos o que é certo, não conseguimos fazê-lo por nós mesmos. Eu quero ser santo, mas não consegui desenvolver a santidade.

CONCLUSÃO

1. Em primeiro lugar, deve se ter bem claro que santidade não é igual a não pecar. O adolescente que está desenvolvendo a santidade peca e só atingirá a perfeição completa na volta de Cristo. 

2. Outra coisa que deve estar bem clara é que santidade não é viver alienado do mundo, mas viver o caráter transformado nesse mundo. Santidade tem muito mais a ver com fruto do Espírito (Gálatas 5:22 e 23) do que com dons do Espírito. 

3. Além disso, João nos diz que o mundo nos conhecerá se amarmos uns aos outros. Perceba também que em João 17:15, Jesus não pede para sermos retirados do mundo, como muitos querem ser, mas ele quer que nós vivamos o evangelho para dar testemunho de santidade ao mundo. 

4. Essa santidade, eu não a desenvolvo por mim mesmo, mas é o poder de Deus que age em mim para que eu seja santo. Assim, a santidade não é obra minha, mas do Espírito Santo (Efésios 1:3-5).



AULA 2

QUAL DEVE SER O REAL INTERESSE DE SE IR A IGREJA

At 5: 1 -11

1. A igreja evangélica brasileira tem recebido muito nesses últimos anos, nunca se viu tanto crescimento, milagres, curas, prosperidade, bênçãos, expansão do mercado evangélico, evangélicos sendo reconhecido em vários cantos do país. Em meio a toda essa realidade, uma coisa me preocupa. Qual é o real interesse de virmos à igreja?

2. É importante pararmos para pensar, porque quando não assumimos o real motivo, fazemos as coisas com outros interesses e acabamos tendo uma fé sem fundamento.

3. Vamos analisar a história de Ananias e Safira, e ver o que eles fizeram para que eles morressem.



I. INTERESSES QUE LEVAM PESSOAS AS IGREJAS –VS. 1 e 2

Ananias e Safira fingiram que haviam doado a importância total do campo deles que tinham vendido. Vamos ler At 4: 32 a 37 para entender melhor o contexto deste texto. Todos davam as suas propriedades Barnabé deu todo seu dinheiro (venda do campo) Ajudar aos outros e dar suas propriedades, era algo que ardia no coração de todos da igreja primitiva. Ananias e Safira em meio a todo esse mover, queriam fazer a mesma coisa. Só que eles tinham basicamente dois problemas:

a. Empolgação – eles estavam empolgados porque todos estavam fazendo.

b. Motivação errada – eles queriam aparecer.

c. Eles desejavam compartilhar da glória e da atitude da generosidade dos cristãos, mas não eram generosos em seus corações.

d. Queriam a glória e o prestigio de quem tinha feito um “grande sacrifício”.

e. Aplicação: Algumas pessoas que vem a igreja tem os mesmos problemas que eles, principalmente adolescentes e jovens.

f. Empolgação É “levado” pelo momento. Não sabe o que quer. Onde os amigos estão ele (a) está. Se todos estão crentes ele também está (vai “na onda da galera”) Pessoas assim são levadas facilmente, não tem raiz profunda.

g. Motivação. Quero começar com a mesma pergunta do começo da lição:

· O que te motiva a vir à igreja?

· Qual é o seu real interesse?

Amigos? Mulheres? Homens? Bênçãos? Prosperidade? Ser bem visto? Religiosidade? Medo ser mal falado? Medo de ir para o inferno? Programações? Porque todos estão indo?

h. Quando sua motivação é errada, tudo está errado.

i. Jesus deve ser a motivação primordial. Tudo que eu faço é por amor a Deus. Essa deve ser a verdadeira motivação de todo cristão.



II. Ninguém se esconde de Deus (Versos 3 e 4)

1. Ananias e Safira acharam que podiam esconder o seu segredo, que era guardar parte do valor do campo. E Falar que deu tudo. O problema não foi ter dado parte do dinheiro, mas a mentira. Eles podiam ter ficado com todo o dinheiro da venda do campo, mas problema estava no coração. A atitude deles de reter demonstra o que estava no coração deles. No fundo não queriam dar. A intenção deles era aparecer, mostrar para todos o que eles tinham feito.

2. Aplicação. As pessoas acham que escondem de Deus. Sempre foi assim, desde o Éden. Esconder às vezes é melhor, mais fácil. Pois não passamos vergonha, por aquilo que fizemos, e acabamos saindo bem com todos (político). No fundo o coração está bem longe daquilo que é o certo. Quem você é de verdade? Você vive de aparências, máscaras, faz média com outros. Exemplos.

· Quem você quer agradar?

Vamos ler 4b.

III. A morte de Ananias e Safira (versículos 5, 9 e 10)

1. A penalidade para eles foi a muita alta. Suas atitudes tiveram um preço muito alto Não adiantava voltar mais atrás. Eles deveriam ter pedido perdão e se reconciliado. Pedro dá a eles essa oportunidade quando pergunta, sobre qual era o valor do campo?

2. Aplicação. O interesse errado leva pessoas a destruição. Quando não temos o Senhor, como real motivação e interesse perdemos o foco e por isso não temos fundamento. Dinheiro, amigos, líderes, grupos, culto, igreja, tudo isso passa, mas o relacionamento com Deus nunca passa, levamos para a eternidade. Pessoas erram (lideres, pastores, pais, amigos), isso acontece. Por isso nunca apoie sua fé nas pessoas. Firme sua fé em Cristo. Então você estará firmado na rocha.

CONCLUSÃO

1. Avalie suas motivações e interesses.

2. Lembre-se tudo que fazemos, Deus está vendo. Não escondemos nada Dele.

3. Tudo isso é importante para que vejamos se temos a nossa fé firme em Deus, e nas coisas passageiras.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AULA 3

VENCENDO GIGANTES APRENDENDO A SE COLOCAR 

NO LUGAR DOS SEUS PAIS

1 Sm 17.32-58




Às vezes teus pais não te compreendem ou não querem colocar-se em seu lugar. Você tentou colocar-se no lugar deles? 

I. AS ATITUDES DOS PAIS 

1. Os pais se comportam, às vezes, de formas muito estranhas. Quando você é pequeno, sempre andavam atrás de você dizendo para lavar as mãos e se pentear. Agora, se veem você diante do espelho, riem e falam  que é um convencido. Não há quem os entenda! Em determinado momento estão furiosos porque dizem que é demasiado independente; no minuto seguinte se queixam alegando que sempre está “grudado” a eles e que não é suficientemente independente. Te ridicularizam diante de teus amigos, não respeitam sua vida privada; enfim, somente parecem desfrutar amargurando a sua existência e fazendo-lhe a vida muito mais difícil do que já é. 

· E, é a isto que se chama de “ser pais”? 

· Não se dão conta de que adolescentes também tem seus próprios sentimentos? 

2. Sim, é claro que se dão conta. Mas estão rodeados de tantos problemas, e preocupados por tantas dificuldades, que a grande realidade de que você é um ser humano, com direito a pensar, a sentir e a viver por você mesmo, às vezes parece ficar relegado a um segundo plano. 

3. O certo é que quando os filhos se convertem em adolescentes, os pais enfrentam uma situação completamente nova, que a maioria das vezes é surpreendente e inesperada: seus filhos queridos, bons e obedientes, se convertem em um momento para outro em adolescentes voluntariosos e difíceis de governar. Da noite para o dia se vem com toda sorte de novas situações: seus filhos saem com garotas (ou vice-versa), assistem a excursões de vários dias, praticam esportes perigosos, começam a trabalhar... 

4. É verdade que também eles passaram por tudo isto, mas com uma diferença: não como pais, senão como adolescentes. Naquela ocasião os pais eram outros, que lutavam e reprimiam. Mas agora, tem passado a ocupar o lugar de pais, e se sentem responsáveis por você, e na obrigação de ajudá-lo em toda classe de dificuldades e problemas, a maioria dos quais são totalmente novos para você. Deve compreender que para eles, somente o fato de viver com você, com seus costumes, sua música e sua forma de se vestir, já lhes é difícil, quando não frustrante. Não tem que ficar espantado, pois se algumas vezes se mostrarem inquietos e preocupados. Possivelmente passaram a ocupar sua posição de pais sem estarem tão bem preparados como deveriam. Muitos pais arrastam consigo um lastro de problemas de sua própria infância e juventude; problemas que às vezes se remontam a várias gerações atrás, dentro da tradição da família. Têm todo tipo de temores. Estão inseguros de suas próprias ideias e valores, e possivelmente ainda não tem realizado um projeto de vida que os satisfaça totalmente. 

5. Por outra parte, seu crescimento e desenvolvimento tem criado neles um sentimento mais vivo de dor que produz na vida a perda dessas coisas que se querem. Para alguns pais, ao dar-se conta de que seus filhos estão crescendo também os faz perceberem de que estão envelhecendo, de que a vida passa com rapidez; tem que enfrentar a triste realidade de que os anos passam velozmente e ainda não tem alcançado os objetivos que se haviam proposto na vida, e que possivelmente já não poderão alcançar. Esse sentimento de frustração pode conduzir os pais a uma ambição muito comum: tratar de conseguir por seu intermédio tudo o que para eles foram sonhos impossíveis. E isto pode chegar a ser uma verdadeira fonte de problemas. 

6. Outra das razões que motiva muitas vezes a intranquilidade e o desassossego de seus pais são os comentários da imprensa sensacionalista. Em revistas e periódicos leem continuamente artigos nos quais se afirma que os pais são responsáveis de todos os problemas da juventude; que os pais são os culpados da degeneração social; que para ser bons pais tem a obrigação de lutar até o fim. E isto os assusta. Nos dias de seus avós, se João era um mau filho, e se comportava como tal, a culpa era do próprio João, de ninguém mais. Em nossos dias, os seus pais são acusados por não haverem sabido tratá-lo, educá-lo e encaminhá-lo corretamente. 

7. Assim, pois deve enfrentar a realidade: ainda que seja um filho modelo, um adolescente perfeito, seus pais continuarão vendo problemas em você, enfrentando-o quase todo o tempo. Não importa o que terá de fazer para agradá-los, não importa o muito que se esforce em tratar de ser um paradigma de adolescente, seus pais seguirão pensando que seus anos de adolescência são os mais difíceis que eles tem tido que enfrentar. 

II. AS ATITUDES DOS ADOLESCENTES 

1. Acabamos de ver como você ve a seus pais. Agora vejamos como eles veem você. Os anos da adolescência não são fáceis. Pode ser que ultimamente tenha crescido tanto que você já quase não se reconhece. Ou quiçá, seja ao revés, e seu crescimento é tão lento comparado com o de seus amigos, que te faz sentir um pouco criança quando está com eles. Possivelmente, o desenvolvimento físico tenha feito você engordar muito e tenhas pernas e braços gordos. Às vezes você se pergunta como te veem os demais, e se preocupa pensando se realmente chegará a ser o tipo de homem ou mulher que gostaria. 

2. Pouco a pouco, irá se sentindo mais filosófico e pensador. Terá dado conta do que significa ser um mesmo, separado do grupo que formam os demais. Ultimamente tem começado a perguntar-se: Quem você é? O que é a vida e para que se esta nela? E o mal é que você enfrenta estes problemas em um mundo que a maior parte das vezes se apresenta pouco amistoso e bastante hostil. Certamente a adolescência pode chegar a ser uma época de verdadeira angústia. E à medida que a maturidade se aproxima, a angústia aumenta. Te preocupa a possibilidade de tomar decisões equivocadas - a carreira, o matrimônio, o trabalho, etc. Dúvida de sua capacidade para enfrentar todas as responsabilidades de um adulto maduro e responsável. Por isto quer que te compreendam, que reconheçam seu valor, que se deem conta de que é uma pessoa capaz de assumir responsabilidades. 

3. Mas os que te rodeiam não parecem muito dispostos a ajudá-lo. Se tem treze anos, teus pais queixam-se de que é muito sensível, de que não se pode dizer-lhe nenhuma palavra sem que você se inflame como pólvora. Por outra parte, alegam que é pouco comunicativo, que não lhes conta nada e que sempre responde com monossílabos às suas perguntas. Possivelmente, você também se dá conta de que não é como os demais, todo amável e simpático como deveria ser, mas tem tantas coisas em que pensar que não lhe sobra tempo para suportar as “tontices” da família 

4. Se você já tem catorze anos, possivelmente já terá resolvido parte dos problemas que te preocupavam aos treze. Sua atitude frente a seus pais é mais serena, e também eles parecem compreendê-lo melhor; se esforçam em ajudá-lo mais e te criticam menos. 

5. Aos quinze anos o problema se agrava outra vez. Teus pais se queixam de que quase não lhes dirige a palavra, de que você guarda tudo, de que se comporta como um mal educado e se veste de forma desalinhada. A verdade é que começas a sentir-se bastante independente. É certo que tens muitas coisas sobre as quais gostaria de dialogar, mas não com seus pais! Você começou a descobrir uma montanha de problemas da idade adulta que pouco a pouco estão aparecendo, e ao mesmo tempo se dá conta de suas próprias limitações para superá-los. Com a esperança de compreender melhor a você mesmo e aos que te rodeiam se tornou um pouco psicológico. Não desanimes; a maioria dos problemas que agora enfrenta desaparecerão no próximo ano. 

6. Aos dezesseis as coisas mudam. Você perceberá que a vida não é tão difícil como pensava. Terá aprendido a controlar melhor suas próprias emoções, e vai se sentir mais sociável e amistoso e tentará compreender o ponto de vista dos demais. Sentirá mais confiança em si mesmo, e isto fará ser possível opinar com melhores critérios os outros. 

7. Terá alcançado a primeira fase da maturidade, e pode ser que isto faça que com que seus pais, ao perceberem que já não é tão criança, abram um pouco as mãos, o que motivará maior compreensão. Quando lhe expôr um problema, pode confiar em que o tratarão como a um adulto. Pouco a pouco compreenderá que as restrições e proibições que lhe haviam imposto, em certo sentido eram necessárias, e você se sentirá agradecido pela maior margem de liberdade que lhe concedem. Ainda que seja difícil aceitar as proibições que todavia te impõem, pouco a pouco dará conta de que seus pais, no fundo, são bastante razoáveis, e de que se pode dialogar com eles. Trate de aceitar a distância que o separa deles. Não se arrependerá. Talvez se sinta tentado a pensar que é demasiado difícil ser adolescente. Tem razão. Mas lembre-se que não é fácil ser pais de um adolescente. 


















III. DEUS TE FEZ MAIS QUE VENCEDOR 

1. Um dos desejos de Deus para a sua vida é que você vença todos os seus desafios. Ele quer que você ultrapasse os limites e que supere os conflitos. 

2. A estratégia do diabo, sempre será paralisar sua vida. Se você peca, você fica onde o diabo quer. Quando você faz algo de errado procura sempre se esconder, e todo indivíduo que faz coisas erradas, sempre se esconde dos outros. Em Gênesis 3:8 Adão se escondeu de Deus em meio ao jardim, por que sentiu medo. O fruto de algo escondido traz consequências mais tarde. Sempre digo para os meus discípulos: se você é fiel a Deus em oculto, Ele te honrará em público, mas se pecar e deixar em oculto o pecado, muito cuidado com o que pode acontecer, você pode acabar sendo humilhado diante de todos. 

3. O adolescente vive a fase da descoberta que é um período onde ele acha que vai encontrar seu par ideal e muitas vezes procura um namoro escondido dos seus pais, do discipulador, de seus pastores, o que pode trazer consequências desagradáveis. Quem vive escondido, vive em trevas, e Deus não quer que você viva em trevas, afinal Ele lhe fez para ser luz. Seja luz, esteja aceso, por que somente o pecado pode lhe apagar. 

4. O pecado lhe tira de circulação e esse é alvo do diabo: tirar você de circulação, porque você é uma ameaça para ele. O inferno é insistente em seus objetivos. Ele só descansa quando alcança seus objetivos. Como vencer os seus desafios de adolescente: 



IV. VENCENDO A ANSIEDADE E NUTRINDO A SANTIDADE 

1. A ansiedade (I Pe 5:7 Fl 4:6-7) tem sido uma das armas do inimigo para gerar conflitos na adolescência. Porem a santidade o leva ao êxito em tudo. Ansiedade por namoro, noivado ou casamento, pode lhe levar a perder tudo o que Deus tem planejado para sua vida. Muitos adolescentes por não quererem ficar sozinhos, ficam passando de mão em mão em um tremendo conflito.A ansiedade em qualquer situação leva o homem a inquietação trazendo perturbação de espírito, o que leva o individuo a tomar decisões erradas, como por exemplo um casamento precipitado. 

2. Vemos em II Samuel 21:15-22, que Gobe era terra de gigantes, uma terra de conflitos. Todos vivem em algum momento na terra de Gobe. Talvez você se pergunte: como um gigante pode ser gerado na adolescência? No namoro com alguém que não tem aliança com Deus. Você não pode emprestar o seu coração para ser terra de conflitos, senão você erra o alvo. Seu alvo é ser um jovem ou adolescente adestrado para destruir gigantes. 

3. Davi tinha homens adestrados somente para derrubar gigantes e o maior gigante a ser derrubado é aquele que é alimentado na alma. Seu desejo indomado pelo pecado pode se tornar um gigante em sua vida, porém para destruir um gigante tem que ser uma valente de Deus. Você é o valente de Deus que destruirá os gigantes. Nossa alma alimenta comportamentos errados e isto gera confusão. A intenção do diabo é lhe colocar em cadeias. 

CONCLUSÃO 

Na vida sempre enfrentamos e enfrentaremos gigantes. Muitos gigantes tem se apresentado, entre eles a pornografia, sensualidade, namoro ilícito, mentiras, mágoas, rancor, timidez e o medo, podem ser os gigantes que você tem alimentado em sua alma. Uma alma pode ser carnal ou espiritual, uma questiona e outra obedece. A vontade de Deus é que você vença os seus limites, por que afinal, Ele te chamou para conquistas ilimitadas. 


















AULA 4 

COMO TOMAR DECISÕES QUE GLORIFIQUEM A DEUS 

INTRODUÇÃO 



O Servo de Deus, e em especial o adolescente cristão, precisa saber viver em qualquer lugar ou ambiente, e dar testemunho da sua fé em Jesus Cristo. Mesmo que esteja sozinho, longe do pastor, dos pais ou dos irmãos em Cristo. Muitos, mesmo tendo nascido num lar cristão, só conseguem manter-se firmes, enquanto são crianças, levadas à Igreja pelos pais. 

Quando se tornam adolescentes, já começam a se sentir inseguros e chegam a desviar-se, quando se tornam jovens. É preciso saber conduzir-se em qualquer lugar, diante de quem quer que seja, sem envergonhar-se do maravilhoso nome de JESUS. Meditaremos em alguns aspectos que precisam ser considerados nesse assunto. 

I. TOMAR POSIÇÃO NA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO 

1. Como Salvo: 

A. Nascido de novo (Jo 3.33-5); 

B. Regenerado: nova maneira de viver (2 Co 5.17); 

C. Nova maneira de pensar (Rm 12.2); 

D. Posição de salvo. Daniel e seus companheiros, no meio de muitos estranhos, num palácio real, não negou sua fé nem a seu Deus. 

2. Como Discípulo. 

A. Discípulo é aquele que segue a alguém. Somos discípulos de Jesus. 

B. O discípulo de Jesus tem características especiais. (Jo 13.34,35); 

C. O amor é a marca principal do cristão: amar a Deus, ao próximo e até aos inimigos (Mt 5.44-45).Tomar posição como discípulo. 

3. Como Servo 

A. Servo é aquele que está disposto a servir; 

B. É a posição mais difícil na vida do cristão. Muitos só querem mandar, ser senhores; 

C. Jesus, Senhor e Mestre, deu-nos o exemplo (Mt 20.25-28; Jo 13.4-8; 12-15). 

D. É necessário tomar a posição de servo. 



II. TOMAR POSIÇÃO NO TESTEMUNHO 

1. Como Luz do Mundo 

A. É testemunho a ser visto pelos homens (Mt 5.14-16); 

B. É o testemunho em posição elevada (No velador e não debaixo da cama); 

C. Nós temos a luz da vida (Jo 8.12); 

2. Falando de Cristo 

A. Sempre que tiver oportunidade (At 4.18-20); 

B. Falar a tempo e fora de tempo (Com sabedoria); 

C. É preciso ter sabedoria no falar: 
● Não lançar pérolas aos porcos (Mt 7.6); 
● Não perder tempo com o herege (Tt 3.10); 
● Preparado para responder com mansidão (1 Pe 3.15); 

D. Há cristãos que não gostam de falar de Cristo. Têm vergonha ( Lc 9.26); 



3. O Testemunho na Escola 

A. Ali, há grande índice de pessoas que se desviam da fé; 

B. As igrejas não têm condições de manter escolas em todos os níveis. Bom seria que pudesse tê-las pelo menos até o segundo grau; (Já há muitas escolas dentro da Nova Era); 

C. A escola é um desafio ao testemunho, à tomada de posição: 

PROFESSORES, COLEGAS, MATERIALISMO, DROGAS, LIBERTINAGEM, RELATIVISMO, ETC... 

D. Como se conduzir na escola: 


● Orar antes de sair de casa; 
● Ser um leitor da Bíblia; 
● Não se ocultar como crente; 
● Não se irritar quando for criticado;
● Ser bom aluno; 
● Pesquisar e ler bons livros evangélicos; 



4. O Testemunho no Trabalho 

A. Um desafio tão grande quanto o da escola 

B. É importante saber conduzir-se como na escola: orar antes de ir para o trabalho, ler a Bíblia, 

C. Não se ocultar como crente, não se irritar quando for criticado, 

D. Especificamente, o cristão deve ter os seguintes cuidados no trabalho: 
● Ser pontual e assíduo; 
● Ser eficiente;
● Ter a presença de Deus. 

E. Ver o exemplo de José: "O Senhor era com ele" (Gn 39.4-4) . 

F. Ter cuidado com "AS ARMADILHAS DO AMBIENTE": 

G. Grande parte das horas do dia passamos no trabalho. Assim, podem surgir tentações, "convites", assédio: sexo, dinheiro, ameaças de perda do emprego, etc.. José foi assediado por uma mulher ímpia no trabalho, na casa de Potifar. 



5. O Testemunho no Namoro ou Noivado 

A. Só namorar uma pessoa crente (2 Co 6.14); 

B. Respeitar o "terreno dos solteiros". 

C. Lembrar que nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.19-20) 

D. Fugir dos desejos da Mocidade (2 Tm 2.22); 



6. O Testemunho com a vida 

A. Como Sal da Terra 

B. É o testemunho silencioso: não se vê, mas se sente (Mt 5.13); 

C. O sal preserva, conserva e dá sabor : Não ser de mais nem de menos; 

D. Sal de mais: fanatismo; sal de menos: frieza, pecado, sem sabor; 

E. O fruto do Espírito: Temperança (vem de tempero): em tudo; no orar, estudar, jejuar, etc.). 

F. "Assim falai e assim procedei" (Tg 2.12); 

G. Não devemos ser como os fariseus hipócritas; 

H. Grandes pregadores arruinaram seus ministérios porque não pregaram com a vida: só com palavras! 

III. OBSTÁCULOS À TOMADA DE POSIÇÃO 

1. Receio da opinião dos outros 

A. O receio arma laços (Pv 29.25); 

B. A pessoa fica presa. Não toma posição; 

C. Não devemos agradar a homens quando precisamos tomar posição como crentes (Gl 1.10). 

2. Inveja secreta do ímpio 

A. Prejudica a tomada de posição; 

B. É preciso avaliar a situação do ímpio (Sl 9.17); 

C. DAVI quase se desviou (Sl 73. 17-20); 

D. MOISÉS preferiu sofrer a pecar (Hb 11.23-29). 



3. Receio de perder amigos 

A. JESUS disse: "Quem não é comigo é contra mim" (Mt 12.30); 

B. Quem são os amigos de Jesus (Jo 15.14); 

C. Quem são os amigos do mundo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15-17); 

D. Quem são os companheiros do crente (Sl 119.63); 

E. É interessante ter amigos, mas comunhão só com os servos de Deus (Rm 12.18); 

F. O MELHOR AMIGO É JESUS! Devemos tomar posição ao lado d'Ele. 




CONCLUSÃO 



COMO TOMAR DECISÕES ACERTADAMENTE? 



1. Fazer tudo para a glória de Deus (1 Co 10.31); 

2. Fazer tudo em nome de Jesus, dando graças a Deus (Cl 3.17); 

3. Fazer de todo o coração, como ao Senhor (Cl 3.23); 

4. Fazer o que é lícito e conveniente diante de Deus (1 Co 10.23); 

5. Não dar escândalo ao mais fraco (1 Co 8.9-13); 

6. Não fazer nada em caso de dúvida (Rm 14.23); 

7. Lembrar que vamos dar contas a Deus de todas nossas obras (Rm 14.11,12; Ec 11.9). 

8. Evitar a aparência do mal (1 Ts 5.22). 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 



AULA 5 


Dicas para as crianças e adolescentes na internet 







INTRODUÇÃO 


Nesta aula espaço veremos algumas dicas de Segurança para ajudar as crianças e adolescentes no uso da internet. Depois que você participar converse sobre estas dicas em sua família. Você pode adicionar suas próprias dicas! 

I. Algumas Dicas de Uso para as crianças e adolescentes 

1. Lembre-se que na Internet você nunca pode ter certeza sobre com quem você está conversando. Infelizmente, muitas pessoas mentem e alguém que se diz ser uma criança pode na verdade ser um adulto perigoso. 

2. Nunca divulgue informações sobre sua vida, por exemplo, seu último nome, seu número de telefone, onde você vive, ou onde é sua escola - sem perguntar primeiro para seus pais. Desconfie daqueles que querem saber muito sobre você, pois mesmo com poucas informações as pessoas podem descobrir onde você mora. 

3. Tenha em mente as regras de segurança quando estiver on-line: seu comportamento e os sites da Web que você visita determinarão em grande parte sua segurança on-line. Sempre siga as regras de uso da Internet, esteja você em casa, na escola, na biblioteca ou em outros lugares. Elas existem para garantir que você possa se divertir de maneira segura na internet. 

4. Sempre mostre respeito aos outros: trate as pessoas que estão on-line como você gostaria de ser tratado. Nunca envie mensagens de e-mail ofensivas ou desagradáveis. Lembre-se de que qualquer coisa que você escrever ou enviar on-line pode ser reenviado a outras pessoas - até mesmo seus pais ou sua escola! Portanto, não diga nada que você não queira que os outros o ouçam dizer. 

5. Fazer planos para encontrar seus amigos de Internet na vida real normalmente é uma ideia muito ruim - não concorde com isso - porque as pessoas na vida real podem ser muito diferentes do que elas dizem que são pelo computador. Se você decidir encontrá-los, leve seus pais com você e encoraje seu amigo virtual a fazer o mesmo. Esta é uma idéia inteligente. No mínimo, faça com que seus amigos reais estejam sabendo o que você vai fazer. 

6. Desligue o computador se não se sentir confortável. Se alguém com quem você conversar ou alguma coisa que você vir quando estiver on-line o fizer se sentir desconfortável ou com medo, simplesmente feche o navegador e desligue o computador. Se você não fornecer informações suas a ninguém, ele ou ela não poderá ameaçá-lo, e você poderá simplesmente ignorar a pessoa (ou bloqueá-la) no futuro. Sempre avise aos seus pais ou professores se você se sentir com medo ou for ameaçado quando estiver on-line - eles sabem o que fazer. 

7. Se você receber e-mails suspeitos, arquivos ou fotos de alguém que você não conhece, remova-os para a lata de lixo. Você poderia ter muito que perder confiando em alguém você não conhece. Do mesmo modo, evite clicar em links que lhe parecem suspeitos. 

8. Nunca distribua suas senhas para outros colegas. 

9. Nunca faça nada que possa custar dinheiro à sua família, como por exemplo compras online, a não ser que haja algum de seus pais ajudando você a fazer isto. 

10. Antes de você conversar com um desconhecido na Internet sobre algum problema que você está tendo, ou algo que você está sentindo, tente antes falar com um parente compreensivo ou um amigo e deixe-os saberem o que você está sentindo. Eles são um recurso melhor, mais confiável que um estranho em uma de bate papo. 

11. Evite entrar em salas de bate papo (chats) que parecem provocantes ou de muita discussão, e não deixa as pessoas online usarem o truque de fazer você pensar neles como amigos da vida real se você nunca os conheceu pessoalmente. E também não deixe as pessoas o envolverem em brigas online. Se você for procurar problemas na Internet, você achará isto, e coisas podem sair do controle rapidamente. 



12. Vejam que legal: um contrato de confiança entre pais e filhos. Faça um Contrato de Uso da Internet com seus filhos! Muitas famílias descobriram que criar um tipo de "Termo de Compromisso" com regras para uso da internet em conjunto com seus filhos ajuda as crianças e adolescentes a terem uma boa experiência construtiva na Internet e a aceitarem melhor as orientações dos pais. Uma das maneiras é fazer uma reunião em família, onde todos concordem em rascunhar um termo de compromisso entre pais e filhos. Também pode-se chamar de Acordo ou Contrato. Algumas famílias imprimem o documento no computador e assinam em conjunto com as crianças e adolescentes. Veja abaixo um pequeno exemplo. Sinta-se encorajada a criar o seu próprio contrato, com pontos que façam mais sentido para sua família. Você pode encontrar mais alguns exemplos de contrato nos sites: 



● SafeKids.Com - Family Contracts for Online Safety, 

● Smart Parent.Com - Children's Pledge to Online Safety 

Segurança OnLine - Contrato das Crianças e Adolescentes na Internet 



1. Eu SEMPRE falarei com meus pais imediatamente se alguma coisa estiver confusa ou parecer assustador ou ameaçador. 

2. Eu NUNCA darei meu nome completo, endereço, número do telefone, nome de minha escola ou sua localização, horário, senha, ou quaisquer informação de identificação quando eu estiver online. Eu sempre consultarei um adulto antes no caso de alguma exceção. 

3. Eu NUNCA terei um encontro com alguém que eu só conheço pela Internet. Em casos raros, antes perguntarei aos meus pais o que eles acham, e se eu decidir conhecer um colega da internet, eu terei certeza de nós nos encontrarmos em um lugar público e que um pai ou um guardião estará comigo. 

4. Eu NUNCA responderei a qualquer mensagem que use palavrões ruins ou palavras que me pareçam assustadoras, ameaçadoras ou estranhas. Se eu receber esse tipo de mensagem, eu a imprimirei e mostrarei para um adulto. Se eu for incomodado em uma sala de bate papo, eu usarei o botão "ignore" ou sairei dessa sala de bate papo. 

5. Eu NUNCA irei para um website que custe dinheiro, ou farei compras via internet, sem primeiro pedir permissão aos meus pais ou professor. 

6. Eu NUNCA enviarei uma foto pela Internet ou pelo correio normal para ninguém sem a permissão de meus pais. 

7. Eu NUNCA enviarei o número do cartão de crédito dos meus pais sem a autorização dos meus pais. 



Assinatura do filho(a) _______________________ Data ______ 

Assinaturas dos pais ________________________ Data ______ 


Fontes de Pesquisa: 
http://www.getnetwise.org/safetyguide/tips/kids.shtml
http://www.msn.com.br/informatica/criancas/ http://www.safekids.com http://www.smartparent.com 





AULA 6



Pornografia na Internet: Pecado Real ou Virtual? 

Mateus 5:28 






"Oi! Meu nome é Fabiana e seja bem vindo ao meu quarto. Quero te conhecer melhor. 

Clique aqui para entrar. Estou te esperando." 



Eu sei o que você está pensando: "Ei, cara! Do que você está falando? Isso é um site cristão!" Pois é. E o site do nosso ministério também é. Mas, um tempo atrás, isso estava aparecendo na página inicial. Eu não sei exatamente o que aconteceu, erro no servidor, hacker, o próprio diabo, eu não sei. Mas, uma coisa eu sei, por dois dias, todos que entraram ali foram afrontados com o convite da Fabiana para entrar no quarto dela. Imagine a minha surpresa e preocupação. Isso me assustou e me fez encarar a realidade da pornografia na Internet. Isso é um problema real. Tomara que ninguém tenha sido tentado e entrado no quarto da Fabiana através do nosso site. Mas, de qualquer maneira, o perigo é real. Olhar ou não olhar, essa é a luta. Aonde eu cresci, havia uma frase bem conhecida, "Pode olhar, só não pode tocar". Para o raciocínio humano isso até parece uma coisa muito profunda e verdadeira, porém, nós não medimos as coisas pelo raciocínio humano. 



APRENENDO COM A BÍBLIA 

O que você tem visto na Internet ou na televisão ou ainda em uma revista na escola que tem te incomodado? 

Você jurou para si mesmo que não olharia mais, contudo não conseguiu não é? 

Você sabia que Deus te ama e o objetivo dele e te proteger de uma vida escravizada por desejos e vontades impuras? 



1. Jesus em Mateus 5:28 falou, "quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração". Jesus levou o pecado do adultério um passo à frente ao falar que só olhar e pensar de uma maneira impura é tanto pecado no seu coração quanto o ato em si. É uma coisa do coração. E essa é a coisa que importa para Jesus. 

2. Antes, essa luta era fora da casa, na rua, na escola, no trabalho, mas, graças à tecnologia moderna, na maior parte, o computador, é bem mais fácil para você pecar com os seus olhos e pensamentos e sem sair da tua casa. Bem aí, na privacidade da tua própria casa, você pode olhar para homens e mulheres nus. Então, me diga, você acha que está tudo bem porque você está simplesmente olhando e não tocando? Obviamente, você não pode tocar porque a imagem está na tela e não no real. Mas, quantas pessoas depois de olhar foram levadas a fantasiar a respeito daquela pessoa nua na tela e acabam se masturbando? Eu acho que é bem provável que a maioria. Esse é o perigo em olhar. Ver sem querer não é o pecado. Todo dia vemos coisas que não devíamos, mas, sem ser de propósito. E nesse ponto, precisamos virar a nossa cabeça e continuar. O pecado é quando nós, de propósito, olhamos de novo e aquela imagem fica gravada na nossa mente, só para nos dar fruto mau mais tarde na forma de fantasiar e se masturbar. 

3. O problema é que muitos estão amarrados e presos nesses pecados tão sutis, pecados que podem ser escondidos facilmente, mas muito vergonhosos de se admitir. E, praticamente, deixando a pessoa numa prisão feita por ela mesma, para viver uma vida sem fruto e cheia de vergonha e condenação. Pior ainda, o que acontecerá com aquele que por um tempo tem fantasiado tanto sobre uma certa situação, e o negócio real aparecer na sua frente? Depois de estar "treinando" por tanto tempo, você honestamente acha que vai ter força suficiente para enfrentá-lo ou fugir? Eu duvido. E é aí que mora o perigo. 

4. Os pequenos pecados sem conserto sempre levam a pecados maiores. Aquele que não treinou para as brigas na vizinhança não vai achar força suficiente para dizer "não" no meio da guerra. Uma brechinha na porta (e isso é o que o diabo está procurando) virará uma porta completamente aberta. Radical? Sem dúvida. Somente sendo radical nessa área vai te garantir a vitória. E deixe-me falar, Deus não está procurando crentes moles e fracos para usar, para ganhar esse mundo. Ele está procurando os crentes radicais, compromissados, santificados e santos. Ele está procurando uma geração de jovens e adolescentes que vão andar na santidade e numa unção que vai impactar esse mundo. Você é essa geração! 

5. Comece a andar em santidade e começar a utilizar a unção que Deus está colocando na sua vida. Uma unção para ganhar os perdidos, curar os enfermos e ressuscitar os mortos. Santidade é uma decisão. É a sua decisão. É uma decisão entre a vida espiritual e a morte, esquentando o banco de Deus ou jogando no campo, sendo usado ou deixado para trás. Deus quer e vai te usar da maneira que você se rende a ele. "Cuidado enquanto você está na Internet. O diabo é sujo e vai tentar te pegar de qualquer forma. Não dê brecha a ele." E a próxima vez que Fabiana te convidar para o quarto dela, dê um "delete" nela! 

Mateus 5:28 - Eu (Jesus), porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. 



CONCLUSÃO 

2 Timóteo 2:22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 

Filipenses 2:15-16 - Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. 



Perguntas para reflexão 

1. Que tipo de atitude o adolescente ou jovem deve tomar para vencer as tentações que vem através dos olhos quando está diante da internet? 

2. Que conselho você daria para um amigo da igreja que lhe confessasse que está vendo pornografia? 

3. Que tipo de atitude você poderia tomar para ajuda-lo? 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ 




AULA 7 

A Paquera 




Jr 17:9-10 



INTRODUÇÃO 


O Brasil é muito grande! Temos a benção de podermos nos comunicar em uma única língua: o português. Mas apesar da língua única, a INTERPRETAÇÃO de algumas palavras, pode variar dependendo da região do país. Assim sendo, se em sua região a palavra "paquera" é pejorativa ou não é muito bem vista, perdoe-nos e aceite esta explicação: usaremos a palavra "paquera", como é entendida na maior parte do Brasil. Ou seja, é o mesmo que nossos avós chamavam de "flerte" (o ato de observar alguém "interessante", visando uma possibilidade de namoro). Apenas neste sentido e nada além disto, OK? Agora, podemos começar! 

I. PAQUERA, UM SENTIMENTO ESPECIAL 

1. Por todo o Reino Animal, encontraremos uma atração que envolve dois sexos. Macho e fêmea sentem-se atraídos um pelo outro. Mas na categoria dos "animais racionais" (os seres humanos), algo especial acontece que vai muito além do "instinto selvagem": é o sentimento afetivo que envolve os dois. A paquera se encaixa neste fato. Homem e mulher sentem-se atraídos um pelo outro, mas algo diferente ocorre com uma certa sensação de conquista, que tem um aspecto interessante: 

A. O OLHAR! Olhos se cruzam, um certo charme "paira no ar", e aquele sorriso discreto, traz um clima de expectativa e surpresa. Tudo acontece tão intensamente! 

B. A paquera é um comportamento que caracteriza principalmente a adolescência (não necessariamente ocorrendo somente nesta fase). 

C. É a descoberta do sexo oposto, impulsionada pelos hormônios que começam a atuar em seu corpo. Todo esse processo é uma prova de que o corpo do adolescente está funcionando bem. No entanto, o que se faz com o corpo, deve ter os limites estipulados pela Bíblia, quanto à ética e a moral. 



II. A PAQUERA "SAUDÁVEL" 

1. A paquera saudável é aquela onde tudo acontece naturalmente. Você está com um grupo de amigos conversando e de repente, alguém interessante aparece! Você começa a dar uma atenção especial à pessoa. Papo vai, papo vem... e como você está "solteiríssimo(a)", esperando no Senhor alguém para amar, acaba gostando da história. É o momento para conversar, conhecer o outro, encontrar afinidades, saber seus sonhos e alvos. Mas sempre de uma forma discreta, pura e sem malícia. Apenas o descobrir de uma nova amizade, sem a preocupação de um envolvimento físico. Assim, depois de muita observação de valores, talvez possa se chegar à conclusão sobre se "vale ou não à pena" investir em tal pessoa e se há retorno por parte dela. 

2. Podemos dizer que a paquera é a "ante - sala" de um namoro. Este primeiro momento é decisivo, para continuar ou não com a ideia. Algumas vezes, acontece do outro nem perceber que foi alvo de suas intenções. Numa pequena troca de ideias, você já percebe que não daria certo, um namoro entre vocês. Alguns dizem: "Não deu liga!", "Não virou!" ou então "Não houve empatia!" 

3. Por outro lado, você também pode se surpreender. A cada momento que o papo se prolonga, o entusiasmo toma conta. Você dá a entender que gostaria de conversar novamente e convida para no próximo Sábado, ir à reunião de jovens da sua Igreja. 



III. A PAQUERA "PREJUDICIAL" 

1. Pode um momento tão emocionante como este, ser prejudicial? Deus faz um comentário "preocupante", sobre o coração do homem, quando fala ao profeta Jeremias: Jr 17:9-10 "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos; e isto para dar a um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas ações." O coração do homem é enganoso. Uma coisa simples, pode transformar-se em algo negativo, que pode magoar e deixar marcas. 

2. Analisando a paquera, à luz de alguns textos e princípios bíblicos, podemos dizer ela é prejudicial, nestas situações: 

a) QUANDO NÃO TEM UM IDEAL: desperta expectativas no outro e na hora "H", pula fora sem assumir o que fez e ainda diz: "Foi uma brincadeira, você é que entendeu mal, você leva tudo a sério..." Pv 26:18-19  "Como louco que lança fogo, flecha e morte. Assim é o homem que engana o seu próximo e diz: fiz isso por brincadeira". 

b) QUANDO HÁ UMA INTENÇÃO IMPURA: quando ocorre este caso, a pessoa quase sempre começa a paquera, com o principal pensamento na atração e sedução física, no desejo sexual e na malícia. Mt 5:27-28 : "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu porém vos digo : qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela." 

c) QUANDO ENVOLVE DEFRAUDAÇÃO: cria-se uma ilusão, desperta-se um desejo físico no outro, que você sabe que não poderá ir adiante, por não ser namorado da pessoa. Isso é o que a Bíblia condena e chama de DEFRAUDAÇÃO 1Ts 4:6-7 "e que nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus, não nos chamou para a impureza e sim para a santificação." 



IV. NA PAQUERA, TODO O CUIDADO É POUCO 

1. Já dizia o poeta: "a maior covardia de um homem, é despertar o amor de uma mulher, sem a intenção de amá-la." Esta frase diz respeito aos homens, mas também é valida para as mulheres. Portanto, todo cuidado é pouco. A sensatez é uma das grandes virtudes. Usar a paquera para enganar, afirmar-se e sentir-se seguro, é covardia e egoísmo. Não condiz com a integridade de alguém que quer levar Deus a sério. 

2. O importante nos contatos e relacionamentos é desenvolver uma amizade sadia. Buscar conhecer o outro sem malícia e "segundas intenções". Aí sim, valerá a pena! Grandes amizades podem surgir de uma paquera, que talvez nem venha a se tornar um namoro! 

3. Acima de tudo, devemos pensar no período "após" a paquera. Poder olhar para si mesmo e para o outro, sem ter do que se envergonhar. Ter condição de poder continuar a desenvolver o contato como amigos, ou até futuramente pensarem em um namoro. O maior desafio é saberem lidar com os seus sentimentos e de maneira alguma ferir os sentimentos do outro. Devemos "entrar e sair" da paquera, como pessoas cristãos. 



CONCLUSÃO 

TER UM COMPORTAMENTO APROVADAS POR DEUS! 

Em Pv 15:3 está escrito: "O Deus eterno vê o que acontece em toda a parte; ele está observando todos, tanto os bons, como os maus." Percebeu a responsabilidade ? Não adianta querer trapacear. Deus conhece o seu coração e está observando a sua atitude. Paquerar é algo comum e até pode ser uma atitude positiva. Mas necessita de muito domínio próprio e responsabilidade. 

ESTE É SEU GRANDE DESAFIO! 




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

AULA 8 


Vale a pena esperar 

Cl. 3:5 







INTRODUÇÃO 


Para Patrícia, cada dia era mais difícil levantar pela manhã e enfrentar um novo dia. Ela Pensava: "Para quê. Por que a vida é tão monótona, sem cor, sem vibração? Fazer as mesmas coisas diariamente, uma rotina tão sem graça. Encontrar sempre as mesmas pessoas enfadonhas...". Sentia-se muito deprimida. Mas a culpa era sua. Não tinha coragem de dar uma reviravolta em sua vida. Se não fosse tão insegura... Não conseguia imprimir um ritmo mais vibrante em seu cotidiano. Ela mesma não tinha o menor dinamismo. Além disso, não tinha a menor graça. Nunca despertava o interesse de ninguém. Quais seus atrativos? Não sabia dizer. Jamais alguém lhe dissera: "Vá em frente, menina. Você vai vencer. É jovem, bonita, inteligente, capaz. Sei que você conseguirá" Se ao menos alguém a incentivasse... Mas um dia (e que dia maravilhoso foi esse!), Patrícia conheceu Alberto, que atenção ele lhe deu, que interesse em saber sua opinião, seus gostos. Quanta afinidade entre ambos. O tempo passou, a amizade cresceu. Alberto a compreendia, protegia, incentivava, valorizava. Patrícia estava, enfim vivendo! Quando tiveram a primeira relação sexual ela sentiu, com muito temor, que toda insegurança estava retornando, mas logo pensou: "Não, Alberto deve realmente me amar, senão não chegaríamos a esse ponto. Devo encarar esta situação como investimento para o meu futuro. Quero assegurar a minha felicidade!”. A notícia da gravidez caiu como uma bomba no relacionamento. Alberto foi duro, ríspido, repreendeu-a por não ter se precavido. Voltou para vê-la algumas outras vezes, frio distante, desinteressado e foi sumindo, sumindo... O bebê nasceu e Patrícia estava triste, deprimida, insegura, um lixo. Certamente ficou feliz ao tornar-se mãe, mas era tão difícil levantar e ter que enfrentar um novo dia tão rotineiro e sem graça. Mas um dia (e que dia maravilhoso foi esse) ela conheceu a Pedro... 







I.O que Deus acha sobre ficar? 







No mundo secular é cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, desde 1980, o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para se ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos. Os dados são assustadores e comprovam que apesar dos tempos modernos, muitos jovens ainda engravidam precocemente. Mas, e nas igrejas? Como os jovens cristãos estão se comportando diante do namoro e do sexo? Sabemos que o a namoro sempre existiu em diversas culturas através dos tempos. É uma ótima oportunidade de se conhecer melhor, e, com mais intensidade, alguém que pretendemos ter um relacionamento sério, que leve ao casamento. O problema é que muitos jovens hoje namoram demais. Acaba virando um vício. Não conseguem ficar sem namorar. Termina um relacionamento e já começa outro. Assim, acaba o namoro e surge o “ficar” Com isso, o namoro perde sua identidade. A prática do “ficar” é a confirmação da falta de respeito de um pelo outro, pois duas pessoas se abraçam, beijam, e até praticam ato sexual, cientes de que não têm compromisso de se encontrarem novamente. 


1. O que é o ficar? O ficar já teve outros nomes: namorico, flerte, paquera. Todos com o mesmo significado que é um namoro por pouco tempo, amizade colorida, distração amorosa com várias pessoas. Minha definição é: invencionice carnal humana, que tem pelo qual o uso de outra pessoa por curto espaço de tempo, potencializado pelo capeta. O ficar surgiu na década de oitenta entre os adolescentes de 13 aos 17 anos que buscavam o prazer pelo prazer sem qualquer perspectiva de compromisso. É fruto de sociedade hedonista (filosofia que faz do prazer o fim da vida). Cl. 3:5 “fazei morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência e a avareza que é a idolatria” Muitos jovens querem começar um relacionamento (compromisso) ficando com outra pessoa, mas todo relacionamento que começa assim está fadado ao fracasso, o que gera traumas, frustrações e decepções. 

2. Dificilmente um jovem conseguirá ter uma vida de SANTIDADE em um relacionamento passageiro, sem um peso de responsabilidade e de compromisso. A proposta do ficar é levar esta geração a experimentar um pouco do outro, ao provar da boca, a buzinada no peito da menina, ao toque na genitália um do outro até ao final do ato sexual com Sodoma e Gomorra.Grandes culpados disto são os PAIS, que se esqueceram de ensinar aos seus filhos o que significa um sacerdócio dizendo: “os jovens são assim mesmo” 


II. MAS NÓS NÃO!!! O MUNDO NÃO SERVE DE PADRÃO PARA NÓS 

1. Quando dois jovens se interessam um pelo outro, precisam entender que este relacionamento é uma ponte para o noivado e um futuro casamento. 
O compromisso vem trazer um novo conceito de SANTIDADE para a juventude nos relacionamentos e principalmente, levar o jovem a entender que sua vida sentimental não é só seu interesse, mas também de DEUS. Não podemos abrir mão de nossa SANTIDADE. 

2. "O FICAR TUDO BEM EU, CONCORDO, MAS O NAMORO NÃO". O ficar e o namoro têm as mesmas clausulas e permissões, porém com períodos de tempos diferentes e levado um pouco mais a sério. O Compromisso não está baseado em contatos físicos, mas numa aliança, numa promessa. No compromisso há promessa de bênção. Não se deixe enganar pelas coisas do mundo, espere no Senhor, confia n'Ele e Ele tudo fará. Não pense somente nos momentos de hoje e sim na vida eterna... pois amanha pode ser tarde... 

3. Para a Psicóloga e Sexóloga Marluce Nery, o grande problema é a falta de orientação dos pais. Muitos têm vergonha de conversar com os filhos sobre sexo. Com isso, os jovens vão buscar orientação de modo errado; através da Internet, televisão e até com outros amigos. “É preciso falar sobre a genitália, a masturbação, os limites do namoro, e até mesmo das mudanças fisiológicas que ocorrem em seu corpo. Informar de maneira bem clara”, diz a Psicóloga. Hoje a sexualidade está sendo veiculada nos meios de comunicação de forma distorcida. Mas se a menina e/ou menino são instruídos no seu lar, vão saber ter um namoro santo: evitar beijos ardentes, roupas mais sensuais, toques nas partes íntimas e, por último, o ato sexual. 

4. O sexo antes do casamento traz consequências desastrosas: culpa, relacionamento sexual sem preparo, doenças sexualmente transmissíveis, além de uma gravidez indesejada. Uma gravidez precoce põe em risco tanto a mãe quanto o recém-nascido. Isso porque na faixa dos 14 anos a mulher ainda não tem uma estrutura óssea e muscular adequada para o parto. Outro problema é o medo da gravidez. Muitas quando descobrem que estão grávidas preferem o aborto clandestino. Vera cita um caso de uma menina com 16 anos e o rapaz com 17, que namoraram e transaram antes do casamento, que resultou numa gravidez. Com medo de contar para a família, tomou um remédio abortivo e quase morreu. ”É comum, quando acontece isso, optar pelo aborto para esconder da família e da igreja”, diz a psicóloga. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, dos 4 milhões de abortos praticados por ano no Brasil, 1 milhão ocorrem entre adolescentes. 

5. Na visão da sexóloga, tudo isso poderia ser evitado se houvesse mais informações dentro de casa e também nas igrejas. A sexualidade precisa ser mais divulgada nas igrejas. Ainda há muita censura. O sexo é tratado como se fosse sujo . É necessário dar mais importância a esse tema, organizando palestras com profissionais especializados e qualificados, com o objetivo de orientar às famílias. “Enquanto os pastores falam esporadicamente do assunto, o Diabo vai ganhando terreno através dos meios de comunicação, conclui Vera. Nas nossas igrejas o assunto precisa ser mais abordado de acordo com a necessidade dos adolescentes e jovens, procurando esclarecer as dúvidas da melhor maneira possível, e é por isso que estamos abordando estes assuntos na Escola Bíblica com vocês. Usando a bíblia como referência e dentro de uma realidade estamos buscando dar uma orientação aos nossos adolescentes e jovens na sua vida pessoal, sexual e amorosa. 

6. E para você que ainda não achou sua cara metade, aí vai algumas dicas: 

a. Em primeiro lugar, o adolescente deve buscar a orientação de Deus. Saber se é da vontade de Dele. 

b. Em seguida, obter informações a respeito da pessoa. 

c. E, por último, investigar se há uma estrutura familiar para assumir um compromisso mais sério. 



CONCLUSÃO 



Hoje você está sendo incentivado (a) a não “ficar”, vocês estão aprendendo a ter um relacionamento sério com Deus e assim ao tomar a decisão de namorar você estará visando não só o namoro, mas o namoro, o noivado e um futuro casamento. Você deve pensar não só a curto, mais a médio e longo prazo. Deus te criou para a honra e não para a desonra, nem sua, nem de sua família, nem de sua igreja ou do próprio evangelho ou de Deus. 






------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

AULA 9 



Turista de Igreja 

Hb 10.25 




INTRODUÇÃO 





Turista é um termo que identifica quem viaja muito, quem não perde a oportunidade de conhecer uma nova cidade, quem está sempre à procura de uma nova atração que justifique o seu deslocamento. Essas pessoas fazem do turismo um grande negócio em todo o mundo. Há, também, um outro tipo de turismo que cresce rapidamente nos nossos dias, trata-se do turismo de Igreja. Esses turistas são crentes que ficam "viajando" de Igreja em Igreja. Hoje vão nesta, semana que vem naquela outra e assim por diante. Geralmente essas pessoas são levadas pelas atrações do dia: É um "Louvorzão" aqui, um "Arrasta-pé Evangélico" ali, um "Culto Show" nesta Igreja, uma "Vigília poderosa" naquela outra, e lá vai o turista!! Se por acaso, você está se tornando um turista de Igreja, atente para alguns fatos. 

I.CONSELHOS PARA QUEM NÃO QUER SER TURISTA DE IGREJA 



Turista de igreja não agrada a Deus como lemos em Hb 10.25: "Não deixemos a nossa congregação”.Turista de igreja não trabalha para o Senhor, como deveria fazer, servindo na Igreja local onde é membro. Turista de igreja perde a bênção da comunhão, que é resultado do convívio, no mínimo semanal, com os irmãos da sua Igreja. Turista de igreja se torna uma pessoa confusa e desorientada porque assimila uma verdadeira salada mista de doutrinas e práticas. Turista de igreja pratica desonestidade, porque quando se fez membro de uma Igreja, prometeu frequentá-la assiduamente. Turista de igreja, na maioria das vezes, acaba ficando no meio do caminho, isto é, em Igreja nenhuma. Não seja você um turista de igreja. 



II. CONSELHOS PARA QUEM QUER MUDAR DE IGREJA 

Um náufrago foi encontrado dez anos depois em uma pequena ilha. Quando o capitão do navio de resgate chegou lá notou que havia três cabanas de bambu cobertas com folhas de coqueiro. "Por que três cabanas? Você não ficou aqui sozinho por dez anos?", perguntou o capitão. "Sim, fiquei", respondeu o náufrago. E completou: "Aquela primeira cabana é a minha casa e aquela segunda é a minha igreja". "E o que é aquela terceira cabana ali adiante?", insistiu o capitão. O magro e barbudo homem, com olhar de desprezo respondeu: "É a minha ex-igreja" 

1. Pois é, essa pequena e engraçada história nos faz pensar na enorme quantidade de pessoas que trocam de igreja como se estivessem trocando de roupa. Assusta-me o fato de que inúmeros cristãos mudem de igreja com tanta facilidade. Talvez isso se deva ao pluralismo eclesiástico de nosso tempo, onde se é possível encontrar uma variedade enorme de igrejas que anunciam o evangelho de Cristo segundo o gosto do freguês. Isto se vê nitidamente nas pregações temáticas com palestras para empresários, endividados, adoecidos na alma, escravizados e etc. 

2. Infelizmente Já vi casos de irmãos que com menos de 05 anos de caminhada cristã já passaram pelo menos por cinco igrejas. O interessante é que boa parte destes crentes migradores, ao chegarem a sua nova comunidade o fazem cheios de murmurações e reclamações quanto às comunidades passadas. No entanto, bastam alguns poucos meses de relacionamento com seus novos irmãos, para descobrirem de que essa igreja não é tão ungida quanto se pensava, e que a igreja do lado tem mais propostas a oferecer do que todas as outras que já passou. 

3. Os que se comportam desta forma justificam suas saídas para uma nova igreja usando desculpas das mais estapafúrdias possíveis. Para estes, o problema é sempre dos outros, além obviamente de justificar seu afastamento afirmando que o pastor é fraco, que a palavra não é ungida, que o louvor não tem poder e que os crentes são falsos e cheios de pecados. Caros adolescentes ejovens, vamos combinar uma coisa? Ainda que saibamos que algumas migrações eclesiásticas são absolutamente legitimas, temos que convir que boa parte destas não possuem o menor fundamento. O fato é que por vivermos em um tempo onde as relações são ralas e superficiais, as pessoas preferem voar como pássaros de igreja em igreja evitando relacionamentos mais íntimos e profundos do que serem confrontadas em seu modo errado de viver. 



CONCLUSÃO 

Assim, resolvi escrever algumas dicas para aqueles que pensam em mudar de igreja: 

1. Ore. 

2. Analise os seus reais motivos. O que será que está motivando a querer mudar de igreja 

3. Cuidado com as suas emoções. Não é porque você se aborreceu com alguém que deve mudar de igreja. Aborrecimentos acontecerão em qualquer Comunidade cristã. 

4. Avalie doutrinariamente a igreja que faz parte e a igreja que pretende ir. Lembre-se que igrejas saudáveis possuem um púlpito saudável. 

5. A igreja que faz parte possui um governo despótico ditadorial onde o pastor é o ungido do Senhor e não pode ser questionado em absolutamente nada? 

6. De que forma a igreja que faz parte lida com o dinheiro? 

7. O que você espera de uma igreja? A pregação de todo Conselho de Deus, que lhe confronte ajudando-o a crescer como cristão, ou a ministração de mensagens temáticas que lhe satisfaçam os desejos de uma vida próspera e abençoada? 

8. A igreja que você é membro prega "novas" revelações doutrinárias? 

9. Se o motivo for razões doutrinárias, esses motivos são realmente importantes? 

10. Você se sente tolhido e vítima de abuso espiritual? 

11. Converse com seu pastor abertamente sobre o seu desejo e peça conselhos. 

12. Ouça pessoas mais maduras e permita o benefício da dúvida. 

13. Não seja precipitado. Lembre-se que a precipitação pode levá-lo a experimentar consequências desagradáveis. 


Pense nisso! 

AULA 10 








Virgindade, saiba mantê-la! 







INTRODU Ç Ã O 


É muito natural, hoje em dia, que um casal de noivos durma junto para testar o relacionamento dos dois: “Devemos ou não nos casar?” Esta maneira de agir do mundo é correta? Há pessoas que estão vivendo juntas há 10 ou 15 anos e parece estar dando certo (isto é o que eles dizem). Vejamos algumas razões que nos mostram que esta maneira de pensar do mundo está contra os planos de Deus para a nossa completa felicidade no casamento: 

I.Por que Sexo Antes do Casamento Não Nos Fará Conhecer o Verdadeiro Amor? 

Quando estamos fora do centro da vontade de Deus, aquilo que estamos planejando para nossa vida não pode dar certo. Em 1Tes 4:3 a Bíblia nos diz: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;” .Deus não aprova o sexo fora do casamento.O homem pode até dizer que é liberal, que não acha nada demais haver o sexo pré-nupcial, mas, bem no íntimo de sua alma, ele prefere se casar com aquela moça pura, obediente à Palavra de Deus e que se guarda para o seu marido que a conhecerá na noite de núpcias.Muitos desses noivos liberais, quando conseguem o que querem da noiva ficam achando que ela já praticou sexo com algum ex-namorado. O que prova o contrário?Moça, procure chegar até seu esposo de cabeça erguida, sem ter de que se envergonhar, fiel não só a ele mas principalmente ao Senhor que foi o criador do sexo que é lindo e puro dentro do casamento. 



II.Porque Sexo Antes do Casamento Nos Afasta do Perfeito Plano de Deus?

Não devemos ver o sexo como um simples prazer de momento, ou como um ato físico, mas como a união entre duas pessoas numa só. É um ato tão íntimo que podemos dizer que parte de você fica com ele e parte dele fica com você.Se você já teve relação sexual com outro, então quando você se casar não poderá dar a seu marido , ou vice-versa, 100% de você porque parte de você já ficou com outro (a). Deus fez você para ser única e exclusivamente de seu marido. É este o Seu plano. 

III.Como Me Vejo Após Ter Relação Sexual Antes de Me Casar? 

Em 1Cor 7:8,9, a Bíblia nos diz que é melhor casar-se do que abrasar-se. Ainda em 1Cor 7:32, ela nos diz que o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor. A Palavra de Deus chama de fornicação ao sexo pré-nupcial.Tanto o homem como principalmente a mulher se desvalorizam se fazem sexo antes do casamento. Viver juntos antes de se casarem, faz com que apareçam um sem número de problemas. A situação se torna tensa. Surge um clima de insegurança e de desconfiança, aparecem pressões no relacionamento, auto desvalorização e o que é pior... Aos olhos de Deus, eles fornicaram. 

IV.Como Me Sinto Após Ter Relação Sexual Antes de Me Casar? 

Temos que admitir que o “sentimento de culpa” que, muitas vezes, vive dentro de nós, se deve ao fato de sermos pecadores, miseráveis e de não seguirmos os conselhos bíblicos de nosso Deus Santo que sempre quer o melhor para nós. No livro “Resposta Francas a Perguntas Honestas” de Jaime Kemp, um jovem diz o seguinte: “Sou crente em Jesus, filho de pastor e presidente da União de Mocidade da minha igreja. Isto também é uma das causas do tremendo sentimento de culpa, do qual não consigo me libertar. Toda esta angústia deve-se a um fato ocorrido há quase um ano e meio atrás. Por alguns meses, mantive relações sexuais com a esposa do regente do coral de nossa igreja. Foi uma experiência amarga. O sentimento de culpa tornou-se insuportável e nos fez terminar com aquele vínculo ilícito. As consequências porém, têm sido terríveis. 

Perdi a paz, a alegria em servir a Deus e a ousadia de testemunhar sobre Jesus. Passei, inclusive, a sentir dúvidas sobre minha salvação. Por favor, me ajude!” Este exemplo não é, na verdade, sobre um fato que aconteceu entre dois noivos mas entre um jovem e uma mulher casada. Mas o que queremos focalizar aqui é o sentimento de culpa que surge quando estamos fora da vontade de Deus, quando estamos em pecado. Mas graças ao nosso Deus que nos ama e nos perdoa se confessarmos os nossos pecados e mostrarmos um arrependimento genuíno (veja 1Jo 1:9). 

V.O Que Surge Fatalmente Após Uma Relação Sexual Antes do Casamento?

Uma grande decepção. Geralmente é mais a mulher que sonha em um dia ficar a sós com a pessoa que “ama” e se entregar de corpo e alma pensando que vai ter momentos muito prazerosos. Mas, com a pergunta: “Para vocês a experiência sexual foi agradável,desagradável ou uma decepção?”, num levantamento feito em uma clínica de mães solteiras, chegou-se à seguinte conclusão: 50% disseram que foi uma decepção; 30% disseram que foi desagradável e revoltante, enquanto só 20% responderam que foi agradável. 1Ts 4:4,5 nos diz: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” 

VII.Que Riscos Você Corre Se Tiver Relação Sexual Antes do Casamento? 

O sexo antes do casamento é arriscado sob vários aspectos: doenças venéreas, aids...As doenças venéreas podem causar infecções sérias, cegueira e até a morte. A aids, depois de muito sofrimento, causa a morte. E o pior é que pode ser transmitida para os filhos com os mesmos efeitos. Veja o que pode acontecer com você: “Marta, uma jovem crente, era noiva de Tiago, presidente do jovem de uma igreja muito conceituada, de doutrina firme, e de comunhão invejável. Por causa do “amor” que havia entre ambos e dos carinhos, que cada vez ficavam mais audaciosos, decidiram dormir juntos e esqueceram qual era a vontade de Deus com relação a duas pessoas solteiras. E tudo foi mais ou menos assim: MARTA dormiu com TIAGO que tinha dormido com HELENA e com MARIA que tinha dormido com JOSÉ que tinha dormido com 5 prostitutas (duas delas tinha AIDS). Por causa de uma noite de amor e prazer com o noivo crente (ela tinha certeza que não havia perigo nenhum), Marta contraiu o vírus da Aids. 

VIII. Será Que Sua Vida Pode Mudar Completamente Após Ter Relação Sexual Antes do Casamento? 

Ao visitar um lar de mães solteiras podemos ver o desespero refletido em cada rosto. São jovens que não sabem como enfrentar o futuro; não sabem se um dia conhecerão o verdadeiro amor e se constituirão um lar.A jovem crente deve colocar seu namoro nas mãos do Senhor. Quando ela começa a pensar que é senhora de tudo, que sabe o que está fazendo é, então, que o inimigo de nossas almas começa a agir. E é aí que ela começa a fazer o que não deve e, de repente, pode descobrir que está grávida.A gravidez pode acontecer com qualquer pessoa e esta pessoa pode, até mesmo, ser você. E, quando isto acontece, você pode trazer dentro de você uma criancinha que já a partir do 28º dia de fecundação tem o coração já a palpitar. No 30º dia, quase todos os órgãos já começaram a funcionar. Antes mesmo de você descobrir que está grávida o seu bebê já é uma pessoa e se você pensar em abortar você estará matando o seu filho. Sl 139:13-16 diz: “Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”Quando a gravidez é descoberta, começam a surgir os problemas: vergonha, despreparo financeiro e ressentimento mútuo. Mesmo sabendo que Deus nos perdoa, devemos evitar tamanhos transtornos. 

IX. Será Que Imaginamos O Tamanho dos Problemas Que Podem Surgir Se Tivermos Relações Sexuais Antes do Casamento? 

Nunca tenha certeza de que o rapaz que você “ama” e que diz que a “ama” se casará com você quando souber que você está grávida. O homem, mesmo aquele liberal, prefere se casar com a moça que guardou a sua virgindade para ele. Na sua maioria, o homem quer ser o primeiro.Deus foi, é e será sempre o mesmo. Para Deus não existem frases como: “Agora é tudo diferente...!”, “Antigamente é que se pensava assim!”, “Agora é tudo natural, temos que nos conhecer bem para não darmos um passo errado!”.Veja que problemão você arranjou: Você descobre que está esperando um filho de seu noivo e ele lhe diz: “Será que este bebê não é de outro?” Ou “Não, não quero me casar com você, pois não a amo”!. E quanto a seus pais? Como enfrentá-los? E quanto a igreja? Como encará-la? E quanto a Deus? De todos os problemas, este é o mais grave! O seu pecado não foi contra ninguém mas somente contra Deus. Veja o que o rei Davi disse a Deus em Salmos 51:4: “Contra Ti, contra Ti somente pequei, e fiz o que é mal à Tua vista.”. 

X.Será Que A Incompatibilidade No Casamento Surge Quando Não Aceitamos O Plano De Deus Em Nossa Vida e Mantemos Relações Sexuais Antes Do Casamento? 

Como nos enganamos em pensar que sabemos o que é o amor! Muitas vezes, nos entregamos de corpo e alma ao nosso noivo e pensamos que o que estamos fazendo é uma demonstração do amor verdadeiro. Puro engano!!! O que está havendo entre os dois é apenas uma atração sexual. O amor verdadeiro é aquele de 1Cor 13 que diz que o amor é sofredor, é benigno, não é invejoso... é aquele que enfrenta fraldas e louça suja, cabelo despenteado, bebê chorando por toda uma (s) noite (s) , dificuldades financeiras, doenças... e mesmo assim os dois ainda se amam e seguem juntos enfrentando bons e maus momentos que surgem em suas vidas. Quando você se casa e vê que está tendo um casamento infeliz é quando então você descobre que o que você sentia (e provavelmente ele também) era apenas uma atração sexual. 

XI. Será Que Seu Casamento E Sua Felicidade Estarão Ameaçadas Se Você Mantiver Relação Sexual Antes Do Casamento? 

No livro “Love, Dating & Marriage” de George B. Eager, ele diz que “o sexo antes do casamento lança a semente da dúvida e da desconfiança”. Alguns casais que mantiveram relações sexuais antes do casamento, aparentemente vão bem mas existe no coração do marido, ou da mulher, ou de ambos, sentimentos de desconfiança, rejeição, ressentimento, etc. Outros, mesmo casados, continuam procurando o verdadeiro amor, mantendo relações extra-conjugais. Estes estão sempre procurando novas experiências. Vejamos alguns versículos que nos mostram o que Deus Realmente pensa sobre o casamento: 1Cor 6:18; Heb 13:14; 1Cor 6:9,10.Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. (1 Coríntios 6:18). 
Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. (Hebreus 13:14). Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? 10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:9-10) Do mesmo modo que Deus condena a fornicação, Ele nos perdoa se viermos a Ele arrependidos. Vejamos os versículos:

"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 João 1:7-9 ). "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37 ) 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

AULA 11 



Virgindade não é opção...é bênção! 








Aliança é uma das coisas mais importantes no relacionamento entre duas pessoas do sexo oposto. Quando falo em aliança, não estou me referindo ao anel de ouro que nossos pais usam. O anel é um símbolo desse pacto, mas A aliança em si é a decisão de que eu vou amar essa pessoa pelo resto da minha vida. Nada, além da morte, pode quebrar uma aliança. Ela não pode ser desfeita. E a sua origem está na aliança que Deus fez e continua mantendo com o seu povo, de que Ele nunca nos deixará. Ele nunca nos abandonará (Hebreus 13:5). Ela é inquebrável. E é por isso que está em extinção nos dias de hoje. Com os divórcios e separações, a aliança tornou-se quebrável, clausurável, e discutível, tornando-se um mero contrato. Agora, onde entra a virgindade nisso tudo? O que o fato de me guardar virgem até o meu casamento tem a ver com a aliança? É aí que está uma das coisas mais belas e tremendas que eu ainda não tinha percebido. Se você está por dentro das histórias da Bíblia, sempre que alguém fazia uma aliança com Deus, havia um derramamento de sangue, um animal era morto. Era o símbolo da obediência ao Senhor. Na aliança que Deus estabeleceu conosco, o sacrifício e o derramamento de sangue foram de Jesus, o que nos deu a certeza de que Deus nunca nos deixará, porque Ele deu seu único Filho para morrer por nós. Pensando nisso, você já imaginou o porquê da virgindade ser tão importante para nós? Quando o rapaz e a moça se guardam sexualmente até a noite de núpcias e têm sua primeira relação sexual, eles estão selando a aliança com Deus (a da obediência) e a aliança que fizeram um com o outro, não com sacrifício, mas com prazer, já que Jesus veio sacrificar-se em nosso lugar. Por isso, quando a Palavra nos adverte a nos guardarmos sexualmente puros, ao contrário do que muita gente pensa, Deus não está querendo "cortar o barato", e sim, nos garantir o desfrute de uma bênção muito maior. 

Existe benção por trás de uma aliança verdadeira. Existe benção por trás da virgindade. E ela deve ser considerada uma das coisas mais importantes em sua vida. Uma vez que você a perde, ela não mais será restituída fisicamente. Se você perde-la na hora errada, mesmo que depois receba o perdão de Deus, ainda assim ela não será trazida de volta. Sua virgindade é sua jóia preciosa, deve ser guardada e protegida como tal.

Sei que hoje a coisa mais comum num namoro é transar e, por isso, manter-se puro sexualmente é muito difícil. Mas ser homem ou mulher "de verdade" não depende de quantas vezes a gente vai para a cama, mas está inteiramente ligado à nossa determinação e firmeza de dizer não. Agora, uma palavrinha especial para os rapazes. Vocês sabiam que foram criados para serem os protetores e defensores da pureza? Infelizmente, hoje em dia, muitos homens e rapazes são considerados os violentadores. E não são só os estupradores não. Muitos namorados forçam a namorada a perder a virgindade, não com violência física, mas moral. Essa não foi a função designada por Deus prá você. Na criação, a função do homem é proteger a mulher. Paulo recomendou a Timóteo que tratasse as moças com toda pureza, como irmãs (I Timóteo 5:2). E é assim que você deve agir. Não se deixe levar pelas mentiras sobre o amor e sexo, de que se você ama, transa, e se não transa, é fraco ou covarde. Creia que dizer não aos seus desejos é uma forma de já demonstrar amor para seu futuro marido ou futura esposa, com quem você irá selar uma aliança estabelecida por Deus. 

CONCLUSÃO 

"O verdadeiro amor é paciente, é benigno, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses; o verdadeiro amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1Cor 13:4-7). 








----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

AULA 12 



Amor ou Paixão? 







INTRODUÇÃO 


O relacionamento durante a adolescência com o sexo oposto tem coisas muito boas, e também estranhas. Às vezes quando você vê alguém bonito e simpático e mesmo sem ter falado com ela, já sente atração. Seu coração dá mil pulos e a mão fica suada. O que acontece é que você está descobrindo as emoções a dois, e a instabilidade toma conta de você.
No início, ambos sentimentos são muito fortes. Mas para definir melhor, vamos falar de algumas características e diferenças entre a paixão e o amor. 

I. CARACTERÍSTICAS DA PAIXÃO: 

1. Exige atenção 

1.1 Exige, preocupado com a satisfação de seus próprios desejos. 

1.2 É egoísta, vive as prioridades da vida.

2. Depende da beleza
2.1 É fundamental a apresentação física, o porte, há um pouco de egoísmo.
2.2 Exemplo: “Olha. Vejam que gato que sou. Sabe, estou namorando.” “Viu como Júlia é uma garota linda?”

3. A paixão tem pressa
3.1 É ávido pelo contato sexual. Ele se preocupa com o agora. Ela, como o muito romance – vive das sensações fortes.
3.2 O apaixonado tem urgência. Sofre a pressão dos impulsos que são cegos.

4. É ciumento (a)
4.1 Tem sentimentos de desconfiança, de todos, em tudo.
4.2 É egoísta, absorvente.

5. Gosta de beijos, abraços
5.1 O toque obsessivo é fundamental para alimentar o senso de amor equivocado.
5.2 Não tem domínio próprio e respeito para com a outra pessoa.

6. Vem em ondas
6.1 Sofre rompimentos esporádicos, e pelos motivos mais fúteis.
6.2 Impõe sua vontade.

7. Não é espiritual
7.1 Não tem desejo na procura de Deus, nem de Sua Palavra.
7.2 Põe obstáculos para assistir à reuniões cristãs. Se vai, deseja sair logo
7.3 Não tem respeito a Deus.


II. CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO AMOR

1. Distribui carinho
1.1 Deseja o bem-estar do outro.
1.2 O conforto do outro vira prioridade.
1.3 Se interessa pelos parentes do ser amado. 


2. É incondicional
2.1 Pouco se interessa pela aparência.
2.2 Se preocupa com o conteúdo da personalidade pelas coisas afins. Com o caráter com a moral da pessoa.
2.3 É compreensivo, não é exigente. 

3. Vai devagar
3.1 Quem ama, sabe quando é a hora certa e não se incomoda em aguardar essa hora chegar (a relação sexual no matrimônio).
3.2 Quem ama vive a porção de cada dia. Não depende de seus impulsos. Tem domínio próprio. 


4. Dá liberdade
4.1 É confiante. Acredita no que fala e o que faz a pessoa amada.
4.2 Não é absorvente e fiscalizador(a).
4.3 Promove a individualidade da outra pessoa. 


5. Valoriza o diálogo
5.1 Se satisfaz com a simplicidade que o diálogo proporciona.
5.2 Aprofunda a amizade com a comunicação em todo tempo. 


6. É sereno e constante
6.1 Sabe que as pessoas são falhas.
6.2 Que os problemas podem ser resolvidos a dois.
6.3 Que o respeito ao outro sobrepõe nossa vontade própria.
6.4 Sabe que as dificuldades existem, mas elas podem ter solução. 

6.5 É como um raio de sol: ilumina a temperatura da amizade.



CONCLUSÃO 

Perguntas para reflexão 

· Sua vida ao lado dessa pessoa ficou melhor ou pior? 

· Você passa a maior parte do tempo angustiado com seu namoro com essa pessoa? 

· Você se tornou mais espiritual ou carnal , por causa desta relação? 

· Esta pessoa é um bom cristão – valoriza a Deus e as pessoas? 

· É inclinado a buscar o conselho divino? 

· Gosta de Cristo, toma-O como fonte do amor. Está procurando imitá-Lo? 

· Lê e medita em sua palavra? 

· Os interesses de Deus estão acima dos interesses seculares? 

· Valoriza as pessoas, olhando suas virtudes e não só seus defeitos? 

· Gosta de ajudar e servir à Deus, a igreja e as pessoas? 

· Valoriza a vida espiritual da pessoa que diz amar? 







AULA 13 




Masturbação 






Fp. 4:8 

Introdução 



GOSTARIA DE SABER SE É PECADO SE MASTURBAR ??? PODE OU NÃO PODE???

Antes de apenas dizer que é pecado ou não, vamos pensar um pouco?!?!?!... Porque se masturbar? 

1. Porque o pensamento sobre sexo, sobre a praticar não sai da cabeça? Isso começa a virar uma obsessão... 

Na puberdade os hormônios responsáveis pela reprodução humana começam a ganhar importância no corpo, os pensamentos sobre a prática sexual como forma de atrair o sexo oposto ficam em evidência e assim parece que não há mais nada ao redor... a ordem do "crescer e multiplicar" parece a única coisa a ser feita. CUIDADO!!!. 

2. A questão é: na sua idade você se sente pronto para ter filhos? 

Antigamente, os casais iniciavam a reprodução bem mais cedo, casavam na adolescência, não tinha faculdade, carreira nem se estabelecer na vida, quem nascia pobre, pobre ficava, quem nascia rico, bem... nem sempre continuava rico...mas hoje, temos muito a conquistar! Daí a masturbação parece uma saída, não precisa ter relações sexuais, masturbando sozinho, ninguém engravida... Nos dias atuais a masturbação é bastante incentivada como prática de auto conhecimento, de alívio. Mas parece que o pensamento continua te dominando, outras necessidades ficam em segundo plano como se sua vida fosse só sexo, nada mais tem importância!!! Ef. 4:17 - E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Pensando assim, é pecado: está te desviando das coisas boas da vida e te tornando escravo de um prazer isolado, uma fuga que te impede de conquistar um futuro de bênçãos. 

3. Quais os pensamentos que ocupam sua mente durante a masturbação? 

Uma das coisas que se relata sobre a masturbação é a culpa gerada após o ato, pois no geral brota um sentimento estranho de ter feito algo que não deveria, como se algo tivesse escapado ao controle. Quando se masturba a mente está aberta a pensar em cenas ou em pessoas de forma que a excitação continue. Será que nessa hora se consegue ter pensamentos puros? É possível manter a santidade durante o ato? Se as repostas foram "não", qual o valor da masturbação se quando você o pratica Deus não pode estar junto? Diferente do sexo, no casamento, Deus é parte do ato, Ele nos abençoa e santifica, é uma aliança entre duas pessoas que se amam e que se consagraram para viver. E na masturbação? Dá pra consagrar? Aliança com quem? Se Deus não está no controle, pode ter certeza que o acusador não vai perder essa chance!!! Assim, vamos ver o que diz a palavra: 

Fp. 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 

4. Será que o resto das coisas que acontecem na sua vida estão tão ruins assim? 

Todo nosso corpo é movido a prazer, desde o nosso nascimento, precisamos de carinho, e é muito gostoso quando alguém nos faz um cafuné. Mas... quando a vida vira um excesso de regras e de responsabilidades, quando deixamos de nos divertir com a galera, de andar de bike, skate, soltar pipa (lembre-se que até adultos participam de campeonatos de pipa), quando o estudo parece algo sem sentido, porque só pensamos no presente... lógico que a paquera vira a coisa mais importante do mundo, e pensar em ser o cara que tem a maior "experiência" com sexo no mundo pode virar seu maior objetivo de vida, daí... a masturbação torna-se algo inevitável... só pensa naquilo e só vai dar uma vontade maluca de correr para o banheiro. 

CONCLUSÃO 

2Tm 2:22 - Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. De novo a masturbação é pecado: está te roubando o verdadeiro prazer de viver. Abra a porta de sua vida , vá encontrar com a galera, toque violão ou guitarra, vá para o grupo de surf, corrida, pratique vida , não deixe essa busca isolada por prazer te roubar de viver. 

Ec 12:1 - LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento. Construa um caminho de santidade, estudo, para que quando tiver problemas tenha também força e um memorial diante de Deus que te garanta a vitória. Portanto, qual o lucro da masturbação além de um momento??? 

Josué 3:5 - Digo hoje á você: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós. Pintou a vontade, vai pedalar, tome uma ducha, ouça música, ORE, ORE E ORE... Mantenha sua santidade, tenho certeza que há muito para viver!
Construa um futuro de vitórias!!! 

WEBGRAFIA 

http://renatovargens.blogspot.com.br 

http://adolescentecristo.blogspot.com.br 

http://vidajovemcrista.com.br 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário